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Agentes de Venda do Cartão GV estarão em feiras livres de Vitória neste final de semana

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Neste sábado (06) e no domingo (07), os agentes de venda do CartãoGV estarão presentes nas feiras livres de Vitória comercializando e recarregando o Bilhete Único Metropolitano. A ação tem o objetivo de estimular o uso do cartão como forma de pagamento, com o objetivo de diminuir o risco de contágio de Covid-19 por meio da circulação de dinheiro no transporte público.

Desde o mês de maio, como medida de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), o embarque nos coletivos do sistema Transcol é feito exclusivamente por meio do CartãoGV.

Lembre-se: Saia de casa somente se for realmente necessário. Caso precise utilizar o transporte coletivo, utilize o CartãoGV e embarque somente em coletivos com assentos disponíveis. Utilize também o aplicativo ÔnibusGV para conferir os horários e localização dos coletivos para programar sua viagem.

Feiras e horários:

Feira livre de Maruípe (Av Cel. José Martins de Figueiredo) – domingo (07) de 06h às 12h;

Feira livre de Caratoíra (Rua Presidente Arthur Bernardes) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira livre de Santa Martha (Rua João Batista Martinho) – domingo (07) de e 06h às 12h;

Feira livre de Jardim da Penha (Rua Comissário Octávio Queiroz) – sábado(06) de 06h às 12h;

Feira livre de Maria Ortiz (Av Prof. Fernando Duarte Rabelo) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira livre de São Pedro (Rua Natalino de Freitas Neves) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira de Gurigica (Rua Construtor Camilo Gianordoli) – domingo (07) de 06h às 12h;

Cartão GV em Guarapari

Os usuários do sistema Transcol moradores de Guarapari, agora contam com mais um ponto para aquisição e recarga do CartãoGV:
Fábio Lanches – Rua Turfa, 01 (Trevo de Setiba) – Guarapari. Atualmente, a região é atendida pela linha 672, que vai até o trevo de Setiba.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.

Texto: Esther Mendes

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 99849-6178
[email protected]

Fonte: Governo ES

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Concessionária de energia é condenada a indenizar consumidor que sofreu com apagão em casa

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Segundo os autos, a falha no serviço durou 48 horas e prejudicou o autor, que tem uma filha recém-nascida e um irmão com deficiência.

O juiz titular da Vara Única de Águia Branca julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados por um homem que sofreu com um repentino apagão em sua residência pelo período de 48 horas.

A parte requerente narrou que não possui débitos com a concessionária de energia e acredita que houve a interrupção do fornecimento de energia elétrica em razão da queima de componentes devido à sobrecarga de fios entrelaçados e velhos.

O autor afirmou ter sido prejudicado pela falha da requerida, uma vez que tem uma filha recém-nascida em casa, além de um irmão com deficiência.

A ré, em defesa, contestou a ação, sustentando que após reclamação, restabeleceu a energia no mesmo dia, o que não condiz com o período alegado pelo autor. Da mesma maneira, aduziu que não há qualquer indício ou evidência de falha na prestação dos serviços, tampouco a ocorrência de ato ilegítimo.

Ao examinar o processo, o magistrado verificou que foram coletados depoimentos testemunhais de vizinhos que sofreram com o mesmo problema, pelo período de 48 horas, fato comum em tempos de chuva e ventania na região, segundo eles.

“[…] verifica-se do depoimento de duas testemunhas que residem próximo à residência do autor que sofreram com os mesmos problemas de falta fornecimento de energia elétrica, que este ocorre, provavelmente, em decorrência da chuva e da ventania e que é de praxe a demora da Requerida em religar a luz, lesando todos os residentes da região […]”.

A partir do conjunto probatório, o juiz entendeu que houve falha no fornecimento do serviço prestado pela concessionária, devendo esta ser condenada pelos prejuízos causados à parte autora. “Com efeito, resta evidenciada a falha na prestação de serviço e, consequentemente, a responsabilidade objetiva da ré, devendo responder pelos prejuízos causados ao autor, cabendo ainda mencionar que a requerida não logrou êxito em apresentar nenhum elemento que pudesse romper o nexo causal (caso fortuito ou força maior), não se desincumbindo de seu ônus probatório”, concluiu em sua decisão.

O magistrado da Vara Única de Águia Branca estabeleceu o valor de R$2 mil, a título de danos morais, ao consumidor.

Processo nº 5000274-73.2018.8.08.0057

Vitória, 01 de julho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

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