conecte-se conosco



Esportes

Adolescentes brasileiras vão brigar por vaga na Academia da Ferrari

Publicado

em


.

A paulistana Júlia Ayoub, de 15 anos, e a catarinense Antonella Bassani, de 14, estão entre as 20 selecionadas – de um total de 70 correntes – para participar da fase final do programa FIA Girls On Track – Rising Stars (em inglês, Meninas da FIA na Pista – Estrelas em Ascensão).  A iniciativa é resultado de um parceria entre a escuderia Ferrrai e a Comissão da Mulher, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e já está na terceira edição.

O programa tem como objetivo reunir talentos femininos, entre de 12 a 16 anos. As 20 pilotas escolhidas vão brigar a partir de outubro no circuito francês de Paul Ricard, por apenas uma vaga oferecida pela Academia de Pilotos da Ferrari. Após a formação na escuderia, a pilota poderá participar de campeonatos de Fórmula 4, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.

Catarinense Antonella Bassani, de 14, está entre as 20 selecionadas de um grupo de 70 correntes para participar da fase final programa 'FIA Girls On Track - Rising Stars' Catarinense Antonella Bassani, de 14, está entre as 20 selecionadas de um grupo de 70 correntes para participar da fase final programa 'FIA Girls On Track - Rising Stars'

Aos 4 anos Antonella Bassani começou a pilotar Kart; agora aos 14 ela briga por uma vag na Academia da Ferrari Divulgação/Assessoria de Imprensa

 

“Sonho com isso há muito tempo. E receber essa notícia de ter sido selecionada pela Ferrari foi demais”, revela Antonella à Agência Brasil, que começou a pilotar kart com apenas quatro anos de idade.

“Meu pai e meu “dindo” sempre foram muito envolvidos no automobilismo. Foi a minha irmã que começou a correr com seis anos. Mas ela bateu e acabou desistindo. Comigo foi diferente. Eu comecei e não parei mais”, conta a catarinense.

Júlia Ayoub disse que foi pega de surpresa ao saber da aprovação.”Ser lembrada em um processo mundial desse nível e com a participação da equipe Ferrari é um grande passo para a carreira de qualquer uma. E comigo não é diferente”, afirma a jovem paulistana. “As mulheres estão vivendo uma fase de conquistas em todos os setores, inclusive no automobilismo. Espero que esse concurso seja mais uma etapa para que cada vez mais mulheres estejam correndo pelas pistas mundo afora”.

JULIA AYOUB JULIA AYOUB

Reprodução Instagram/Julia Ayoub

 

A velocidade foi a segunda paixão na vida da Júlia, de 15 anos. A primeira foi o ballet. “Conheci o kart aos 11 anos. Fui algumas vezes com o meu pai ver o meu irmão pilotar. Mas ele desistiu. Só que eu, não. Ainda fazia ballet e meus pais falaram que eu não ia gostar de pilotar. Mas me dei super bem e eles sempre me apoiaram”.

Superação e conquistas

Em 2013, Antonella Bassani sofreu um grave acidente no autódromo gaúcho de Tarumã, que quase encerrou precocemente a carreira dela. “Tinha sete anos. A corrida já tinha acabado e os outros pilotos ‘tiraram o pé’ muito rápido. Não consegui frear e acabei capotando [com] o kart e fiquei presa embaixo dele”. Encaminhada para o hospital, Antonella ficou uma semana na UTI, passou por cirurgia no pulmão e teve que ficar afastada das práticas esportivas por seis meses. “Tentei outros esportes na volta. Mas falei para os meus pais que todos eram chatos. Eu queria mesmo o kart”, admite a pilota, que depois de um acompanhamento psicológico conseguiu voltar às pistas.

Entre os principais resultados, estão o vice-campeonato no Sul-Americano no Peru em 2016. No ano ano seguinte, Antonella acabou entre os oito melhores na Copa Rotax Micro Max, espécie de Olimpíada do Kart, disputada em Portugal. “Eram 36 pilotos do mundo todo. E eu fui a única menina. Consegui a melhor participação da história de uma brasileira”, comemorou.

Títulos e experiências internacionais

No ano passado, Júlia Ayoub participou do campeonato europeu e mundial de kart. “Venci uma seletiva para mulheres na cidade de Lonato, na Itália. Campeonato de um nível bem alto, com avaliações de entrosamento com o kart, e com os mecânicos. Fui a melhor em todos os quesitos e consegui a vaga para ir para o Mundial. Até hoje sou a única brasileira a ter ido para esse Mundial”, conta com orgulho. 

Em 2020, antes de ser escolhida para o programa da Ferrari, ela foi campeã do Troféu Ayrton Senna. “Foram várias provas. E todas elas com participações exclusivas de mulheres. Iniciativa muito legal que espero que se repita muitas vezes. Consegui vencer todas as etapas e, no final, levantei o troféu”, conclui.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários do Facebook

Esportes

Treze abre vantagem sobre rival Campinense na final do Paraibano

Publicado

em


.

No primeiro Clássico dos Maiorais pela decisão do Campeonato Paraibano, o Treze levou a melhor sobre o Campinense. Nesta quarta-feira (12), em Campina Grande (PB), o Galo da Borborema fez 2 a 0 no maior rival e pode até perder por um gol de diferença na partida de volta da final, no sábado (15), às 16h (de Brasília). À Raposa, será necessário ganhar por três gols ou mais de saldo. Se vencer por dois, a decisão será nos pênaltis.

Apesar de o Campinense ter começado o jogo mais agressivo, foi o Treze quem criou as melhores chances e balançou as redes no estádio Amigão. Aos 25 minutos, o meia Douglas Lima deu passe açucarado para o camisa 10 Alexandre Santana abrir o placar, batendo na saída do goleiro Wellington.

No segundo tempo, o meia Bismarck, da Raposa, acertou o travessão, aos 38 minutos, após um rebote do arqueiro Jeferson. Quatro minutos depois, veio o castigo: o meia Bruno Mota recebeu do atacante Ermínio perto da marca do pênalti, girou e mandou para o gol, sacramentando a vitória do Treze.

Campeão pela última vez em 2011 e dono de 15 títulos paraibanos, o Galo disputa a primeira final estadual desde 2017, quando foi superado pelo Botafogo de João Pessoa. O Campinense, com 20 taças estaduais no currículo, tenta evitar o terceiro vice-campeonato seguido. A última conquista foi em 2016.

Veja aqui a classificação atualizada do Campeonato Paraibano.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia4 minutos atrás

STF aprova plano de orçamento para 2021 de R$ 712 milhões

STF / Divulgação STF aprova proposta orçamentária para 2021 de R$ 712 milhões O Supremo Tribunal Federal ( STF )...

Economia34 minutos atrás

Golpe da Claro-Net: criminosos fingem ser prestadores de serviço

Captura de tela No golpe, pessoas recebem mensagens de texto que avisam que o prestador de serviço está a caminho;...

Internacional34 minutos atrás

Murilo Bon Meihy é o entrevistado do iG desta quinta-feira (13)

IG Último Segundo Live com especialista vai discutir a explosão no Líbano e as reviravoltas políticas no país O iG...

Saúde49 minutos atrás

Rio de Janeiro registra 83 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

. O Rio de Janeiro contabilizou 83 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 14.295 óbitos causados pela doença desde o...

Saúde49 minutos atrás

Crivella diz que fará consulta à população sobre agendamento em praias

. O agendamento para frequentar as praias do Rio de Janeiro passará por uma consulta pública, para saber qual é...

Internacional1 hora atrás

Espanha proibirá que pessoas fumem nas ruas para conter Covid-19; entenda

Pixabay Fumantes são capazes de expelir gotículas que podem estar contaminadas com a Covid-19 A partir da próxima quinta-feira (15),...

Nacional1 hora atrás

Juiz não aceita denúncia de corrupção contra ex-secretário de Alckmin

Reprodução Geraldo Alckmin O juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, da 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!