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Agentes de Venda do Cartão GV estarão em feiras livres de Vitória neste final de semana

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Neste sábado (06) e no domingo (07), os agentes de venda do CartãoGV estarão presentes nas feiras livres de Vitória comercializando e recarregando o Bilhete Único Metropolitano. A ação tem o objetivo de estimular o uso do cartão como forma de pagamento, com o objetivo de diminuir o risco de contágio de Covid-19 por meio da circulação de dinheiro no transporte público.

Desde o mês de maio, como medida de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), o embarque nos coletivos do sistema Transcol é feito exclusivamente por meio do CartãoGV.

Lembre-se: Saia de casa somente se for realmente necessário. Caso precise utilizar o transporte coletivo, utilize o CartãoGV e embarque somente em coletivos com assentos disponíveis. Utilize também o aplicativo ÔnibusGV para conferir os horários e localização dos coletivos para programar sua viagem.

Feiras e horários:

Feira livre de Maruípe (Av Cel. José Martins de Figueiredo) – domingo (07) de 06h às 12h;

Feira livre de Caratoíra (Rua Presidente Arthur Bernardes) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira livre de Santa Martha (Rua João Batista Martinho) – domingo (07) de e 06h às 12h;

Feira livre de Jardim da Penha (Rua Comissário Octávio Queiroz) – sábado(06) de 06h às 12h;

Feira livre de Maria Ortiz (Av Prof. Fernando Duarte Rabelo) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira livre de São Pedro (Rua Natalino de Freitas Neves) – sábado (06) de 06h às 12h;

Feira de Gurigica (Rua Construtor Camilo Gianordoli) – domingo (07) de 06h às 12h;

Cartão GV em Guarapari

Os usuários do sistema Transcol moradores de Guarapari, agora contam com mais um ponto para aquisição e recarga do CartãoGV:
Fábio Lanches – Rua Turfa, 01 (Trevo de Setiba) – Guarapari. Atualmente, a região é atendida pela linha 672, que vai até o trevo de Setiba.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.

Texto: Esther Mendes

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 99849-6178
[email protected]

Fonte: Governo ES

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Quarentena: Pipas já deixaram mais de 200 mil clientes sem energia

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A EDP alerta que Número de interrupções, março e junho, foi 540% superior do mesmo período de 2019

O aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica durante os meses de março e junho, período que coincide com a recomendação das autoridades para o isolamento social e suspensão das aulas escolares, como prevenção ao contágio pela Covid-19, acende um alerta vermelho. Neste contexto de pandemia, em que o fornecimento de energia elétrica se torna mais essencial, seja para abastecer unidades de saúde, hospitais e residências que possuem paciente que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência, o impacto das interrupções é ainda mais preocupante. Além disso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, faz outro alerta para uma ameaça junto ao crescimento dessas ocorrências: o risco de graves acidentes.

Entre março e junho desse ano, foi registrada uma elevação de 540% no número de clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta de pipas, isso representa que mais de 200 mil unidades consumidoras foram afetadas com a interrupção do serviço sendo que, no mesmo período de 2019, esse número foi de 37 mil. No número de ocorrências, foram 928 ordens, ante 246 no mesmo período de 2019.

Afonso Celso da Silva, gestor executivo de operação EDP, reforça a importância da prática segura da brincadeira e para o respeito às orientações do isolamento social. “Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança, ainda mais neste período de quarentena. Sabemos que o cerol e linha chilena ainda são muito utilizados e, dependendo de sua composição, podem ser condutores de energia, com potencial de causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas. Em período de isolamento social, é recomendável priorizar brincadeiras em que não seja necessário sair de casa”.

O gestor ressalta que as linhas de pipas com cerol ou produtos cortantes causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também, podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação e serem puxadas, interrompendo o fornecimento de energia para os moradores da região. 

Orientações para empinar pipas de forma segura

Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com os fios de alta tensão aumenta o risco de acidentes graves e fatais, além do perigo de quedas;

Além de serem proibidos, o cerol e a chamada “linha chilena” trazem risco para quem está empinando a pipa e também para terceiros, como motociclistas e pedestres, além de oferecem perigo no contato com a rede de energia. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.

Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede;

Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e, em casos mais extremos, causar a morte. Para conscientizar a população e orientar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, a EDP e o Instituto EDP realizam projetos com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua. Mais informações sobre segurança com energia elétrica podem ser acessadas no site www.edp.com.br/seguranca.

É importante ressaltar que, em caso de qualquer incidente na rede elétrica, a EDP deve ser comunicada por meio dos canais de atendimento:

  • Site www.edponline.com.br
  • Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
  • Central de Atendimento: 0800 721 0707
  • WhatsApp EDP: (27) 99772-2549
  • SMS para 28037 com a mensagem Sem Luz

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.

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