conecte-se conosco



Economia

André Brandão é escolhido como novo presidente do Banco do Brasil

Publicado

em


source
brandão
Marcelo Camargo/Agência Brasi

André Brandão: atual presidente do HSBC será presidente do BB, segundo integrantes do governo

O atual presidente do banco HSBC no Brasil, André Brandão, aceitou convite do governo para presidir o Banco do Brasil. Brandão substituirá  Rubem Novaes, que pediu demissão do cargo na semana passada.

Segundo falou uma fonte da equipe econômica do governo ao canal GloboNews, ainda faltam alguns detalhes burocráticos para o anúncio oficial de Brandão. O governo o vê como tendo um perfil parecido com o do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Um banqueiro jovem, mas bastante experiente, técnico, discreto e apolítico”, explicou o integrante da equipe econômica do governo à comentarista Cristiana Lôbo, da GloboNews.

Quem é o novo presidente do BB

Brandão entrou no Grupo HSBC em 1999, na área de renda fixa, vendas e câmbio. Em 2001, assumiu o cargo de diretor de tesouraria e depois foi promovido a diretor-executivo de tesouraria. Com 26 anos no mercado financeiro, Brandão trabalhou por 11 anos no Citibank, entre São Paulo e Nova York.

Em 2015, o executivo foi convocado a uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado Federal que investigava contas brasileiras no braço suíço da instituição. O escândalo ficou conhecido à época como “Swissleaks”.

Brandão então afirmou aos senadores não ter nenhum conhecimento sobre as contas mantidas por cerca de oito mil brasileiros na Suíça e manifestou reprovação à conduta de Hervé Falciani, ex-funcionário do HSBC e delator do escândalo.

Na época, ele também disse que depois de levantadas suspeitas de que as contas no país poderiam ser usadas para fins ilícitos – como lavagem de dinheiro e evasão de divisas – o HSBC reforçou suas políticas de compliance.

Comentários do Facebook

Economia

Brasil promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai

Publicado

em


source
Governo promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai
Marcos Corrêa/PR

Governo promulga acordo de livre comércio automotivo com o Paraguai

O presidente Jair Bolsonaro promulgou o acordo de livre comércio automotivo assinado com o governo do Paraguai em fevereiro deste ano. O decreto sobre a execução e cumprimento do acordo foi publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União .

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República disse que o objetivo do documento é facilitar o comércio e a cooperação aduaneira entre os dois países, em especial para os produtos automotivos . Pelo acordo, as peças e os veículos vendidos pelos dois países terão tarifas mínimas ou zeradas, mas o intervalo para o livre comércio variará entre os dois países.

Os produtos automotivos paraguaios, peças e veículos, terão livre comércio imediato no Brasil . Os produtos brasileiros, no entanto, serão taxados em até 2% no Paraguai . As tarifas cairão gradualmente, por meio da aplicação de margens de preferências, até a liberação total do comércio no fim de 2022.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 415 milhões para o Paraguai e importou US$ 235 milhões em produtos automotivos.

O Brasil já assinou acordos semelhantes com a Argentina , no ano passado, e o Uruguai , em 2015, no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração ( Aladi ).

As condições valem por tempo indeterminado ou até que todo o setor automotivo se adapte ao Regime Geral do Mercosul , que prevê tarifa externa comum ( TEC ) em 11 níveis tarifários, cujas alíquotas variam de 0% a 20%, com escalonamento. Insumos têm alíquotas mais baixas e produtos com maior grau de elaboração, alíquotas maiores.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial13 minutos atrás

Policiais civis recuperam materiais agrícolas furtados em Ecoporanga

. A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, em uma operação integrada com a DP de Ecoporanga, recuperou...

Policial13 minutos atrás

Suspeito de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais de Cariacica é preso por policiais civis

. Policiais civis da Delegacia Especializada de Crimes Contra Estabelecimento Comercial (DECCEC) prenderam, nesta segunda-feira (10), um homem de 35...

Estadual13 minutos atrás

No Dia do Estudante, Governo do Estado entrega obras de escolas e anuncia investimentos

. No Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu),...

Política13 minutos atrás

Temer diz que Brasil pode ‘colaborar para uma pacificação interna no Líbano’

Wilson Dias/Agência Brasil Jair Bolsonaro convidou o ex-presidente Michel Temer para liderar missão ao Líbano. Em entrevista à CNN Brasil,...

Mulher13 minutos atrás

Influencer usa menstruação como máscara facial: “Pele de bebê”

Reprodução/Instagram Luisa Moraleida usa sangue da menstruação como máscara facial Uma postagem de Luisa Moraleida repercutiu na última semana. Na...

Estadual20 minutos atrás

ES chega a 2.764 mortes e 93.069 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste domingo (9), o aumento é de 29 mortes e 1.278 novos casos da...

Nacional28 minutos atrás

Pai é suspeito de provocar acidente que causou a morte dos filhos

    Dois irmãos, com 4 e 6 anos de idade, morreram em um acidente de carro na cidade de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!