Connect with us

Política

Aécio desiste da disputa ao Senado para tentar reeleição na Câmara

Published

on

Deputado Aécio Neves (PSDB -MG)
Câmara dos Deputados

Deputado Aécio Neves (PSDB -MG)

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) anunciou nesta quinta-feira que decidiu se candidatar à reeleição à Câmara Federal. Em um vídeo divulgado nesta tarde, o tucano afirmou que preferiu abrir mão de concorrer ao Senado para fortalecer a aliança que tem no estado com o PDT, de Ciro Gomes .

Aécio vinha aparecendo à frente das intenções de voto nas pesquisas regionais ao Senado, o que fez com o que deputado, que já ocupou uma cadeira na Casa Alta brasileira, pensasse em lançar uma candidatura para voltar a ser senador.

Agora, segundo afirmou, disputará mais uma vez à Câmara em prol da aliança firmada com o PDT, que indicará o vereador Bruno Miranda à vaga na chapa majoritária do candidato tucano ao governo de Minas, Marcus Pestana.

“Nesse momento, estou abrindo mão da disputa para o Senado para que o PDT, através do vereador Bruno Miranda, possa ocupar essa vaga e, ao nosso lado, construir uma candidatura clara, limpa, corajosa, ousada e preparada para que Minas possa ser a Minas de nosso tempo”, disse Aécio, que também afirmou: “A partir de uma ampla reflexão que nós fizemos, optei por fortalecer a candidatura do companheiro Marcus Pestana e fortalecendo a nossa aliança que já existe na federação com o Cidadania, agora também com o PDT”.

Ao anunciar que abriria mão da candidatura ao Senado, Aécio afirmou que recebeu apelos para que disputasse uma cadeira na Casa e lembrou que foi como senador que concorreu à Presidência em 2014, ocasião em que foi derrotado pela presidente à época Dilma Rousseff (PT).

“Provavelmente, muitos desses que se manifestaram favoravelmente a essa candidatura se lembram que foi no Senado da República, como senador por Minas Gerais, que eu construí um projeto presidencial, uma candidatura à Presidência da República, que por muito pouco não foi vitoriosa e, acreditem, teria mudado de verdade esse país”, disse.

No anúncio, Aécio não poupou críticas ao próprio partido por não ter candidatura própria à Presidência. O deputado era defensor de que o PSDB lançasse um nome tucano ao Planalto e foi contrário à aliança nacional que sigla fez com o MDB para apoiar a campanha presidencial da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“Tenho aqui que registrar que lamentavelmente o meu partido, o PSDB, nessas eleições cometeu um grave equívoco ao não apresentar uma candidatura à Presidência da República que pudesse demonstrar que existe vida inteligente fora dos dois polos que hoje disputam de verdade a Presidência da República”, afirmou Aécio, sem citar o nome do presidente, Jair Bolsonaro (PL), e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG Política

Comente Abaixo
Economia5 minutos ago

Quais desafios presidenciáveis enfrentam na economia? iGdeias debate

Brasil Econômico iGDeias – Os desafios dos candidatos na agenda econômica para as eleições A menos de três meses para...

Polícia Federal5 minutos ago

PF e RFB deflagram operação de combate à lavagem de dinheiro

Londrina/PR. A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta terça-feira (9/8) a operação...

Política30 minutos ago

Bolsonaro e Lula superam adversários em tempo de TV

Foto: Alan Santos e Ricardo Stuckert Jair Bolsonaro e Lula Apesar de ter tido pouco peso no resultado das eleições...

Mulher1 hora ago

O que leva uma pessoa a engordar de repente?

Divulgação Afinal, como emagrecer de vez? É possível vencer a obesidade? Entre as causas que levam uma pessoa a engordar...

Mulher1 hora ago

Mulheres integram 1ª orquestra parassinfônica do Brasil; conheça

OPESP/Divulgação Orquestra Parassinfônica de São Paulo quer visibilizar músicos e musicistas com deficiência; da esquerda para a direita: Camila Moraes,...

Mulher1 hora ago

Daniella Doyle: o trabalho invisível e a carga emocional na rotina

FreePik As responsabilidades das mulheres ultrapassam as barreiras da carreira É de conhecimento geral que o estresse e cansaço causados...

Mulher1 hora ago

68% dos pais brasileiros não tiraram licença paternidade de cinco dias

Divulgação Pesquisa aponta que 68% dos pais brasileiros não tiraram a licença paternidade mínima de cinco dias prevista por lei...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana