conecte-se conosco


São Mateus

Água volta a ficar salinizada em São Mateus, mas Saae usa poços artesianos

Publicado

em

Entre sábado e domingo últimos, o morador de São Mateus, principalmente dos bairros distantes do centro e na parte mais alta como Ideal e Lago do Cisne voltaram a enfrentar o problema de falta d’água. O motivo foi o corte do fornecimento por parte do SAAE devido à salinização do Rio Cricaré.

Bem que o SAAE tentou solucionar o problema, mas enfrentou um outro: alguns poços artesianos não puderam funcionar porque estavam danificados, devido a ação de vândalos, o que está sendo investigado por determinação do prefeito Daniel Santana, que pediu agilidade na recuperação dos poços para evitar que a população venha a ser ainda mais prejudicada.

De acordo com o diretor do SAAE René Michel Kherlakian, no domingo (20) a salinidade da água no ponto de captação no Rio Cricaré chegou a 440 na maré cheia – o máximo permitido pela Organização Mundial de Saúde para o consumo humano é de 250ppm.

René informou através da Secretaria de Comunicação da Prefeitura que a estação do Saae ficou desligada no período entre 9 e 13 horas, e, depois, das 21h até 1h40 desta segunda-feira (21).  Afirmou ainda que a estação volto a bombear água do rio no período de 1h40 até as 10h20, quando foi novamente desligada e voltou a ser ligada às 15h10.

Quanto à dificuldade de colocar todos os poços artesianos em funcionamento em tempo hábil devido a ação de vândalos, o prefeito Daniel determinou que fossem acionados os guardas municipais para atuarem nos locais onde existem poços. Também pediu apoio da Polícia Militar neste sentido e ação da Polícia Civil para identificar os responsáveis pelos danos aos poços. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Daniel da Açaí, prefeito de São Mateus, pede desculpas ao Ministério Público
publicidade

São Mateus

São Mateus será capital simbólica do Espírito Santo nesta quarta-feira

Publicado

em

A transferência simbólica faz parte da programação do Novembro Negro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20), quando o País celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, acontece a transferência simbólica da capital do Espírito Santo para o município de São Mateus. O ato é previsto pela lei estadual nº 8.790, de 2007 e faz parte da programação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) para o Novembro Negro.

A solenidade terá início às 10h no Palácio Municipal, no Centro do município, e contará com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes.

Será promovida uma roda de conversa com lideranças quilombolas às 13h30, e mais duas palestras: uma sobre “Estética e Moda Afro”, com a designer de moda Pandora Luz, às 14h30, e outra com o tema “Questões étnico-raciais nas Escolas Municipais”, com o militante do Movimento Negro, Samuel Pinheiro, às 16h. A programação também conta com apresentações culturais.

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra relembra, por meio de ações em todo Brasil, a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei 12.519 já no ano de 2011.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem assassinado a tiros de pistola em São Mateus
Continue lendo
Política10 minutos atrás

Fux libera novamente caso de Deltan para julgamento no Conselho do MP

arrow-options NELSON JR /STF Essa é a segunda vez que o ministro Luiz Fux muda de posição O ministro Luiz...

Estadual57 minutos atrás

Homem que adquiriu forno industrial sem peças necessárias para funcionamento será indenizado

“Na espécie, como já consignado, o requerente teve vários percalços ao tentar resolver um simples problema de produto com defeito,...

Estadual57 minutos atrás

Negada indenização a aluna que alegou ter sido suspensa de escola por não ter material didático do ano

O magistrado verificou que a requerente não apresentou nenhum indício de prova dos fatos alegados e limitou-se a argumentar genericamente....

Estadual57 minutos atrás

TJES nega pedido de Rio Novo do Sul para liberar área com risco de deslizamento de rochas

Segundo município, há divergência entre os laudos de vistoria. Para relator do processo, é mais prudente a manutenção da medida...

Estadual57 minutos atrás

9º Encontro dos Juízes Criminais e de Execuções Penais acontece na próxima segunda-feira, 25

A Lei de Abuso de Autoridade será o tema da palestra de abertura do encontro, com a participação do promotor...

Tecnologia4 horas atrás

Google promove eleição dos melhores apps de 2019; DAZN e Dollify são finalistas

O Google promove uma eleição em sua playstore (loja de aplicativos) para escolher os melhores de 2019. Há diversas categorias...

Saúde6 horas atrás

Brasil reforça vacinação em 16 municípios de fronteira

O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. Até o dia 30...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana