conecte-se conosco



Estadual

Agerh simplifica Cadastro Estadual de Segurança de Barragens para reservatórios de até 10 hectares

Publicado

em


Cadastro Estadual de Segurança de Barragens ficou mais simples para reservatórios com área de até 10 hectares para acumulação de água. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) reduziu o formulário de Cadastro e dispensou algumas informações para as barragens de menor porte existentes no Espírito Santo. 

No Cadastro Simplificado, as informações técnicas básicas sobre o reservatório, como localização, tamanho, volume de armazenamento, estrutura, dispositivos de segurança, autorizações, entre outras, continuam sendo obrigatórias. A versão simplificada exclui apenas as informações sobre o estado de conservação das estruturas e a classificação do dano potencial, caso não existam edificações a jusante da barragem.

São dados complementares mais complexos, primordiais apenas para barragens maiores, de acordo com o gerente de Gestão e Infraestrutura Hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm. “Existem muitas barragens de pequeno porte no Espírito Santo. Com a simplificação do cadastro, será mais fácil trazê-las para a regularidade, permitindo uma melhor gestão sem onerar o trabalho dos agricultores familiares, principais empreendedores dos barramentos de pequeno porte”, explicou o gerente.

Para barragens com área acima de 10 hectares, o Cadastro de Segurança não sofreu alteração. “E é muito importante que os responsáveis por barragens de grande porte façam o Cadastro de Segurança completo, pois é com base nas informações que a Agerh realiza o monitoramento e a fiscalização dos grandes reservatórios de armazenamento d’água, uma segurança a mais para a sociedade e para o próprio empreendedor, que não terá nenhum gasto a mais por isso”, orienta Wolfgramm.

Cadastro Estadual de Segurança de Barragens: gratuito e on-line

Cadastro Estadual de Segurança de Barragens é 100% gratuito e on-line. Trata-se de um banco de dados que armazena as informações de barragens para armazenamento de água localizadas no Estado, fornecidas pelos empreendedores e responsáveis técnicos, por meio de um formulário digital. 

O preenchimento do Cadastro Estadual de Segurança de Barragens é responsabilidade do proprietário, responsável técnico ou operador do empreendimento. Atualmente, mais de 300 barragens de acumulação de água estão cadastradas na Agerh. Os reservatórios são monitorados periodicamente pela Agência.

A Agerh é o órgão responsável pela fiscalização de segurança de barragens construídas e outorgadas no Espírito Santo (Lei Federal nº 12.334, de 20 de setembro de 2010), exceto os empreendimentos de geração de energia, cuja fiscalização é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

No Espírito Santo, as barragens mais comuns são as de terra, em sua maioria pequenas, utilizadas para armazenamento de água para uso agrícola ou abastecimento público. 

Os empreendimentos são estratégicos para a segurança hídrica, desde que sejam construídos e gerenciados de maneira técnica.

Para instruir o empreendedor e difundir conhecimentos sobre o tema no Estado, a Agerh desenvolveu a Cartilha de Segurança de Barragens, que traz orientações para regularização e manutenção da segurança de barragens para armazenamento de água no Espírito Santo. A cartilha está disponível on-line.

É proprietário ou responsável técnico de barragens? Registre o empreendimento no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens e acesse a Cartilha de Segurança de Barragens.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207 e 99935-0085
[email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Youtube: Agerh ES  

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Política5 minutos atrás

Carnaval: Bolsonaro dispara contra governadores e prefeitos por festa em 2022

Reprodução Bolsonaro participou de cerimônia oficial na Academia Militar das Agulhas Negras O presidente Jair Bolsonaro voltou a alfinetar governadores...

Estadual5 minutos atrás

Ação Integrada pela Cidadania oferece atividades de lazer e serviços gratuitos no bairro Nova Palestina, em Vitória

Crianças, jovens e adultos participaram, neste sábado (27), da Ação Integrada pela Cidadania realizada no bairro Nova Palestina, em Vitória....

Entretenimento10 minutos atrás

Irmão de Rodrigo Faro se envolve em acidente de carro e posta fotos machucado

Reprodução/Instagram Danilo Faro se envolve em acidente O empresário Danilo Faro, irmão do apresentador Rodrigo Faro, sofreu um acidente de...

Internacional35 minutos atrás

Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Dois casos da nova variante Ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, disse o...

Nacional35 minutos atrás

Queda de avião: família de copiloto aluga lanchas e helicóptero para buscas

Reprodução/redes sociais Jovem está desaparecido desde o acidente A família do copiloto do avião que caiu no mar entre Ubatuba...

Economia1 hora atrás

Black Friday digital bate recorde de clientes com mais de 51 anos

Unsplash/Bench Accounting Compras online crescem entre os mais velhos O crescimento do público sênior no e-commerce representa uma importante tendência...

Política1 hora atrás

Bolsonaro diz que formação no Exército foi mais difícil do que Presidência

Antonio Cruz/Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que sua formação militar foi mais difícil...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!