conecte-se conosco



Nacional

Anvisa decide simplificar acesso a medicamentos de canabidiol

Publicado

em

source

Agência Brasil

Canabidiol arrow-options
Divulgação/Defensoria Pública do Rio Grande do Sul

Canabidiol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) simplificou a importação de medicamentos à base canabidiol . Em decisão tomada nesta quarta-feira (22) por sua diretoria, a agência reguladora reduziu a documentação necessária para requerer a importação do medicamento. Agora, basta a apresentação da prescrição médica do produto.

Leia mais: Deputados criticam regulamentação paliativa sobre Canabidiol

A reunião desta quarta-feira fez a revisão de uma norma de 2015, que define os critérios e procedimentos para a importação, em caráter excepcional, de produto à base de canabidiol . A norma define critérios de importação desse tipo de medicamento apenas para pessoa física. Os pedidos continuarão sendo feitos pelo portal de serviços do governo federal.

Outra mudança é a validade da prescrição junto com o cadastro, que passará a ser de dois anos. Com isso, a Anvisa espera uma redução no tempo de análise e liberação dos pedidos. A revisão definiu que a importação pode ser feita pelo responsável legal do paciente ou por seu procurador legalmente constituído.

O prazo que a Anvisa leva para analisar os pedidos é de 75 dias. A agência, no entanto, pretende reduzir esse prazo, mas não especifica de quanto seria essa redução. A Anvisa reconhece que 75 dias de espera por uma análise é prejudicial ao paciente, dificulta o acesso a terapias prescritas e pode gerar danos irreparáveis à saúde.

Leia também: Anvisa libera canabidiol, mas pobre não consegue pelo SUS

Desde a Resolução de 2015, a Anvisa registrou aumento de 700% no número de pedidos para importação desses medicamentos. A média mensal saltou de 328 pedidos por mês em 2018 para mais de 900 em 2019. Medicamentos com base em canabidiol são usados para tratamento de doenças raras, graves ou que podem levar à morte.

Comentários do Facebook

Nacional

Covid-19: São Paulo tem novo recorde de mortes em um dia e chega a 496 óbitos

Publicado

em

source
amostra arrow-options
Foto: Reprodução

A doença foi identificada em 141 cidades paulistas, sendo que, em 55 delas, houve pelo menos uma morte









O estado de São Paulo bateu mais um recorde na crise do Covid-19. De ontem (8) para hoje (9), o estado registrou 68 mortes, maior número registrado em apenas um dia desde o início da pandemia no Brasil. Com isso, o estado já soma 496 mortes por coronavírus.

São 7.480 casos confirmados da doença no estado. A doença foi identificada em 141 cidades paulistas, sendo que, em 55 delas, houve pelo menos uma morte. Os casos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, estão concentrados, em sua maioria (82,2%), em pacientes com 60 anos ou mais.

No início da semana, o estado registrou novos picos de óbitos: entre a segunda e terça,-feira, houve com 67 notificações. Já entre a terça e quarta-feira, mais 57 foram registradas. 

Ainda de acordo com a  Secretaria Estadual da Saúde , a maioria das vítimas é homem tem mais de 60 anos. Do total de mortes, a maioria ocorreu na capital. Em seguida, aparecem as cidades de São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Leia mais: Estudante que usava máscara contra Covid-19 acusa de racismo segurança de loja

O estado de São Paulo representa, sozinha, mais da metade do total de casos notificados no Brasil. Atualmente, a taxa de letalidade no estado é de 6,6%, superior à média nacional, de 5,3%. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde11 minutos atrás

Coronavírus: estado do Rio tem mais 16 mortes e 278 novos casos

. Mais 16 mortes pelo novo coronavírus foram confirmadas hoje (9) no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria...

Nacional11 minutos atrás

Covid-19: São Paulo tem novo recorde de mortes em um dia e chega a 496 óbitos

arrow-options Foto: Reprodução A doença foi identificada em 141 cidades paulistas, sendo que, em 55 delas, houve pelo menos uma...

Nacional11 minutos atrás

Pico da Covid-19 deve ocorrer no fim de abril e começo de maio

arrow-options Noel Hendrickson/GettyImages/CreativeCommons Orientação do Ministério da Saúde é manter o isolamento social O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João...

Saúde11 minutos atrás

Bruno Covas anuncia uso da cloroquina no tratamento da covid-19

. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje (9) que a Secretaria Municipal da Saúde vai incluir a...

Saúde24 minutos atrás

São Paulo tem novo recorde de mortes por coronavírus em um dia 

. O estado de São Paulo bateu mais um recorde na crise do covid-19. De ontem (8) para hoje (9),...

Agricultura24 minutos atrás

Mapa define critérios para realização de Análise de Risco de Pragas para importação de vegetais

. Os critérios e procedimentos para realização de Análise de Risco de Pragas (ARP) para a autorização de importação de...

Internacional24 minutos atrás

Estudo: Maioria dos casos de Covid-19 em Nova York veio da Europa

arrow-options National Institutes of Health/EPA/Shutterstock Desde que o primeiro genoma do coronavírus foi sequenciado em janeiro, pesquisadores de sequenciaram mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana