conecte-se conosco


Agricultura

Agricultores familiares de Palmas participam de capacitação sobre plantas medicinais e fitoterápicos

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), promoveu, durante dois dias, em Palmas (TO), uma oficina de capacitação em Legislação Sanitária, Políticas Públicas e Boas Práticas de Produção e Manejo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

A iniciativa, realizada com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reuniu agricultores familiares e técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), entre os dias 28 e 29 de novembro.

A ação integra o Projeto “Articulação e Governança para a Promoção de Cadeias de Valor em Plantas Medicinais e Fitoterápicos: A Saúde como Setor Estratégico para o Desenvolvimento Local”. Por meio de oficinas de capacitação, a ideia é promover a saúde e a inclusão produtiva, a partir do fortalecimento da gestão da base produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, com enfoque na agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, quilombolas, povos indígenas e assentados da reforma agrária.

Entre as espécies de plantas medicinais analisadas estão a sucupira, a macaúba, a hortelã e a babosa. Estas cadeias foram mapeadas na primeira fase do projeto, para definição do Plano de Ação Estratégica.

Agricultora familiar do município de Marianópolis, localizado a 180 quilômetros de Palmas, Zilmar Cunha conta que, além de abrir novos horizontes, a oficina levou otimismo para sua comunidade. “Esperamos que com esse projeto a gente consiga realizar o nosso sonho, que é ver essas cadeias produtivas funcionando. Que a gente produza a nossa babosa e a nossa hortelã, e possa vender em uma farmácia viva ou para o mercado e melhorar a nossa renda”.

A presidente da Associação dos Micro Agroindustriais de Palmas (Agrop), Aurilene de Sousa, afirmou que pretende multiplicar as boas práticas entre os agricultores. “Aprendemos bastante sobre essa modalidade das plantas medicinais e da farmácia viva. Observamos o grande potencial desse setor e vamos levar para a nossa comunidade muitas informações importantes”.

Leia mais:  ETANOL/CEPEA: Preços recuam pela 4ª semana consecutiva

Para a articuladora da área de plantas medicinais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, Marta Barbosa, as atividades significaram uma oportunidade para ampliar os conhecimentos acerca das novas ações do governo federal. “Os agricultores, as assessorias técnicas e as instituições do estado puderam conhecer melhor as novas políticas públicas que foram apresentadas e pensar em como daqui para frente nós vamos estar nos organizando para implementar esses projetos aqui no estado”.

As oficinas de capacitação se inserem no “Eixo II – Ervas Medicinais, Aromáticas, Condimentares, Azeites e Chás Especiais do Brasil”, do programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade. Lançado este ano pelo Mapa, o programa busca fortalecer as cadeias produtivas que usam os recursos naturais de forma sustentável, gerando renda para pequenos e médios agricultores e para comunidades tradicionais.

Informações à imprensa:
[email protected]

Comentários do Facebook
publicidade

Agricultura

Aviso de Pauta: Ministério divulga dados sobre PNCRC Vegetal

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulga na próxima segunda-feira (16) os resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) realizado entre 2015 e 2018. O PNCRC monitora tanto resíduos de agrotóxicos como de contaminantes químicos e biológicos em produtos de origem vegetal. 

Quem dará a entrevista será o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo e o coordenador-geral de Qualidade Vegetal, Hugo Caruso. 

Serviço: Entrevista Coletiva sobre os resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) 

Quando: Dia 16 de dezembro (segunda-feira), às 14h30 

Local: Auditório Olacyr de Moraes do Ministério da Agricultura – Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Térreo

Informações à Imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Leia mais:  Tereza Cristina diz a exportadores que governo vai melhorar o seguro-rural
Continue lendo
Entretenimento1 hora atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

arrow-options Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu...

Entretenimento1 hora atrás

Taty Zatto posa sensualíssima em ensaio fotográfico de lingerie

arrow-options Gutho Oliveira Taty Zatto, por Gutho Oliveira Taty Zatto posou para um ensaio fotográfico com sugestões de lingeries brancas...

Esportes1 hora atrás

Seleção feminina aumenta série invicta e encerra 2019 com vitória

A seleção brasileira de futebol feminino se despediu com vitória da temporada 2019. Neste domingo (15), na Arena da Fonte...

Estadual2 horas atrás

Motorista sofre sequestro relâmpago e suspeito tem traumatismo craniano depois de veículo capotar

Esse é o quarto caso de sequestro a motorista de aplicativo em duas semanas. As primeiras informações dão conta de...

Entretenimento2 horas atrás

Geisy Arruda aparece sem sutiã e empina bumbum gigante de calcinha fio dental

Na tarde deste domingo (15), Geisy Arruda levou os seguidores à loucura ao publicar uma foto pra lá de sensual em seu...

Entretenimento2 horas atrás

Juiz federal quer processar Netflix por especial de Natal com ‘Jesus gay’

Divulgação Especial de Natal do Porta dos Fundos traz Gregório Duvivier como Jesus Cristo e Fábio Porchat como seu namorado...

Entretenimento2 horas atrás

Vidente faz previsões chocantes sobre as cantoras Anitta e Ludmilla em 2020

O vidente Robério de Ogum concedeu recentemente uma entrevista especial para o programa Super Pop e revelou como será o futuro de alguns famosos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana