conecte-se conosco


Nacional

Advogado de Lula diz seguir confiante que ex-presidente deixe a prisão

Publicado

em

Cristiano Zanin Martins
Sylvio Sirangelo/TRF4 – 24.1.18
Advogado de Lula confia que o ex-presidente deixa a prisão em breve

Após o julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou dois pedidos de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins, afirmou que vai continuar trabalhando para anular o processo que levou o ex-presidente à prisão. Mas não quis dizer se a estratégia da defesa envolve a apresentação de algum recurso durante o recesso do STF, no mês de julho. Em geral, nesse período as decisões urgentes são tomadas ou pelo presidente, Dias Toffoli, ou pelo vice, Luiz Fux. 

A decisão do STF de negar habeas corpus a Lula foi provisória. A análise definitiva do caso será feita somente depois de julho, uma vez que esta foi a última sessão da Segunda Turma no semestre antes do recesso. O advogado de Lula não quis adiantar como se dará  a defesa nas próximas semanas.

“Essa avaliação (se apresenta alguma petição no recesso) nós ainda faremos. Não posso antecipar. Acabamos de ter um julgamento aqui”, disse Zanin .

Questionado sobre a eventual impossibilidade de atestar nem a veracidade nem a adulteração das mensagens reveladas pelo site “The Intercept”, Zanin disse que a dúvida milita a favor do acusado. Segundo o site, o ex-juiz federal Sergio Moro, quando tocava a Operação Lava-Jato, deu orientações ao procurador Deltan Dallagnol sobre como atuar em alguns processos, inclusive no do tríplex do Guarujá, que levaria à condenação e prisão de Lula .

“A tão só existência de dúvida deve militar em favor do acusado. Então se existe dúvida por parte do Ministério Público e da Procuradora-geral da República, isso deve reverter em favor do acusado. É isso que temos, a expectativa, sem prejuízo de termos conhecimento de novos elementos que possam reforçar ainda mais a suspeição que foi apresentada desde o início do processo”, disse Zanin.

O advogado afirmou que Lula mantém a expectativa de ser solto, porque não cometeu crimes. Na sua avaliação, ele só foi condenado porque tinha um juiz parcial no seu caso. Zanin afirmou que a expectativa é que a suspeição de Moro e a consequente anulação do processo e da prisão venham a ser reconhecidas. Ele negou também que o foco agora seja lutar pela progressão da pena de Lula, uma vez que a prioridade ainda é absolvição.

“Havia uma condenação pré-estabelecida, uma acusação que foi coordenada pelo próprio magistrado. E isso é incompatível com o devido processo legal”, disse o advogado de Lula , numa referências às mensagens reveladas pelo site “The Intercept”.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Leia mais:  Mulher é morta com tiro no rosto após ameaçar revelar traição de suspeito
publicidade

Nacional

Pais adotivos são acusados de planejar morte do filho para receber seguro

Publicado

em

source
menino indiano arrow-options
Daily Mail / Reprodução
Garoto de 11 anos não resistiu aos graves ferimentos e morreu.

Um casal está sendo acusado de assassinar o próprio filho adotivo de 11 anos para receber 150 mil libras do seguro de vida.

A criança, identificada como Gopal Sejani, foi sequestrado e esfaqueado em Gujarat, na Índia. O garoto não resistiu aos ferimentos e morreu. O tio do garoto, que estava no momento do sequestro, também foi esfaqueado na tentativa de livrar a criança do atentado.

Leia mais: Saco escrotal de homem cresce até atingir tamanho de bola de futebol e apodrece

As autoridades da Índia acreditam que Arti Dhir, de 55 anos e Kaval Raijad, de 30, são os responsáveis pelo crime. O casal nega as acusações. 

O casal reside em Londres e a Grã-Bretanha rejeitou os pedidos de extradição do casal para o julgamento na Índia, por motivos de direitos humanos. O governo indiano recebeu permissão para recorrer da decisão.

Leia também: Trump afirma que ‘curdos não são anjos’ e minimiza avanço russo na Síria

Segundo os documentos do tribunal que está julgando o caso, os pais adotivos viajaram para Keshod, uma cidade localizada em Gujarat, na Índia, para adotar o órgão em 2015.

Os dois chegaram a colocar um anúncio em um jornal local para encontrar uma criança que seria levada para viver com os dois em Londres. O anúncio levou ambos até Gopal, que morava com a irmã mais velha e o marido. Os familiares concordaram com a adoção do garoto por acreditar que essa seria uma forma de dar uma chance de vida melhor. 

Seguro

O garoto nunca chegou a ir ao Reino Unido. Segundo informações apuradas pelo Daily Mail, as autoridades indianas alegaram que o menino havia sofrido outras duas tentativas de assassinato.

Leia mais:  Caso Neymar: Najila e ex-marido viram réus por fraude processual

O policial Saurab Singh, da polícia de Junagadh, em Gujarat, disse à BBC que depois que alguns dias, a família fez um seguro de vida no nome do garoto. A apólice pagaria a quantia total após 10 anos da morte do garoto, mas a família poderia ter acesso às 150 mil libras caso dessem entrada na justiça. 

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Polícia Federal32 minutos atrás

PF combate a disseminação de pornografia infantil por meio da internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação PEGA-PEGA IV, em combate à produção, ao armazenamento...

Polícia Federal32 minutos atrás

PF combate o tráfico interestadual de drogas

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação Teto Baixo, com objetivo de desarticular organização criminosa...

Polícia Federal32 minutos atrás

Operação Lamanai investiga instituição financeira ilegal no RS

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira (17/10) a Operação Lamanai, para desarticular organização criminosa sediada em São...

Entretenimento33 minutos atrás

Morre, aos 88 anos, o diretor da Globo Mauricio Sherman

O diretor  Maurício Sherman morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro. Um dos criadores do ” Fantástico “, Sherman foi...

Economia34 minutos atrás

Casal junta moedas e notas de R$ 2 em caixas de sapato e compra casas e carro

arrow-options Arquivo pessoal Economizando moedas e notas de R$ 2, casal também já comprou um carro e uma moto Donos...

Regional1 hora atrás

Bandido com camisa do Flamengo rouba Corolla em Jaguaré

No momento que o Flamengo jogava pelo Brasileirão contra o Fortaleza na noite desta quarta-feira (16), a Nação rubro-negra estava...

São Mateus1 hora atrás

Briga de casal vai parar em delegacia no balneário de Guriri

Por causa de ciúmes, uma dona de casa identificada pelas iniciais M.A.B.N, moradora de Guriri tentou impedir que o marido...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana