Os 70 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram comemorados nesta sexta-feira (24), no Plenário Dirceu Cardoso, em sessão solene.
O evento, proposto pelo deputado Eng. José Esmeraldo (PDT), homenageou com a Comenda do Mérito Legislativo “Engenheiro Wilmar dos Santos Barroso” os engenheiros e arquitetos que se destacaram no exercício de sua profissão no estado.
Ressaltando a necessidade da integração entre o exercício profissional e o impacto social do trabalho, o deputado José Esmeraldo defendeu que os profissionais de todas as áreas, não só da Engenharia, tenham sensibilidade diante das mazelas do cotidiano. “A sociedade precisa ter um retorno. Afinal, o conhecimento existe para ser usado na transformação social”, pontuou o parlamentar.
Cláudia Gontijo, pró-reitora de Graduação da Ufes, concordou com o deputado ao relembrar o contexto em que o curso foi criado. “Os jovens capixabas precisavam buscar formação superior em outros estados e nem todos tinham condições materiais de buscar a realização desse sonho em outros lugares. Isso impactava o desenvolvimento econômico e social da sociedade capixaba”, pontuou. A pró-reitora destacou ainda o nível de excelência regional, nacional e internacional do curso, que começou a funcionar em 1952, ainda como escola politécnica do Espírito Santo.
O coordenador do curso, Rodrigo Silveira Camargo, também elogiou a qualidade dos profissionais formados na Ufes. “Nos últimos seis anos, nossos alunos sempre tiraram quatro ou cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)”. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação tendo cinco como nota máxima.
Compuseram a mesa a professora Cláudia Gontijo, representando o reitor da Ufes, Paulo Sergio de Paula Vargas; a professora Maristela Gomes da Silva, ex-diretora do Centro Tecnológico (CT) da Ufes, representando o diretor do CT, Lorenzo Augusto Ruschi e Luchi; o chefe do Departamento de Engenharia Civil, Ronaldo Pilar; o coordenador do curso de Engenharia Civil, Rodrigo Silveira Camargo; o presidente do CREA-ES, Jorge Luiz e Silva e a coordenadora do programa de pós-graduação em engenharia civil, Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani.
Homenageados
1 – Antônio Luiz Caus
2 – Antônio Sergio Ferreira Mendonça
3 – Brunella Silly de Assis Bumachar
4 – Carlos Augusto Calmon Nogueira da Gama
5 – Dalila Maria Grandi Monteiro Peixoto
6 – Fernando Avancini Tristão
7 – Fernando Lordello dos Santos Souza
8 – Flávia Ruschi Mendes de Oliveira
9 – João Luiz Calmon Nogueira da Gama
10 – Jolindo Martins Filho
11 – José Maria Nicolau
12 – Marcel Olivier Ferreira de Oliveira
13 – Marco Antônio Barbosa da Silva
14 – Maurício Lordello dos Santos Souza Filho
15 – Newton Fernando Araujo Brant
16 – Pedro Augusto Cézar Oliveira Sá
17 – Regner Reine Castello
18 – Reno Reine Castello
19 – Robson Sarmento
20 – Uberscilas Fernandes Polido
21 – Walnório Graça Ferreira
22 – Florindo dos Santos Braga
23 – Jorge Minassa
24 – Alexandre José Serafim
25 – Helder Faria Varejão
26 – Tarcísio Rogério Faustini
27 – Ricardo Ferraz da Silva