Connect with us

Política

Ales participa do lançamento do edital do Corredor Metropolitano

Published

on

Está lançado o edital de licitação para implantação do Corredor Metropolitano Sul, via expressa exclusiva para ônibus, com ciclovia integrada, que vai conectar as cidades de Vila Velha e Cariacica. Anunciada na manhã desta quinta-feira (9), a obra é considerada o maior investimento em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, e terá aporte de R$ 318 milhões do governo do Estado.

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), o corredor vai beneficiar toda a região metropolitana. “Como é um expresso, uma via expressa, (…) nós vamos também ajudar todo mundo que trafega no transporte público da região metropolitana. Então vai ajudar a todos os municípios. É mais um investimento dentre tantos investimentos que nós estamos fazendo, que nós já fizemos e estamos fazendo. Isso só é possível pelo nível de organização que nós temos no Estado do Espírito Santo (…)”, destacou o chefe do Executivo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União), reiterou a fala de Casagrande, e avaliou que a estabilidade política também possibilita o crescimento do Estado.

“Nós temos a noção exata de que se tivéssemos aqui o viés ideológico para executar essas obras, nós não teríamos chegado a lugar algum (…). Na Assembleia, em torno dela, há previsibilidade, estabilidade, mesmo não concordando, há diálogo. E esse diálogo que é o grande diferencial do Espírito Santo. Nós somos harmônicos, porém, independentes. Mas a harmonia, ela trabalha no nível da independência, por isso nós somos um Estado que garante, por exemplo, (…) esse investimento de mobilidade urbana, um dos maiores da história, tirando a Terceira Ponte, que vai ligar duas cidades importantíssimas”, frisou o chefe do Legislativo.

Expresso GV

O corredor terá 6,5 quilômetros de extensão e será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, com pavimentação em concreto. A infraestrutura contará com seis estações para embarque e desembarque de passageiros. Cada estação terá duas plataformas, totalizando 12 plataformas capazes de acomodar três ônibus simultaneamente.

Além disso, também será feita a requalificação da infraestrutura urbana. Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a obra traz o conceito de mobilidade mais humana.

“É uma mobilidade mais humana, porque ela inclui refazer calçada, refazer o pavimento das vias para o tráfego logístico, ciclovia que interliga a Glória a Cariacica, interliga toda a ciclovia. Na verdade, você pode sair da Gil Veloso, da beira-mar de Vila Velha, e chegar em Cariacica, da leste a oeste, né? Então toda essa requalificação. E o corredor exclusivo de ônibus no canteiro central, em pista de concreto, com as estações, o abrigo de ônibus saindo das calçadas e indo para uma área exclusiva para eles. Seria uma área dedicada, que são as plataformas, exclusivamente aos passageiros do Transcol (…)”, explicou Damasceno.

Na avaliação do secretário, o corredor reduzirá em aproximadamente 50% o tempo de viagem dos passageiros que utilizam os quatro terminais urbanos da região: Jardim América, IBES, São Torquato e Vila Velha.

“Você dá prioridade ao ônibus, você dobra a velocidade do transporte público e implanta plataformas exclusivas para os passageiros (…). Redução de tempo e (…) segurança para o passageiro, para o usuário, para os motoristas, (…) para o pedestre, para o ciclista, para a melhoria do tráfego em geral”, avaliou o secretário.

Uma ciclovia será implantada no eixo central da via, conectada por um viaduto que interligará Vila Velha e Cariacica. A obra inclui ainda a reconfiguração das calçadas e a requalificação do pavimento asfáltico para um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas. Além disso, serão construídos dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.

A obra conta com o apoio das prefeituras municipais de Vila Velha e Cariacica, e do governo federal. Com prazo de execução de 24 meses, o projeto será dividido em duas etapas: elaboração dos projetos básicos e executivos, seguido pela execução das obras.

Fonte: POLÍTICA ES

Comente Abaixo
Estadual9 minutos ago

DetranES reforça alerta para falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) reforça o alerta feito no mês de novembro do ano passado,...

Entretenimento9 minutos ago

6 meses após parto, Biah Rodrigues desabafa sobre amamentação: ‘É difícil?!’

Biah Rodrigues e Sorocaba são pais de Theo, Fernanda, e dos gêmeos Zion e Angelina, de seis meses. A modelo usou as redes sociais para se abrir na...

Policial1 hora ago

Força Tática do 6º BPM detém suspeito e apreende arma de fogo e entorpecentes

Nessa quinta-feira (09), a Força Tática do 6º BPM deteve um suspeito na Serra e apreendeu munições e entorpecentes. Durante...

Estadual2 horas ago

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

Com o início do ano letivo se aproximando, a busca pelos itens de papelaria aumenta significativamente. Pensando em ajudar os...

Estadual2 horas ago

Procon-ES fiscaliza financeira por impedir portabilidade bancária de consumidor

Na última semana, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou uma fiscalização em uma instituição financeira...

Estadual2 horas ago

Iema reforça notificação para preenchimento do inventário de PCB

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) alerta aos empreendimentos com licença ambiental emitida pelo órgão e...

Estadual2 horas ago

Programa de voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas inicia com aprendizado e engajamento

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), deu início nesta semana...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana