conecte-se conosco



Política

Alcolumbre quer explicações sobre críticas de Augusto Heleno ao Congresso

Publicado

em

source
Davi Alcolumbre, presidente do Senado arrow-options
Pedro França/Agência Senado

Davi Alcolumbre, presidente do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre , quer marcar para a próxima sessão da Casa no dia 3 de março, logo após o Carnaval , o recebimento de um requerimento para o ministro-chefe do Gabinete de Segurança institucional, Augusto Heleno , explicar as críticas que ele tem feito ao Congresso. O pedido foi apresentado por Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, para o general prestar esclarecimentos sobre o que ele chamou de “chantagem” do Parlamento com poder Executivo federal.

A aprovação do requerimento para que o ministro vá se explicar no plenário do Senado, no entanto, ainda precisa passar por votação. Para que o depoimento seja marcado, a maioria simples dos senadores precisa votar a favor do pedido.

Leia também: Após se dizer vítima de “invasão”, Augusto Heleno admite que foi “imprudente”

As declarações de Augusto Heleno causaram desconforto Senado e na Câmara e mesmo quem concorda com o que o ministro disse entende que ele não poderia ter se expressado publicamente daquela forma. A avaliação dos parlamentares é que a atitude só agravou ainda mais a frágil relação entre o Planalto e o Congresso.

Por conta disso, a aprovação do pedido enviado à presidência do Senado não deve ter dificuldades para ser alcançada.

Comentários do Facebook

Política

“Discussão completamente equivocada”, diz Maia sobre adiar eleições municipais

Publicado

em

source
Presidente da Câmara Rodrigo Maia arrow-options
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse neste domingo (22) que adiar as eleições municipais de outubro por conta do novo coronavírus é uma “discussão completamente equivocada”. O deputado fez o comentário ao rebater a sugestão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , deve que o pleito deveria ser adiado durante entrevista coletiva hoje mais cedo.

Na avaliação de Mandetta, o adiamento serviria para que ações “políticas” não prejudiquem as medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento da epidemia da Covid-19 .

Para Maia, no entanto, isso não deve acontecer porque o processo político-eleitoral não deve fazer parte dos debates para a construção de soluções para o enfrentamento da crise.

Leia também: Brasil tem 1.546 casos confirmados do coronavírus e 25 mortes, diz ministério

“A discussão de adiar as eleições é uma discussão completamente equivocada. Nestes próximos meses, o nosso foco deve e será, certamente, do Poder Executivo, do Parlamento e do Judiciário, o enfrentamento a essa crise, com os Três Poderes trabalhando de forma unida”, disse o presidente da Câmara.

Maia ainda defendeu que o debate deve girar em torno das questões de saúde, de proteção do emprego e dos mais vulneráveis.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso , que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio, também se manifestou a respeito do assunto. Barroso lembrou que, para o adiamento ocorrer, será necessária uma alteração à Constituição.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento29 minutos atrás

Depois de separação, por onde anda José Loreto?

Este ano, o assunto do momento é a pandemia do novo coronavírus, covid-19, mas há um pouco mais de um...

Mulher42 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 23 de março de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES Procure relaxar e...

Internacional55 minutos atrás

Rússia vai construir unidades de isolamento contra coronavírus

. A Rússia planeja construir novas unidades de isolamento para pacientes com doenças infecciosas em várias regiões em resposta à...

Estadual7 horas atrás

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23)

. A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 22...

Política10 horas atrás

“Discussão completamente equivocada”, diz Maia sobre adiar eleições municipais

arrow-options Luis Macedo/Câmara dos Deputados Presidente da Câmara Rodrigo Maia O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse neste domingo...

Estadual10 horas atrás

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 22/03/2020

. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou que vai encaminhar esta semana uma mensagem à Assembleia Legislativa solicitando...

Nacional10 horas atrás

Infraero informa que terminais estão operando normalmente

arrow-options Wikimedia Commons Segundo Infraero, aeroportos seguem abertos e operando normalmente no Brasil A Infraero informou neste domingo (22), por...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana