conecte-se conosco


Mulher

Amamentação e exercícios físicos combinam? Educadora física orienta

Publicado

em

Muitas mulheres buscam voltar com a rotina de exercícios físicos após o parto, tanto para entrar em forma quanto para ter um momento de prazer no dia a dia. Neste período de retomada de hábitos, a atenção deve ser redobrada e alguns cuidados são essenciais já que, em muitos casos, estamos falando da combinação entre  amamentação
e exercícios físicos.


Amamentação e exercícios físicos combinam, desde que a atividade seja feita com alguns cuidados e orientação médica
shutterstock
Amamentação e exercícios físicos combinam, desde que a atividade seja feita com alguns cuidados e orientação médica

Apesar de algumas mulheres ficarem em dúvidas sobre ser permitido conciliar amamentação e exercícios físicos
, a nutricionista e educadora física Caroline Teixeira Willig garante que essa é uma combinação possível, desde que seja feita com orientação médica e algumas medidas de segurança. 

“A atividade física no pós-parto durante esse período de amamentação tem vários benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados para não afetar a produção, a consistência e a o sabor do leite materno
”, alerta a profissional.

Caroline explica que a amamentação é uma fase onde a mulher se doa muito ao filho, dedicando horas do seu dia a esse momento que, muitas vezes, pode ser cansativo e até mesmo dolorido. Dessa forma, colocar uma atividade física na rotina é uma forma de ter um tempo só para ela se reconectar consigo mesma, o que é extremamente positivo. “Os exercícios nesse período podem melhorar muito a autoestima da mulher”, diz.

Além disso, a prática de uma atividade é fundamental para a melhora do condicionamento físico. E como essa é uma fase de readaptação do corpo, exercícios físicos
regulares ajudam no posicionamento dos órgãos e da coluna vertebral. Algo que normalmente demoraria meses para acontecer se dá de forma mais rápida com a rotina saudável.

Leia mais:  Sucesso dos anos 80, as mangas bufantes voltarão com tudo neste verão

“O exercício também melhora a postura da mãe, já que amamentar e carregar o bebê gera muita tensão e dores, além de fortalecer o tronco e os braços, algo importante para evitar as dores”, completa a educadora física.

Amamentação e exercícios físicos #1: cuidados gerais


Garantir uma boa orientação profissional é fundamental quando o assunto é amamentação e exercícios físicos
shutterstock
Garantir uma boa orientação profissional é fundamental quando o assunto é amamentação e exercícios físicos

Segundo Caroline, alguns cuidados são necessários para voltar a praticar  atividades físicas
durante a amamentação e o primeiro deles é garantir a liberação médica, que vai variar conforme o tipo de parto. “Na regra, uma mulher que teve um parto normal pode voltar a praticar exercícios físicos 30 dias após dar à luz. Já mulheres que tiveram uma cesárea, 60 dias”, explica.

A educadora física recomenda começar com exercícios leves e sempre observar o período de ofegância enquanto pratica a atividade física. Se sentir muito ofegante é um sinal de que chegou a hora de diminuir a intensidade ou até parar com o exercício. Mesmo que a mulher tenha sido uma gestante ativa, é preciso retomar a rotina aos poucos. “A conduta é diferente no pós-parto”, alerta.

“É importante sempre fazer o treino com um educador físico para dosar a intensidade, além de sempre respeitar o corpo e ver como ele reage diante do exercício”, explica.

A educadora física também esclarece que não há um exercício mais indicado que outro, ou algo que seja contraindicado. Na verdade, é preciso sempre observar as especificidades de cada corpo. “É preciso perceber as reações do corpo e ir aumentando a frequência e intensidade dos exercícios de forma gradativa, sempre com orientação médica”, explica.

Outro assunto importante nesse período de amamentação e exercícios físicos é a perda de peso. Apesar de muitas mulheres quererem retomar a atividade para entrar em forma, esse não deve ser o foco dos exercícios no pós-parto, já que isso compromete o gasto calórico que naturalmente acontece pela amamentação.

Leia mais:  Mapa astral: qual a influência dos astros na sua carreira e no seu sucesso?

De acordo com a nutricionista, para cada litro de leite materno que a lactante produz, ela gasta entre 500 a 700 calorias, essa variação é por conta de quanto o bebê mama. Quanto mais ele mama, maior será esse número. Isso além do que ela já gasta normalmente no seu dia a dia. Por esse motivo, o peso não deve ser uma preocupação nesse momento.  “O mais importante é que a atividade física seja prazerosa”, diz Caroline.

Amamentação e exercícios físicos #2: alimentação 


Amamentação e exercícios físicos: garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes é fundamental nesse período
shutterstock
Amamentação e exercícios físicos: garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes é fundamental nesse período

Segundo Caroline, vários estudos apontam que lactantes que combinam a prática de exercícios físicos com uma  alimentação saudável
e hidratação adequada tem uma melhora na produção de leite, assim como no tempo de amamentação, que é prolongado. Por isso, é fundamental ingerir uma quantidade de nutrientes necessárias para garantir a saúde da mulher e uma boa produção de leite. Para isso, se houver dúvidas, orienta-se buscar ajuda profissional. “É interessante pensar no fracionamento alimentar e comer a cada 2h30”, exemplifica a nutricionista.

Antes da gravidez e da amamentação
, muitas mulheres que têm uma vida fitness costumam tomar suplementação para complementar a alimentação. Porém, nessa fase onde ainda se está conciliando amamentação e exercícios físicos, os suplementos não são recomendados. Para Caroline, o melhor é buscar reforçar a oferta de nutrientes pelos próprios alimentos naturais consumidos pela lactante.

Amamentação e exercícios físicos #3: hidratação


Amamentação e exercícios físicos: é necessário aumentar de 1 a 2 litros de consumo de álcool além do habitual nessa fase
shutterstock
Amamentação e exercícios físicos: é necessário aumentar de 1 a 2 litros de consumo de álcool além do habitual nessa fase

Ter uma hidratação adequada também é algo fundamental nesse período. De acordo com Caroline, a lactante precisa aumentar a quantidade de líquidos que ingere para garantir uma produção de leite adequada. “É preciso ingerir de 1 a 2 litros a mais do que já está habituada”, orienta.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 9 de abril de 2019

Amamentação depois do exercício físico


Amamentação e exercícios físicos:recomenda-se esperar de 30 a 60 minutos após praticar exercícios para amamentar
shutterstock
Amamentação e exercícios físicos:recomenda-se esperar de 30 a 60 minutos após praticar exercícios para amamentar

Recomenda-se esperar de 30 a 60 minutos após a atividade física para a mãe voltar a amamentar. A medida de segurança se dá pelo fato de que nosso organismo produz ácido lático em uma quantidade expressiva quando se pratica atividade física, o que pode afetar o leite materno.

“Se não há esse tempo de espera, o ácido acaba passando para o leite, alterando o volume e o sabor”, explica Caroline. De acordo com a profissional, o ácido pode dar um sabor metalizado ao líquido, fazendo com que o bebê recuse o peito, o que terá consequências para a sua nutrição.

Além disso, a educadora física explica que entre 10 a 30 minutos após a lactante fazer a atividade física há uma queda de Imunoglobulina A, uma substância que a mãe passa o bebê durante a amamentação e tem a função de “defesa” no organismo da criança. Por isso, na relação amamentação e exercícios físicos
, a recomendação de esperar no mínimo 30 minutos para oferecer o peito à criança. 

Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 16 de dezembro de 2019

Publicado

em

mandala
Marcelo Dalla

As mandalas são produzidas pelo astrólogo Marcelo Dalla que também traz todas as previsões dos signos e ascendente

ÁRIES

Período de bons intercâmbios e encontros. Aproveite expandir sua rede de contatos, investir em atividades que pedem criatividade e inovação.

Conte com mais determinação para dar continuidade ao trabalho. Marte se combina com Saturno para favorecer a disciplina e o planejamento. Novas alternativas, pontos de vista diferentes e inovadores também estão favorecidos pela combinação entre Júpiter e Urano. O céu está cheio de aspectos inspiradores, arregace as mangas para as finalizações deste fim de ano!

TOURO

A Lua segue no festivo Leão, favorecendo as celebrações e a alegria de viver. O período ganha um tom de brilho, prazer e extroversão. Vale caprichar no visual, sair, marcar presença em festas, encontros e atividades culturais. Você pode investir em parcerias, no fortalecimento das relações de afeto, no esclarecimento de velhos assuntos. Pode também programar algo diferente, fugir da rotina, expandir sua rede de contatos. Porém, prefira concluir o que já estava em andamento.

GÊMEOS

Mercúrio segue no expansivo Sagitário, você pode aproveitar o período para esclarecer dúvidas, atualizar informações, fazer declarações, expressar ideias e sentimentos. Encontros, reuniões e contatos podem ajudá-lo a concluir assuntos. As forças combinadas de Júpiter e Urano inspiram mais entusiasmo, ousadia e excitação. Cresce a vontade de abarcar mais, de aprender, expandir a consciência e ampliar a visão do mundo. Mas não deixe de lado o planejamento financeiro e os cuidados com a saúde. Cuidado com excessos!

CÂNCER

Você ganha mais confiança e autoestima com a Lua em Leão. Você fica mais solto, confiante e espontâneo. Conte com doses extras de força, iniciativa e coragem para abrir caminhos. Bom dia para fazer algo novo, fazer um caminho diferente, surpreender alguém com uma surpresa, um presente ou um convite inesperado. O período é bom também para namoro, lazer, passeios ou um animado happy hour no fim da tarde. Mas evite iniciar novos projetos, a fase é de fechamentos e conclusão de pendências.

Leia mais:  Mulher cria regras rígidas para marido participar de despedida de solteiro

LEÃO

A Lua segue em seu signo, favorecendo atividades criativas, o prazer e o lazer. Fica mais fácil agir com amor, com o coração. Elogios e agrados serão muito bem recebidos por todos! Conte com mais sensibilidade e mais inspiração na comunicação, a vontade é de expressar sentimentos e sensações. Você pode aproveitar o período para esclarecer dúvidas, atualizar informações, fazer declarações, expressar ideias e sentimentos. Aproveite o momento inspirador para cultivar pensamentos positivos e elevados.

VIRGEM

A Lua segue em Leão, conte com mais humor na comunicação. Bom período para contatos, intercâmbios, negócios e conclusões em geral. Invista em bons diálogos. Se porventura andou às voltas com mal entendidos em suas relações, pode aproveitar o período para conversar, realinhar interesses e desfazer qualquer mal estar. Porém, vale controlar o bolso para evitar desperdícios. Você segue mais aberto e extrovertido, mas é melhor priorizar assuntos, observar se há excessos e exageros.

LIBRA

A Lua segue em Leão, enquanto Júpiter se combina com Urano: aproveite o momento para finalizações gerais com criatividade, colaboração, afeto e inspiração. Boas oportunidades podem surgir. Convites, encontros, estudos, divulgações, marketing e acontecimentos sociais ganham evidência. Período favorável para diálogos inspirados e sensíveis, contatos e conversas esclarecedoras. Aproveite para fugir da rotina e fazer algo criativo, soltar a imaginação, conversar com mais prazer e sedução.

ESCORPIÃO

Continue cultivando a confiança em si, no seu trabalho e nas suas criações. A Lua segue em Leão, fica mais fácil contagiar os companheiros com suas ideias, tomar iniciativas, agir com coragem e autenticidade. Mas procure conter a vontade dar ordens, criticar e querer controlar os outros. Pelo contrário, prefira distribuir elogios, cultivar flexibilidade, abrir-se para novas correntes de pensamento e soluções alternativas. O período é bom para investir em contatos, encontros sociais, atividades artísticas e culturais.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 2 de abril de 2019

SAGITÁRIO

Muitos compromissos no período, você fica mais sociável. Com o Sol e Mercúrio em seu signo, conte com mais confiança e entusiasmo para bons encontros e boas oportunidades. Enquanto isso, a Lua segue em Leão: procure conectar-se com o coração, com seu potencial criativo, com a confiança em seus dons e talentos. Vale se divertir também, mas sem desrespeitar seus limites energéticos com loucuras inconsequentes. Com Júpiter em Capricórnio, as conquistas tendem a ser objetivas, práticas e consistentes.

CAPRICÓRNIO

Evite acumular muitos compromissos ou iniciar algo novo. Limpezas, percepções e finalizações importantes estão em pauta. Assuntos de cunho espiritual, introspectivo e transcendental estão favorecidos. Marte e Saturno prometem determinação para concluir tarefas. Mas é importante reservar momentos para ficar sozinho e se poupar, cuidar da saúde com uma dieta balanceada e procure descansar mais. Este é final de um ciclo solar e Lunar: prefira concluir assuntos que já estão em andamento e vêm se arrastando.

AQUÁRIO

É tempo de buscar diversão e novos lugares, conhecer pessoas, mudar costumes e hábitos. A Lua segue em Leão, favorecendo as atividades criativas, divertidas e prazerosas. Aproveite para cultivar alegria, fazer bons contatos e programar encontros. O período é de desinibição e espontaneidade. Além disso, Júpiter e Urano se combinam para favorecer as inovações, as aventuras e o clima de liberdade. Fica mais fácil pensar positivo, ficar de bem com a vida e atrair novas oportunidades.

PEIXES

É tempo de celebrar a vida. Com a Lua em Leão, o período ganha um tom de brilho e extroversão. O clima de otimismo, alto astral e a alegria e entusiasmo contagia cada vez mais suas ações. Bom período para fazer contatos, ativar ligações, investir nas atividades em grupo, encontrar-se com os amigos e namorar. Vale caprichar no visual, sair, marcar presença em festas, programar passeios, encontros românticos e atividades culturais. Invista no amor, na generosidade, na confiança e nos ideais elevados.

Leia mais:  Sucesso dos anos 80, as mangas bufantes voltarão com tudo neste verão

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento4 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento4 horas atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes4 horas atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual5 horas atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento5 horas atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento5 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento5 horas atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana