conecte-se conosco



Estadual

Alunos da Escola Estadual Oral e Auditiva de Vitória conquistam vaga no Ensino Superior Público

Publicado

em

Os alunos da Educação Especial, Davi Schimidt dos Santos e Cássio Celestino dos Santos Júnior, não encontraram obstáculos na hora de disputar uma vaga no Ensino Superior Público, em que foram aprovados em 2020. A conquista é fruto do esforço de cada um e, também, do trabalho desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino (EEE) Oral e Auditiva, onde funciona o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). 

Na unidade de ensino é desenvolvido um projeto preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Língua Brasileira de Sinais (Libras), como acessibilidade na promoção ao nível superior. Em 2019, Davi Schimidt, que foi aluno da Escola Oral e Auditiva de Vitória e do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, passou no curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cássio Celestino dos Santos Júnior, aluno apenas da EEE Oral e Auditiva, passou em Matemática, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A iniciativa começou em 2018, pelas profissionais da Educação Especial da Rede Estadual, Renata Monteiro e Kelly Christ, que apresentaram a proposta para a diretora Eliane Telles, que entendeu a proposta e percebeu o quanto os alunos ganhariam com o projeto.

“Apesar de a lei garantir o uso da Libras, muitos surdos não dominam a Língua Portuguesa escrita, colocando-os em desvantagem quando necessitam realizar leituras e escritas, pois os surdos não aprendem da mesma forma que pessoas não surdas. Os resultados apresentados foram a melhor compreensão dos conteúdos sendo ministrados na língua dos alunos, a Libras, capacitando-os na melhor interpretação de enunciados e produções textuais”, explicou a pedagoga da EEE Oral e Auditiva de Vitória, Renata Monteiro.

Além das aulas preparatórias para o Enem serem em Libras, foram utilizados recursos visuais para que tivessem melhor entendimento entre conteúdo e língua. Os estudantes surdos realizaram simulados como ocorre no dia do Exame para que pudessem vivenciar as dificuldades e poder melhorar a aprendizagem. “A Escola Oral e Auditiva preocupa-se com a acessibilidade de seus alunos em um Exame que é tão esperado e cria expectativas de futuro dando-lhes a inclusão como direito”, afirmou Renata Monteiro.

Neste ano, também foram aprovados dois alunos para o nível médio no Ifes: Larissa da Hora, em Turismo; e Antônio Fernando Davim Banks, em Mecânica.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Tribunal de Justiça lança podcast Just Talk, novo canal de comunicação

Publicado

em

.

Entrevistas em áudio para informar a população sobre ações da Justiça Estadual.

Em tempos de pandemia, os servidores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo estão trabalhando de forma remota para evitar a disseminação do novo Coronavírus. E assim, acabou nascendo um novo canal de comunicação com a sociedade: o podcast Just Talk.

O programa de entrevistas em áudio foi criado para informar a população sobre ações e projetos desenvolvidos pela Justiça Estadual, sobre direitos e deveres dos cidadãos. A ideia é traduzir os assuntos do universo jurídico em uma linguagem mais simples, leve e descomplicada.

Para começar, Just Talk vai trazer uma série relacionada ao contexto da pandemia. No primeiro episódio, o juiz auxiliar da Presidência do TJES, Felippe Morgado Horta, explica as medidas adotadas pelo Poder Judiciário, por meio do ato normativo 64, para conter a disseminação do Covid-19.

No segundo episódio, a coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais, juíza Gisele Souza de Oliveira explica as consequências penais, cíveis e administrativas para quem infringe regras de isolamento e quarentena.

No terceiro episódio, o juiz Grécio Nogueira Grégio, da Comarca de Aracruz, fala sobre a destinação das verbas de penas pecuniárias para a compra de respiradores, máscaras, luvas e equipamentos de saúde diversos.

A séria ainda vai abordar temas como Mediação, Violência Doméstica, Saúde Mental e Acolhimento Institucional em tempos de pandemia. Todo o conteúdo está sendo produzido de forma remota, pelo celular. Sem precisar sair de casa.

Just Talk já está disponível na plataforma no Spotify, no site www.anchor.fm/tjesoficial e nas redes sociais do TJES. Basta seguir tjesoficial no instagram,  twitter e no facebook.

Ouça aqui.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento8 minutos atrás

Famosos relatam sintomas do novo coronavírus e quebram quarentena

A maior recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas permaneçam em isolamento social em suas casas...

Carros e Motos8 minutos atrás

Projeção antecipa como deverá ficar o novo Hyundai Creta nacional

arrow-options Projeção/Kleber Silva Hyundai Creta: nova geração terá mudança radical, seguindo a nova identidade visual da marca em todo o...

Agricultura8 minutos atrás

BOI/CEPEA: Mercado pecuário apresenta instabilidade no correr de março

. Cepea, 02/04/2020 – Em meio a tantas incertezas relacionadas ao operacional da cadeia e ao comportamento da demanda –...

Agricultura8 minutos atrás

SUÍNOS/CEPEA: Preços do vivo e da carne caem com mais força no final de março

. Cepea, 02/04/2020 – De acordo com pesquisas do Cepea, os preços do suíno vivo e da carne caíram com...

Internacional8 minutos atrás

Suspeito de Covid-19, paciente foge do hospital e morre após andar um quarteirão

Na última quarta-feira (01), um homem de 34 anos, suspeito de ter contraído Covid-19, escapou de um hospital onde estava...

Internacional8 minutos atrás

“Me passou Covid-19”, diz enfermeiro ao explicar por que matou namorada médica

arrow-options Reprodução/Facebook Antonio de Pace e Lorena Quaranta A médica italiana Lorena Quaranta , de 27 anos, foi assassinada pelo...

Internacional8 minutos atrás

Ambulâncias são orientadas a não resgatar pacientes em parada cardíaca nos EUA

arrow-options Reprodução Orientação é para evitar acúmulo ainda maior nos hospitais da cidade Pacientes em parada cardíaca que não puderem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana