conecte-se conosco


Educação

Alunos da Rede Pública contam como conquistaram 1º lugar na Ufes

Publicado

em

Os ex-alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cândido Portinari, em Sooretama, Luiz Cláudio Passabom Lopes e Jhully Stelman, já se preparam para começar um 2020 diferente. Será dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) onde eles iniciam uma nova fase após serem aprovados, cada um, em primeiro lugar nos cursos de Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais e Educação no Campo – Linguagens, respectivamente.

Os dois estudantes refletem as ações desenvolvidas ao longo de 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu) no que refere à preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como para os vestibulares. Até o momento, a Sedu contabiliza, aproximadamente, 640 capixabas de escolas públicas aprovados em faculdades públicas e privadas, garantindo o acesso ao Ensino Superior.

Luiz Cláudio destacou que sua conquista é fruto de muita dedicação. “Minha rotina de estudos era chegar da escola, almoçar, descansar um pouco e estudar até umas 18 horas. Depois, eu fazia alguma coisa para me divertir. Às vezes, jogava ou lia algum livro e sempre ficava muito atento às notícias em sites e canais, como das Organizações das Nações Unidas e líderes mundiais, para ficar sempre atento à geopolítica”, contou.

Ele disse, ainda, que a escolha do curso foi devido à sua paixão pela história. “Eu sempre fui fã de história, política, psicologia e filosofia. Até mesmo quando estava me divertindo, estava estudando, sempre unindo o útil ao agradável. Tanto o Enem quanto os vestibulares cobram conhecimentos curriculares e extracurriculares. Eu tive que sacrificar algumas coisas para poder estudar e focar. O importante é escolher a melhor forma em que você se adapta”, disse Luiz Cláudio.

Ações Sedu

Entre as ações realizadas pela Sedu e que ajudaram os estudantes está o Pré-Enem Digital. As aulas foram realizadas no contra turno do ensino regular e contaram com o apoio de plataformas digitais para avançar no processo de aprendizagem. Os aulões foram realizados em 36 municípios, em escolas-polo das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), contemplando cerca de dois mil alunos.

Jhully Stelman, de 17 anos, participou do Pré-Enem Digital e destacou que “o curso Pré-Enem foi importante, principalmente, com as aulas de redação uma vez por semana, já que a prova do vestibular foi uma prova de redação. O que aprendia no curso complementava com os conteúdos da escola”, contou.

Para alcançar o primeiro lugar no vestibular, a aluna manteve a dedicação aos estudos e ao apoio da família e escola. “Tive excelentes professores que foram muito importantes para que conseguisse realizar o vestibular com êxito, como a minha professora de língua portuguesa Rochele Marques e a professora de geografia, Ana Cristina Soprani, que me incentivou bastante para esse vestibular. Uma outra pessoa que foi essencial nesse processo foi minha mãe, que enfrentou muitas dificuldades para que conseguisse fazer a prova, chegando até pedir dinheiro emprestado para pagar a taxa de inscrição, entre outras coisas, o que me ajudou até mesmo emocionalmente não me deixando desistir”, concluiu.

Texto: Soraia Camata

Comentários do Facebook
Leia mais:  Sustentabilidade em discussão hoje no Ceunes
publicidade

Educação

Programa voltado para jovens oferece bolsas de estudo de até 95% no Brasil e no exterior

Publicado

em

As inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação vão até 30 de março no site da Fundação Estudar

Um dos processos seletivos de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação mais disputados do Brasil, a Fundação Estudar, abre inscrições, e os interessados têm até 30 de março para se inscrever no site do Líderes Estudar 2020.

O projeto sem fins lucrativos, é voltado para pessoas entre 16 e 34 anos, matriculados, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior.

Os valores das bolsas cobrem de 5% a 95% das despesas dos estudantes, entre mensalidade, moradia e alimentação, após análise do perfil dos jovens — considerando também o local e a duração do curso desejado.

De acordo com informações disponíveis no site da fundação, o objetivo do programa é “encontrar talentos e futuras lideranças que apresentam uma inquietude transformadora e sede de justiça”.

“Damos todo o suporte necessário para alavancar a carreira de pessoas com ideias de transformar o país e inspirar outros jovens a seguirem sonhos e buscarem oportunidades com impacto”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.

A inscrição deverá ser feita pelo site da fundação!


(*R7)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Pastor deixa mensagem após furtos: “Jesus te ama, mesmo sendo ladrão”
Continue lendo
São Mateus5 minutos atrás

Casagrande: “Porto da PetroCity é estratégico para o Estado

Ao participar de uma solenidade em Jaguaré, no Norte do Estado, quando assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço...

Nacional14 minutos atrás

Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

arrow-options Telmo Ferreira/Agência O Globo Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra O Corpo de Bombeiros e a...

Nacional14 minutos atrás

No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

arrow-options Twitter/Reprodução Chuva deixou rastro de destruição em cidades do estado As chuvas no Espírito Santo já causaram a morte...

Política14 minutos atrás

Morre ex-deputado Ibsen Pinheiro, que conduziu impeachment de Collor

arrow-options Galileu Oldenburg/Divulgação PMDB Ibsen Pinheiro tinha 84 anos O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (MDB-RS) morreu nesta sexta-feira, aos 84...

Política14 minutos atrás

Com Tatto favorito, PT tem oito nomes possíveis para prefeito de São Paulo

arrow-options Vitor Sorano/iG Jilmar Tatto O PT enfrenta uma guerra interna para a escolha do candidato a prefeito de São...

Política14 minutos atrás

Novo se distancia do governo Bolsonaro após aprovação do fundo eleitoral

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil João Amoêdo, presidente do Novo Ele é uma espécie de mecenas da política. Milionário –...

Política14 minutos atrás

Em aniversário da cidade, Mourão inaugura estátua de D. Pedro I em São Paulo

arrow-options Anderson Lira/Agência O Globo Estátua fica no Parque da Independência O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, participou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana