conecte-se conosco



Nacional

Amazonas prevê piora da Covid-19 em fevereiro e aumento do consumo de oxigênio

Publicado

em


source
Wilson Lima
Reprodução

Governador diz que tendência é que a temporada de chuvas na região faça surgir casos de outras doenças além da Covid-19

O governo do Amazonas estima que a crise no sistema de saúde do estado poderá ser agravar ainda mais nas próximas semanas e que, em fevereiro, a demanda por oxigênio hospitalar deverá ser pelo menos 70% maior do que em 14 de janeiro, dia em que  faltou oxigênio em unidades hospitalares da capital. A informação foi dada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), ao Globo.

A tendência, ele diz, é que a intensificação da temporada de chuvas na região faça surgir casos de outras doenças além da Covid-19 , o que pressionaria ainda mais o sistema de saúde local. Lima afirma que o governo projeta uma demanda de até 120 m³ de oxigênio hospitalar por dia. No dia do pico, o consumo foi de 70 mil m³.

O Amazonas vive uma das piores crises sanitárias de sua história. Nas últimas semanas, houve aumento acelerado no número de casos de Covid-19, o que elevou o número de internações nos hospitais da capital e do interior. Em Manaus, onde estão concentrados todos os leitos de UTI do estado, o oxigênio hospitalar acabou. Há relatos de que dezenas de pacientes internados teriam morrido por falta de oxigênio. O problema também teria afetado pessoas que faziam tratamento em casa e que não conseguiram comprar oxigênio hospitalar.

Segundo o governador Wilson Lima, a expectativa é de que a procura por internações deva aumentar por conta da intensificação da temporada de chuvas em Manaus, época em que, segundo ele, outras doenças respiratórias também pressionam a demanda pelos hospitais.

“A gente espera uma situação difícil para fevereiro. Com as chuvas, a gente normalmente tem um aumento de doenças respiratórias, não apenas de Covid-19 . Isso pode pressionar o nosso sistema de saúde”, afirmou o governador.

Falha na logísitica de oxigênio pode ter consequências

Lima afirma que esse aumento na demanda por internações deverá fazer disparar o consumo de oxigênio hospitalar no estado.

Você viu?

“A gente fez uma projeção, e devemos ter dias bem difíceis pela frente. No ritmo em que a gente está, temos, só na rede pública, uma demanda de 65 mil m³ por dia. No mês de fevereiro, a gente estima que vamos precisar de 120 mil m³”, explica.

A expectativa em torno do aumento de consumo de oxigênio hospitalar também consta de um ofício enviado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ao Ministério Público Federal ( MPF ) no Amazonas no dia 19. Nele, a pasta faz uma estimativa de que, nos próximos dias, a demanda pelo produto seria de aproximadamente 104 mil m³ por dia.

O governador disse que o abastecimento de oxigênio dos hospitais do estado está normalizado, mas que, diante da projeção de aumento na demanda, o estado vai continuar precisando do envio de cargas extras do produto por avião, caminhão ou balsas.

“Nossa capacidade de produção é de pouco mais de 28 mil metros cúbicos. Para garantir esse consumo projetado, só com cargas extras. Qualquer falha na logística pode ter consequências”, afirma o governador .

Lima disse que a situação no Amazonas só deverá ser normalizada em 30 dias, com a operação de mini-usinas de oxigênio distribuídas para municípios do interior e que também vão equipar um hospital de campanha em Manaus.

Ele diz, no entanto, que já haveria alguns sinais de melhora nas taxas de enterros e de internações. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o número de internações por dia em hospitais de Manaus caiu 40% na quinta-feira em relação ao pico da pandemia , no dia 14 de janeiro, saindo de 254 para 152.

Mesmo assim, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 em Manaus continua alta: 94%. A taxa de ocupação de leitos clínicos na cidade é de 98%.

Comente Abaixo
Policial31 minutos atrás

Policiais militares da Assessoria Militar ao MPES e do Batalhão de Polícia Ambiental participam da “Operação Curupira.

No dia 04/03/2021 (quinta-feira), policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do Ministério Público do Espírito Santo (NI-AMMP),...

Mulher31 minutos atrás

Fotógrafa faz ensaios sensuais gratuitos para mulheres acima de 50 anos

Tainá Medeiros Maria Helena, de 66 anos, cuidadora de idosos, foi uma das modelos do projeto Resumo O projeto é...

Economia31 minutos atrás

Guedes anuncia antecipação de 13º de aposentados e pensionistas do INSS

Edu Andrade/Ascom/ME Paulo Guedes, ministro da Economia, confirmou em anúncio a antecipação do 13º salário do INSS Pelo segundo ano...

Política57 minutos atrás

Bolsonaro muda discurso e admite tomar vacina contra a Covid-19 “lá na frente”

Carolina Antunes/PR Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV O presidente Jair Bolsonaro,...

Mulher57 minutos atrás

12 filmes biográficos sobre mulheres e seus feitos incríveis

Cada vez mais a indústria cinematográfica tem levado às telonas histórias protagonizadas por mulheres. Entre elas estão os  filmes biográficos,...

Esportes1 hora atrás

Miguel Ángel Ramírez é apresentado: “vamos, juntos, construir uma história bonita”

Treinador e direção concederam entrevista coletiva (Fotos: Ricardo Duarte) Com o objetivo de fazer história, o Clube do Povo e...

Tecnologia1 hora atrás

Além de WandaVision: veja os lançamentos da semana no Disney+

Reprodução/Disney+ WandaVision ganhou seu último episódio nesta semana Nessa sexta-feira (5),  foi liberado o último episódio de ‘ WandaVision ’,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!