conecte-se conosco


Nacional

Advogado de Lula diz seguir confiante que ex-presidente deixe a prisão

Publicado

em

Cristiano Zanin Martins
Sylvio Sirangelo/TRF4 – 24.1.18
Advogado de Lula confia que o ex-presidente deixa a prisão em breve

Após o julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou dois pedidos de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins, afirmou que vai continuar trabalhando para anular o processo que levou o ex-presidente à prisão. Mas não quis dizer se a estratégia da defesa envolve a apresentação de algum recurso durante o recesso do STF, no mês de julho. Em geral, nesse período as decisões urgentes são tomadas ou pelo presidente, Dias Toffoli, ou pelo vice, Luiz Fux. 

A decisão do STF de negar habeas corpus a Lula foi provisória. A análise definitiva do caso será feita somente depois de julho, uma vez que esta foi a última sessão da Segunda Turma no semestre antes do recesso. O advogado de Lula não quis adiantar como se dará  a defesa nas próximas semanas.

“Essa avaliação (se apresenta alguma petição no recesso) nós ainda faremos. Não posso antecipar. Acabamos de ter um julgamento aqui”, disse Zanin .

Questionado sobre a eventual impossibilidade de atestar nem a veracidade nem a adulteração das mensagens reveladas pelo site “The Intercept”, Zanin disse que a dúvida milita a favor do acusado. Segundo o site, o ex-juiz federal Sergio Moro, quando tocava a Operação Lava-Jato, deu orientações ao procurador Deltan Dallagnol sobre como atuar em alguns processos, inclusive no do tríplex do Guarujá, que levaria à condenação e prisão de Lula .

“A tão só existência de dúvida deve militar em favor do acusado. Então se existe dúvida por parte do Ministério Público e da Procuradora-geral da República, isso deve reverter em favor do acusado. É isso que temos, a expectativa, sem prejuízo de termos conhecimento de novos elementos que possam reforçar ainda mais a suspeição que foi apresentada desde o início do processo”, disse Zanin.

O advogado afirmou que Lula mantém a expectativa de ser solto, porque não cometeu crimes. Na sua avaliação, ele só foi condenado porque tinha um juiz parcial no seu caso. Zanin afirmou que a expectativa é que a suspeição de Moro e a consequente anulação do processo e da prisão venham a ser reconhecidas. Ele negou também que o foco agora seja lutar pela progressão da pena de Lula, uma vez que a prioridade ainda é absolvição.

“Havia uma condenação pré-estabelecida, uma acusação que foi coordenada pelo próprio magistrado. E isso é incompatível com o devido processo legal”, disse o advogado de Lula , numa referências às mensagens reveladas pelo site “The Intercept”.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Jovem que assassinou funcionário dos Correios leva tiros em São Mateus e acaba preso
publicidade

Nacional

Homem mata mulher após briga por causa de barulho de sanfona

Publicado

em

O caso ocorreu em Lavras, no sul de Minas Gerais. A vítima foi morta a facadas e golpes de madeira na cabeça

Polícia Civil de Minas Gerais investiga mais um feminicídio. Desta vez, ocorrido em Lavras, no sul do estado. A vítima é uma mulher de 52 anos, morta pelo próprio marido dentro da residência onde o casal vivia. Irene Aparecida Borges (foto em destaque) foi assassinada a golpes de pedaços de madeira e facas.

O crime aconteceu por volta de 20h30 desse domingo (13/07). O acusado, de 64 anos, foi preso em flagrante. Ele disse, em depoimento, que atirou um banco contra a cabeça de Irene durante uma briga. Afirmou que a confusão começou no momento em que passou a tocar sanfona em casa. A mulher teria se sentido incomodada porque queria assistir TV, segundo informações do Extra.

Ele contou ainda aos policiais que, após ficar irritada com o barulho, Irene teria pegado uma faca e, em determinado momento, “para se defender”, atirou o banco de madeira contra ela, em “legítima defesa”. Ele, segundo a polícia mineira, reconheceu a desproporcionalidade de seu golpe, quando confessou o crime.

Após matar Irene, segundo consta o boletim de ocorrência, o homem, que não teve a identidade divulgada, saiu de casa e contou o que fez para um vizinho. A Polícia Militar foi, então, acionada por volta das 20h30. Quando os PMs chegaram ao local, encontraram o autor e, no interior da residência, o corpo da mulher caído ao chão.

A filha da vítima disse que a mãe já havia sido agredida pelo marido, mas não chegou a registrar ocorrência. O homem não tinha passagens pela polícia. Estava desempregado e, segundo os investigadores, tinha ciúmes pelo fato de Irene trabalhar em uma universidade da cidade.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Adolescentes estupram criança de 9 anos no banheiro da escola
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional10 minutos atrás

Homem mata mulher após briga por causa de barulho de sanfona

O caso ocorreu em Lavras, no sul de Minas Gerais. A vítima foi morta a facadas e golpes de madeira...

Nacional17 minutos atrás

Influencer morre ao cair do 9° andar um dia após se casar sozinha

Reprodução A influenciadora digital e youtuber Alinne Araújo, 24 anos, morreu nesta segunda-feira (15) ao cair do nono andar do...

Variedades26 minutos atrás

Propaganda de açougue com foto de mulher causa polêmica em Portugal

Uma propaganda viralizou e causou indignação nos portugueses Nesta segunda-feira (15), uma foto de uma propaganda em um açougue de...

Polícia Federal30 minutos atrás

Operação Especialista combate grupo criminoso agia contra agências bancárias e estabelecimentos

Natal/RN – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16/7) a Operação Especialista, para desarticular grupo criminoso que praticou crimes de...

Polícia Federal30 minutos atrás

PF combate o tráfico internacional de opioide

Florianópolis/SC – A Polícia Federal, em cooperação com a agência norte americana de combate a drogas (DEA), deflagrou nesta terça-feira...

São Mateus34 minutos atrás

Carro é flagrado a 187 km/h na BR-101 em São Mateus

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o excesso de velocidade é a 2ª maior causa de morte nas...

Economia1 hora atrás

Vale assina acordo para indenizar famílias de funcionários mortos em Brumadinho

arrow-options Agência O Globo Acordo garantirá R$ 700 mil para cada família que perdeu um ente na tragédia em Brumadinho...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana