conecte-se conosco



Política

Albinismo é assunto na agenda da semana

Publicado

em


Os direitos e as necessidades das pessoas acometidas pela acromatose, desordem genética mais conhecida como albinismo, são tema central da reunião ordinária da Comissão de Saúde da próxima terça-feira (3). O assunto é um dos pontos na agenda de trabalhos da Assembleia Legislativa (Ales) durante a semana que, por conta do feriado de Finados na segunda-feira (2), será um pouco mais curta.

O encontro vai tratar de questões como a situação dos albinos no Espírito Santo e o acesso dessas pessoas a tratamentos específicos para a condição genética caracterizada por deficiência de pigmentação na pele, cabelos e olhos. Por isso, o colegiado presidido pelo deputado Doutor Hércules (MDB) convidou pessoas que nasceram com tal condição para conhecer as demandas do segmento. Entre elas estão a criação de uma associação voltada exclusivamente para pessoas com acromatose e atendimento mais direcionado no sistema de saúde.

Também deve participar da reunião a geneticista Lilian Kimura, que deve explicar as condições necessárias para que pessoas albinas vivam com conforto.

Projetos de lei

O Espírito Santo conta com projetos de lei (PLs) voltados para esse segmento, como o PL 156/2019, de autoria do Capitão Assumção (Patri), que concede prioridade na marcação de consultas com dermatologistas e oftalmologistas às pessoas com baixa pigmentação na pele. 
Já o PL 157/2019, prioriza o atendimento nas mesmas especialidades aos portadores de vitiligo. A iniciativa também é de Assumção.

Na Assembleia Legislativa também tramita o Projeto de Lei 544/2020, de Doutor Hércules, que altera a Lei Estadual 10.973/2019, instituindo o Dia Estadual de Conscientização do Albinismo”, a ser comemorado no dia 13 de Junho.

Frente Parlamentar de Saúde Mental

As ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) voltadas para a saúde mental serão discutidas na quarta-feira (4), às 14 horas, em reunião virtual da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, presidia pelo deputado Emilio Mameri (PSDB).

Para abordar o tema, a frente convidou os assistentes sociais da Sesa Larissa Almeida e Cristiano Luiz Ribeiro de Araújo. Larissa é referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial, já Cristiano é gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde.

Meio ambiente

Na quarta-feira (4), às 12h30, a Comissão de Meio Ambiente recebe a bióloga Iara Costa Souza, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), para debater os objetivos do estudo internacional que avaliará a contaminação no corpo humano e em animais aquáticos por metais pesados.

O colegiado presidido pelo deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) recebe também o representante da Organização Juntos – SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi, e o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente, Alaimar Fiuza. 

Constituição e Justiça

Na pauta de deliberação da reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Ales constam 48 propostas de autoria parlamentar. Os membros do colegiado devem analisar as iniciativas na terça-feira (3), em reunião marcada para as 13 horas. Entre as matérias está o PL 1.017/2019, que disciplina a obrigatoriedade do gerenciamento adequado de resíduos sólidos, gerados em eventos públicos e privados no estado. A iniciativa é do deputado Dr. Rafael Favatto.

Confira a agenda da semana:

Terça-feira (3/11)
9 horas – Reunião da Comissão de Saúde 
13 horas – Reunião da Comissão de Constituição e Justiça
14 horas – Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental 
15 horas – Sessão ordinária 

Quarta-feira (4/11)
12h30 – Reunião da Comissão de Meio Ambiente
15 horas – Sessão ordinária

 

Comente Abaixo
Política4 minutos atrás

CPI da Covid: aprovado requerimento para depoimento secreto de Wilson Witzel

Reprodução: iG Minas Gerais Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro na CPI da Covid A Comissão Parlamentar de Inquérito...

Política4 minutos atrás

Fernanda Tatagiba está no Dedo de Prosa desta 5ª

“Dias enfartados/ Fartos de fatos/ Com mais fome que ontem/ Listas de extermínio/ Misturadas com as do supermercado/ Ninguém nota/...

Policial4 minutos atrás

Homicídio e tráfico: PM cumpre mandados de prisão em Cachoeiro e Vargem Alta

Nessa terça-feira (22), em Vargem Alta, Castelinho, policiais militares cumpriram um mandado de prisão por homicídio e outros crimes. O...

Policial5 minutos atrás

Militares do 14º Batalhão apreendem arma de fogo em Iúna

Na noite desta terça-feira (22), os militares da 2ª Cia do 14º BPM detiveram um indivíduo por porte ilegal de...

Estadual5 minutos atrás

Relação entre tecnologia e futuro pós-pandemia é foco dos debates do segundo dia da VII Semana Estadual de TIC

O segundo dia VII Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como ponto principal, nesta terça-feira (22), enfatizar a...

Estadual9 minutos atrás

Sefaz moderniza ambiente para emissão de DUAs

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) atualizou, nesta terça-feira (22), o ambiente que os contribuintes usam para emitir os Documentos Únicos de...

Estadual9 minutos atrás

Adolescentes da Unis Sul concluem cursos profissionalizantes

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as formações não pararam nas Unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!