conecte-se conosco



Estadual

Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e moagem são apresentadas durante encontro on-line

Publicado

em


Para acompanhar a apresentação das Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e de moagem de calcário e mármore, a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) participou de uma videoconferência, nessa quarta-feira (07), com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas). Os dados apresentados pelos setores estão previstos na legislação do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES).

O levantamento, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes, aponta que o setor de rochas ornamentais é responsável por 8,7% dos empregos formais e 19,6% dos estabelecimentos na indústria do Espírito Santo. Em 2018, haviam 1.448 empresas e 17.874 empregos formais.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a apresentação é um momento em que os segmentos têm acesso à realidade no Espírito Santo. “A pesquisa é uma contrapartida prevista no Contrato de Competitividade firmado entre os sindicatos da indústria e o Governo do Estado, em que são apresentados o panorama do setor, com o intuito de monitorar sua capacidade de competir em âmbitos local, nacional e internacional”, explicou.

Em 2019, 73,2% das vendas de rochas foram destinadas para exportação, 21,3% para outros estados e 6,4% foram destinadas para o Espírito Santo. Para as empresas que responderam à pesquisa, o faturamento bruto teve um aumento de 1,3% em relação a 2018. Os principais fatores para esse acréscimo foram o aumento nas vendas, aumento da atuação da empresa em outras regiões, aumento do câmbio, investimentos em máquinas, expansão da marca, e produtos com maior valor agregado.

Já o levantamento do setor de moagem de calcário e mármore ressalta que, em 2019, 53,1% do total de vendas foram destinadas para outros estados, e os outros 46,7% foram vendas destinadas para o Espírito Santo. Em 2019, houve um aumento do faturamento bruto de 24,5% em relação a 2018. Os principais fatores para esse adicional foram a chegada de novos clientes e aquecimento do mercado, o planejamento estratégico e a definição de metas com as equipes de vendas, logística e produção.

A subsecretária de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Rachel Freixo, reitera que a apresentação dos indicadores é fundamental para o monitoramento dos incentivos tributários. “As contrapartidas apresentadas anualmente pelas beneficiárias do Compete-ES são fundamentais para o acompanhamento do grau de eficiência e eficácia das políticas públicas tributárias adotadas, bem como evidencia a relevância do programa para a competitividade econômica do Estado”.

“Aliás, como é possível verificar no relatório apresentado pelo setor de moagem de calcário e mármore, houve um crescimento de 17,9% na geração de empregos em 2019, a partir do aumento na abertura de novos canais de vendas, impulsionados pelos incentivos tributários do Compete-ES e do Invest-ES. Portanto, os números apresentados evidenciam a eficácia das políticas públicas tributárias adotadas pelo Governo do Estado, com impacto direto para toda sociedade espírito-santense”, disse Rachel Freixo.

Durante a apresentação das Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e de moagem de calcário e mármore, o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, apresentou as principais entregas, eventos, palestras e cursos realizados em 2019 pelo Sindicato a favor do setor. “O nosso foco tem sido gerar conhecimento que seja voltado para o desenvolvimento do setor e oferecer condições para que ele se desenvolva de forma sustentável”.

Também participaram do encontro, a assistente técnica da Sedes, Bruna Franzin; o presidente do Sindirochas, Tales Machado; e seus representantes, Celmo de Freitas; e Rogério Ribeiro; bem como o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, e as suas representantes, Silvia Varejão; e Jane Machado.

Texto: Carolina Moreira

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636-9707 – 99942-9537 – 3636-9708
[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Esportes5 minutos atrás

Capixaba Richarlison doa 10 cilindros de oxigênio para hospitais de Manaus

Jogadores se uniram para reforçarem apoio à capital amazonense Em meio ao caos da saúde pública em Manaus e a...

Nacional8 minutos atrás

São Paulo já atende pacientes transferidos de Manaus, diz médica

Divulgação/Aeronáutica Pacientes de Manaus já estão sendo atendidos em São Paulo A cidade de São Paulo já está atendendo pacientes...

Estadual12 minutos atrás

Governo do ES prevê mais 450 mortes por Covid-19 até o final de janeiro

De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, mortes deverão ocorrer se o número de óbitos diários se mantiver...

Nacional18 minutos atrás

Índia atrasará entrega de vacinas, diz Itamaraty

O Antagonista Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores O cronograma de entrega dos dois milhões de doses da vacina da...

Entretenimento18 minutos atrás

Nego do Borel está proibido de se aproximar e de entrar em contato com Duda Reis

Reprodução/Instagram Duda Reis consegue medida protetiva A Justiça concedeu uma medida protetiva a Duda Reis. A influencer foi à delegacia...

Entretenimento18 minutos atrás

Dany Bananinha faz cirurgia após descobrir nódulo no seio

Instagram/Reprodução Assistente de palco do Luciano Huck falou sobre cirurgia Dany Bananinha falou em seu Instagram que precisou passar por uma...

Entretenimento18 minutos atrás

Whindersson Nunes freta aviões para levar equipamentos hospitalares ao Amazonas

Reprodução/Instagram Whindersson Nunes consegue três aviões para levar equipamentoshospitalares a Manaus Whindersson Nunes tomou providências para ajudar  na crise que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!