conecte-se conosco



Economia

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Publicado

em


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Depois do grande sucesso com o Embraer EMB-110 Bandeirante, a Embraer decidiu começar um novo projeto de aeronave, com plano de uma aeronave maior, sendo basead no EMB-121 Xingú. Em 1979, o EMB-120 foi lançado, com o nome Brasília.

Diferente do EMB-110, o Brasília entrou em operação diretamente no exterior, e somente em outubro de 1985 foi entregue a uma companhia aérea brasileira.

Após 41 anos de seu lançamento, no Brasil não temos mais uma grande quantidade de aeronaves deste modelo voando comercialmente. Somente 3 Embraer 120 Brasília voam na área comercial, e ambas na região Norte do país.

RICO TÁXI AÉREO

A Rico Táxi Aéreo, empresa com sede no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, possui 2 EMB-120 em sua frota, o PP-PSA e o PR-STZ.

Ambas aeronaves tem uma extensa carreira na aviação, onde entraram em operação na década de 90.

Fabricado em 1995, o PP-PSA iniciou seus voos na Passaredo Linhas Aéreas no ano seguinte, 1996, onde permaneceu ativo até julho de 2011. Estocado até novembro do mesmo ano, a Air Amazônia o adquiriu e batizou-o de ” Tefé “. Sua carreira na empresa não durou muito, pois em 2012 a empresa fechou, estocando-o mais uma vez. Em 2017, a Rico Táxi Aéreo ressuscitou o turboélice, trazendo-o de volta à ativa e voando até o momento pelo Brasil.

Já o PR-STZ, iniciou sua carreira fora do Brasil. No ano de sua fabricação, 1993, foi entregue à Skywest Airlines com matrícula N216SW. Após uma longa carreira nos EUA, o E120 chegou ao Brasil em 2014, onde foi adquirido pela Sete Linhas Aéreas, e no ano seguinte passou a ser Sete Táxi Aéreo. Após mais de 3 anos, foi adquirido pela Rico Táxi Aéreo, onde voa até hoje.

PIQUIATUBA

Fundada em 2005, a Piquiatuba Táxi Aéreo possui uma frota de 23 aeronaves, tendo um Embraer E120 Brasília entre elas. Com sede em Santarém (STM), a empresa utiliza seu turboélice para realizar voos cargueiros e fretamentos.

Fabricado em 2004, o PT-SOK teve como primeiro operador a Vale do Rio Doce, onde foi adquirido no ano de 2006. Após 6 anos de operação na mineradora multinacional, em 2012 o turboélice bimotor foi comprado pela Piquiatuba, onde voa até hoje.

No Brasil, há sim outras aeronaves em atividade porém, não na aviação comercial. A Força Aérea Brasileira possui algumas unidades do E120 Brasília, designadas para missões em locais de pouca estrutura e voos mais curtos.

A Embraer possui um exemplar do Brasília, o PT-SXP, que já operou pela Penta Linhas Aéreas e hoje é utilizada para transporte de seus funcionários entre suas bases.

Foto: Cláudio Capucho © jetphotos.com

Para mais notícias sobre aviação, acesse o Contato Radar (CLICANDO AQUI) .

O post Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil? apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comente Abaixo
Internacional2 minutos atrás

Ex-presidente da França morre aos 94 anos

O ex-presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, um dos principais arquitetos da integração europeia no início dos anos 70, morreu aos...

Mulher2 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 03 de dezembro de 2020

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente, nas previsões de Marcelo Dalla...

Mulher2 minutos atrás

Conheça o shibari, a técnica de amarração erótica do BDSM

Pixabay/Creative Commons Entenda o que é Shibari O termo japonês Shibari significa prender ou amarrar. A história da prática começa...

Nacional3 horas atrás

Calor e chuva forte nesta quinta em São Paulo

Fernanda Carvalho/Fotos Publicas Previsão do Tempo para São Paulo indica chuva e calor Calor e chuvas no fim da tarde...

Política8 horas atrás

PGE pede ao TSE quebra de sigilos de Luciano hang em ação contra Bolsonaro

IG – Economia ‘Véio’ da Havan é investigado por suposto financiamento de disparo de mensagens falsas a favor de Bolsonaro...

Estadual9 horas atrás

Hotel deve ser indenizado por motorista que causou acidente em estacionamento

No momento em que fazia a manobra, o requerido atingiu o veículo de um cliente da empresa hoteleira. O juiz...

Economia9 horas atrás

Fernanda Ribeiro fala sobre fintechs e novos bancos em live do iG nesta 5º

Divulgação Fernanda Ribeiro, convidada do programa Brasil Econômico ao Vivo desta quinta-feira Nesta quinta-feira (26), a partir das 17h, o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!