conecte-se conosco



Saúde

Ansiedade na idade adulta: O que é, porque ocorre e o que fazer

Publicado

em

Quando se vive com ansiedade sente-se um medo indefinido e constante, um desconforto em vários locais e/ou situações sociais

A perturbação de ansiedade é um transtorno mental frequente (a OMS estimou em 2017 que cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade) que pode persistir durante longos períodos de tempo levando a pessoa a assumir esse estado como normal e a não procurar tratamento.

“A ansiedade é uma reação normal a uma ameaça ou pressão psicológica e desempenha um papel fundamental na nossa sobrevivência. No entanto a ansiedade passa a ser uma perturbação quando ocorre frequentemente e em situações indevidas, interferindo com o quotidiano e a qualidade de vida”, explica a psicóloga Alexandra Rosa num artigo de opinião que partilhou.

Quando se vive com ansiedade sente-se um medo indefinido e constante, um desconforto em vários locais e/ou situações sociais, pensamentos ruminativos e obsessivos dos quais não se consegue libertar. Este nervosismo exacerbado bloqueia e impede frequentemente a tomada de decisão, a realização de projetos ou simplesmente usufruir de pequenos grandes momentos de satisfação e prazer ao longo do dia.

Um transtorno de ansiedade pode ter início em eventos de vida stressantes como um problema laboral, o fim de uma relação, a exposição a um acidente ou a uma doença. Pode por outro lado ser um funcionamento psicológico presente desde sempre, fruto de ambientes familiares rígidos, culpabilizantes ou excessivamente ansiogénicos. O seu princípio pode ser súbito ou gradual no decurso de dias. Pode manifestar-se com diferentes intensidades assumindo desde uma forma de angústia quase imperceptível até um assustador ataque de pânico. Tudo passa a ser importante ao mesmo nível e ao mesmo tempo, até a pequenas insignificâncias podem ter o tamanho do mundo, esmagando a capacidade de viver tranquilamente. Vive-se no futuro e não no presente, receia-se o que aí vem, tenta-se prever, catastrofizar, preparar-se para os diferentes cenários negativos possíveis. Não se consegue viver simplesmente o agora, nem se assume que o que virá vai ser bom e vai correr bem.

Este estado constante de ansiedade leva a sentimentos de incapacidade, descrença nas próprias habilidades para lidar com a vida e os seus naturais obstáculos. E então o corpo a cede sob a forma de somatizações, como que a gritar um intenso desconforto interno. Surgem palpitações, náuseas, falta de ar, problemas gastrointestinais, dormência das mãos, da cara, das pernas, problemas de pele ou de queda de cabelo e ainda dores diversas.

É importante não deixar que estes estados mentais se prolonguem ao longo do tempo sem procurar ajuda! O tratamento psicológico associado ao tratamento farmacológico tem a capacidade de melhorar de forma muito significativa a angústia e as somatizações, resgatando o equilíbrio emocional.

Sobre a autora

Alexandra Rosa é psicóloga especialista em psicologia clínica, da saúde e educacional com experiência de mais de 20 anos de trabalho com adultos e idosos nas problemáticas relacionais, estados depressivos/ansiosos e ainda na área da mediação familiar e escolar.

Comentários do Facebook

Saúde

Novo coronavírus: Brasil monitora cinco casos suspeitos

Publicado

em

O Ministério da Saúde acompanha cinco casos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, sendo uma criança de dois anos. O boletim divulgado nesta terça-feira (18) traz dois casos a mais que o de ontem. Todos estiveram na China, mas nenhum deles na cidade de Wuhan, epicentro da doença. 

“Entraram mais dois casos de São Paulo, então permanecem os dois de ontem e dois novos em São Paulo e o do Rio Grande do Sul permanece desde a semana passada”, disse em coletiva à imprensa o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo.

Segundo o secretário, o paciente do Rio Grande do Sul foi testado para os vírus mais comuns, como H1N1, e os testes deram negativo. Agora, uma amostra está sendo enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise específica quanto ao novo coronavírus. Três dos pacientes ainda serão testados para vírus gripais.

Gabardo enfatizou que a mobilização para prevenir e conter o vírus continua pelo menos até o começo do inverno. “Nós não vamos reduzir todas essas ações feitas, toda mobilizações feita antes da chegada do inverno, independentemente de até lá nós termos casos confirmados no Brasil”.

Repatriados

A pasta deve divulgar amanhã (19) o resultado dos exames dos brasileiros resgatados da China e dos tripulantes da Força Aérea Brasileira que estiveram envolvidos na ação. No total, 58 pessoas estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO) para descartar o risco de contaminação pela doença no Brasil.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política11 minutos atrás

Pedido de impeachment de Witzel é protocolado na Alerj

arrow-options Reprodução/TV Globo Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel Um pedido de impeachment contra o governador Wilson Witzel foi...

Nacional24 minutos atrás

Homem agride e estupra a própria esposa em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense

arrow-options Policia Civil Divulgação Homem agrediu e estuprou a esposa Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de...

Política24 minutos atrás

Descartáveis: semana para debater uso zero

O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) propôs a criação da “Semana Estadual de Conscientização e Orientação do Uso Zero de...

Política24 minutos atrás

Tribunal mantém liberdade de Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba

arrow-options Junior Fernandes/Secom-PB Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho é investigado por desvio de dinheiro público A Sexta Turma do Superior...

Política24 minutos atrás

Selma Arruda acusa Alcolumbre de usar sua cassação para tentar reeleição

arrow-options Waldemir Barreto/Agência Senado Acusações contra a senadora ocorrem no âmbito das eleições de 2018 Cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral...

Estadual24 minutos atrás

Sefaz bloqueia mais de mil empresas por falta de contabilista

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) bloqueou mais de 1.000 contribuintes que estão sem contabilistas responsáveis. Essas empresas terão restrições na...

Nacional24 minutos atrás

Paciente morde e arranca parte de rosto de médico; imagens fortes

arrow-options Reprodução/Google Maps Episódio aconteceu na noite de ontem (17). Um jovem de 23 anos que não teve a identidade...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana