conecte-se conosco



Nacional

Aeroportos brasileiros passam a transmitir alerta da Anvisa sobre coronavírus

Publicado

em

source

Agência Brasil

aeroporto arrow-options
Reprodução

Mensagem com cerca de 1 minuto traz orientações para passageiros que possam ter circulado na China

Os aeroportos brasileiros começaram a divulgar a partir desta sexta-feira (24) um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus. No alerta, uma mensagem de áudio de aproximadamente 1 minuto, a Anvisa orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a procurar uma unidade de saúde. Também são dadas orientações para evitar a transmissão de doenças.

Leia mais: China fecha parte da Muralha e da Cidade Proibida devido ao coronavírus

A E mpresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária ( Infraero ) confirmou que todos os aeroportos administrados por ela veicularão a mensagem. Segundo a Anvisa, os aeroportos concedidos à iniciativa privada também receberam o alerta sonoro e devem veiculá-lo. A agência se reuniu especificamente com representantes do aeroporto de Guarulhos, por tratar-se de um local com fluxo intenso de voos internacionais.

Nessa reunião, a Anvisa informou profissionais de empresas aéreas e de outros setores do aeroporto sobre a atual situação do coronavírus e sobre a definição do governo brasileiro, alinhada às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) do que pode ser considerado um caso suspeito. Além disso, a agência abordou a intensificação nos procedimentos de limpeza e desinfecção dos terminais.

O coronavírus matou 26 pessoas na China e a doença chegou a outros países, como Japão , Tailândia e Coreia do Sul. Não há registros de que a doença tenha chegado ao Brasil. A fonte do vírus ainda é desconhecida, sendo possivelmente de uma reserva animal, e a extensão da transmissão entre humanos ainda não é clara.

Leia também: Ministério da Saúde garante que coronavírus não chegou ao Brasil

“A Anvisa informa: se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar dentro de um período de 14 dias após a viagem para a China, você deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da viagem. Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar tome medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças: lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel. Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos. Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas. Procure o serviço de saúde mais próximo”.

Comentários do Facebook

Nacional

“Temos que melhorar esse negócio de quarentena. Foi precipitado”, diz Mandetta

Publicado

em

source
mandetta coronavírus arrow-options
Isac Nóbrega/PR

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na tarde desta quarta-feira (25) que a atitude dos governadores em adotar medidas de quarentena foi realizado cedo. A crítica foi realizada durante uma coletiva sobre a situação da saúde nacional diante do Covid-19, o novo coronavírus, realizada em Brasília.

Leia mais: Em coletiva, Ministério da Saúde anuncia distribuição de hidroxicloroquina 

A gente tem que melhorar esse negócio de quarentena. Foi preciptado, foi cedo”. Na visão de Mandetta, o que o Brasil precisa é estudar alternativas que não desacelerem a economia e a logística. A quarentena  sem prazo final se torna “uma parede na vida das pessoas”, segundo o ministro. O ministro se mostrou ao lado do presidente Jair Bolsonaro em relação aos impactos que o isolamento social podem trazer ao país.

“Nós vamos atravessar [a crise do coronavírus  ] com ciência em uma mão, informação sobre a epidemia e capacidade de fazer operações logísticas em outra. Vamos atravessar isso sim, todos juntos”, reforçou mandeta ao lado do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis.

O ministro da Saúde também não descartou soluções caseiras como ações preventivas contra o covid-19. A utilização de orações, chás e receitas como canja foram citadas por ele entre os elementos que podem ser utilizados para reforçar os cuidados com a saúde e evitar uma baixa imunidade. 

“As pessoas me perguntam: ‘Chá é bom?’ Tô tomando chá direto. Todo dia tomo uma canja. Eu não pego ‘golpe de ar’, ponho um casaquinho para ficar quientinho. Porque isso é algo que aprendemos com nossos pais em um momento em que não havia medicamento”, disse Mandetta , que ao mesmo tempo revelou que está “orando” pela criação de uma vacina que combata o coronavírus .

Profissionais de saúde de todo o Brasil se queixam que equipamentos de proteção mecânica contra o covid-19, como máscaras, estão em falta. Para contornar a crise de materiais, o Ministério da Saúde reforçou que mais 15 milhões de máscaras foram compradas, mas por questões logísticas não estão chegando às regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Leia também: Ministro da Saúde tenta equilibrar falas de Bolsonaro e medidas

A previsão é que entre os dias 27 e 28 de março os equipamentos de proteção pessoal contra o covid-19 sejam recebidos. O atraso fez com que o governo enviasse na sequência uma segunda remessa para as áreas. 

Um mês de coronavírus no Brasil

O primeiro caso registrado de coronavírus no país completa 30 dias nesta quinta-feira (26). No entanto, a plataforma sobre covid-19 no site do Ministerio da Saúde está fora do ar desde a última quinta (19). Durante a coletiva foi reforçada que a plataforma será relançada amanhã. 


Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial3 horas atrás

PRF detém menor com mandado de busca e apreensão conduzindo motocicleta

. Policiais suspeitaram de um motociclista que trafegava sem capacete e pela contramão da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF)...

Estadual5 horas atrás

COVID-19: Presos do regime semiaberto vão cumprir pena em casa no ES

Detentos que tiveram o regime modificado, por conta do Novo Coronavírus, deverão usar a tornozeleira eletrônica Juízes do Tribunal de...

São Mateus5 horas atrás

Clínica Oral Unic Implantes de São Mateus orienta sobre prevenção ao COVID-19

Diretora-técnica reforça cuidados aos pacientes em tratamento de implantes dentários. Considerado um ‘cartão de visita’, o sorriso também influencia na...

Entretenimento5 horas atrás

Elton John comemora 73 anos em isolamento pelo coronavírus

Em quarentena, devido ao  coronavírus , Elton John comemora seu 73º aniversário ao lado dos filhos, que surpreenderam o cantor...

Esportes6 horas atrás

Adiamento inédito gera impasses para realização de Jogos em 2021

. O adiamento inédito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19),...

Entretenimento6 horas atrás

Angelina Jolie doa US$ 1 mi para manter merenda de crianças na quarentena

Preocupada com a falta de merenda escolar para as crianças carentes que estão sem aulas nos Estados Unidos por conta...

Economia6 horas atrás

Maia afirma que fim do isolamento é pressão da Bolsa

O presidente da Câmara , Rodrigo Maia ( DEM-RJ ), declarou em reunião com governadores , nesta quarta-feira (25), que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana