conecte-se conosco


Política

“Amanhã eu vou te buscar!”, diz namorada de Lula após decisão do STF

Publicado

em

source
Janja arrow-options
Reprodução

Namorada de Lula mora em Curitiba e trabalha há 16 anos na Itaipu Binacional

Rosângela da Silva, conhecida como Janja, comemorou nesta quinta-feira (7) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode soltar seu namorado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

“Amanhã eu vou te buscar! Me espera!!, escreveu Janja no Twitter, utilizando hashtags para se declarar ao ex-presidente Lula .



O STF julgou procedentes nesta quinta-feira (7) por 6 votos a 5 três Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que pediam que réus possam permanecer em liberdade até que se esgotem todas as possibilidades de recursos em graus superiores de jurisprudência.

Leia também: Veja argumentos de ministros do STF no julgamento sobre prisão após 2ª instância

Entre os casos que serão afetados está o do ex-presidente Lula. O petista está preso desde abril de 2018 na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e vai poder ficar em liberdade até que se esgotem as possibilidades de recursos no caso do tríplex do Guarujá. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ibope: WhatsApp tem pouco peso na eleição e afeta Bolsonaro e Haddad por igual
publicidade

Política

Câncer de próstata: preconceito ainda mata

Publicado

em

Novembro tornou-se nos últimos anos um período simbólico para discussão da saúde masculina, dentro da campanha conhecida como “Novembro Azul” de conscientização e combate ao câncer de próstata. Em 2009 o Brasil instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, colocando o país, ao lado de Irlanda e Austrália, na vanguarda do enfrentamento ao segundo câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele.

Em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram 68.220 novos casos registrados e 14 mil óbitos no País.  A estatística revelou que a cada 100 mil brasileiros, 66 foram diagnosticados com o nódulo. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que no Espírito Santo, 1.510 casos de câncer de próstata foram registrados no último ano. De janeiro a agosto de 2019 o Estado diagnosticou 577 novos pacientes e 216 capixabas perderam a vida com a doença. A maior parte das vítimas fatais tinha entre 60 e 79 anos.

Nos últimos anos sociedade e poder público se uniram em torno da conscientização sobre a importância dos exames que detectam cânceres masculinos, como o de próstata e o de testículos. As campanhas informativas abordaram, principalmente, o preconceito: maior obstáculo na prevenção da doença.

Embora o trabalho de conscientização e informação tenha aberto caminho para a abordagem da enfermidade, a população masculina ainda resiste aos exames de detecção do nódulo.

Fatores de risco e taxas de mortalidade

Embora a recomendação de que o exame seja feito a partir de 40 anos, a Sesa informa que o risco de adquirir a doença aumenta conforme o avanço da idade, e não podemos vacilar. No Brasil, segundo a secretaria, cinco em cada nove pacientes diagnosticados têm mais de 55 anos.  Além disso, homens com casos de câncer na família, fumantes ou com sobrepeso também apresentam maior chance de desenvolver a doença.

Leia mais:  Reunião de caciques sobre gestão Temer acirra racha no PSDB

Sintomas e prevenção

Estudos apontam que na fase inicial o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas. Por isso, segundo o INCA, é importante observar fatores como dificuldade durante o ato de urinar, sangue na urina e diminuição do fluxo, além de necessidade de urinar muitas vezes ao dia.

Para prevenir, além de ter uma alimentação saudável, especialistas recomendam 30 minutos diários de atividades físicas, controlar o peso, evitar álcool e o fumo.  A prevenção, no entanto, continua sendo a melhor maneira de identificar a doença logo no início.

Exames

O exame mais popular e menos invasivo ainda é o PSA, que embora eficaz, tem uma taxa considerável de falsos positivos. De acordo com o urologista Dr. Gotardo Zini, embora existam literaturas acerca de novos exames e até mesmo testes de vacinas para prevenir a doença, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que sejam utilizados os procedimentos já conhecidos, como o exame de sangue e o de toque e, em casos de suspeitas, a realização da biópsia.

Em alguns casos, é recomendada também a ressonância multiparamédica, que mapeia possíveis áreas afetadas pela neoplasia. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde oferta os exames de sangue, toque e a ressonância.

“O que detecta o câncer de próstata é a biópsia e não os exames de sangue e toque. Em muitos casos, o paciente acredita que apenas os exames detectam a doença e isso é um engano”, afirma o especialista.

Combate à doença no ES

Para diagnosticar e combater a doença, o Estado conta com o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e seis estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para o tratamento de câncer de próstata.

O Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) é classificada como Cacon. São classificadas como Unacon: Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI); Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam); Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV); Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV); Hospital Maternidade São José (HMSJ); e o Hospital Rio Doce.

Leia mais:  Desafiada por diretrizes do governo, Parada LGBT espera reunir 3 milhões em SP

Mutirão

A Comissão de Saúde e Saneamento da Ales promoverá um mutirão de conscientização e prevenção do câncer de próstata e do diabetes no dia 26 de novembro, às 8 horas, em frente ao Shopping Vitória.

Para o presidente da comissão, deputado Dr. Hércules (MDB), a conscientização deve ser reforçada durante todo o ano. “O Novembro Azul é apenas uma data em que reforçamos a necessidade de realizar os exames, mas a conscientização deve ser constante. O quanto antes a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura”, lembra.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial28 minutos atrás

Ex-funcionário de hamburgueria suspeito de participar de tentativa de latrocínio é preso por policiais civis

A equipe da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP) prendeu, nessa terça-feira (12), um suspeito de ter envolvimento em uma...

Policial28 minutos atrás

Policiais civis prendem suspeito de roubo de celular em São Gabriel da Palha

Nesta quarta-feira (13), a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha cumpriu um mandado de prisão...

Economia28 minutos atrás

Mega-Sena: veja o resultado do concurso 2207 desta quarta-feira

arrow-options Reprodução Sorteio desta quarta-feira (13) pode pagar R$ 6,5 milhões para quem acertar as seis dezenas A Caixa Econômica...

Estadual41 minutos atrás

Espírito Santo ocupa 2ª posição em ranking de liberdade econômica do País

Um estudo elaborado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em São Paulo, mostra que o Espírito Santo ocupa o...

Estadual41 minutos atrás

Kleber Andrade recebe semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 entre Flamengo e Corinthians

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, será palco do segundo jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20 entre Flamengo...

Estadual41 minutos atrás

Perdeu a placa na enchente? Veja como solicitar uma nova ao Detran|ES

Com as fortes chuvas desta quarta-feira (13) na Grande Vitória e em municípios do interior, alguns proprietários de veículos acabaram...

Estadual41 minutos atrás

Operação do Transcol enfrenta atrasos por conta de vários alagamentos na Grande Vitória

A circulação dos ônibus do Sistema Transcol continua difícil por conta de diversos pontos de alagamento em toda a Grande...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana