Connect with us

Tecnologia

Adeus, chaves: brasileiros adotam a biometria nos condomínios

Published

on

garagem com tecnologia de biometria sem contato arrow-options
Divulgação

Biometria sem contato é uma das tendências do mercado para condomínios

A tecnologia digital já tornou vários equipamentos obsoletos, como o telefone público, a câmara fotográfica e o radio-relógio. A chave de casa deve a sua próxima vítima.

biometria  tem se consolidado nos condomínios do País, já que um a cada três brasileiros já gostaria de abrir a porta de casa com a identificação de uma parte do corpo.

Ansioso pelo 5G? Veja as novidades que já estão em teste no Brasil

O dado é da pesquisa realizada pela empresa de identidade aumentada Idemia, em 11 países. Segundo o levantamento, o Brasil foi o país em que a população demonstrou o maior desejo, entre todos os pesquisados, de utilizar a  biometria  para acessar a própria casa.

“Para os moradores, o grande benefício é não precisar de chaves ”, conta o gerente predial Fernando Oliveira, responsável pela gestão de um condomínio de luxo com 44 apartamentos no Alto da Lapa, bairro nobre de São Paulo.

O condomínio já investiu cerca de R$ 150 mil em identificação biométrica, tanto para na portaria como para acessar áreas internas , como a academia e a piscina. “Alguns condôminos gostam tanto da tecnologia que estão adotando na porta dos apartamentos”, relata Fernando.

O iPhone 11 vale a pena? Confira os detalhes dos lançamentos da Apple

https://tecnologia.ig.com.br/2019-09-11/o-iphone-11-vale-a-pena-confira-os-detalhes-dos-lancamentos-da-apple.html?utm_source=ultimas&utm_medium=desktop&utm_campaign=internas

A última novidade do condomínio foi a  biometria contactless , ou seja, sem contato, para acesso à garagem. Com ela, basta o condômino passar os dedos da mão em uma máquina que lembra um scanner para abrir a catraca.

Uma das vantagens da tecnologia sem contato é a rapidez da leitura , que garante segurança a quem está chegando em casa. “A tecnologia permite o fluxo de 50 carros por minuto”, afirma o gerente regional de Vendaspara Brasil e Cone Sul da Idemia, Ricardo Miralha.

Veja o vídeo da  biometria contactless


Fernando ressalta que além da comodidade para o morador, a biometria ajuda na administração do prédio. “Com a biometria, fazer a gestão do acesso é muito mais fácil e seguro, porque temos os dados nas mãos”, explica. Segundo ele, em alguns casos, a tecnologia pode inclusive diminuir custos administrativos.

Para ele, a única desvantagem da biometria é a dificuldade de alguns moradores de fazer o cadastramento . “Temos alguns condôminos que são muito ocupados e não tem jeito, para usar a biometria tem que cadastrar. Por isso, as vezes, alguns demoram a utilizar a tecnologia”, afirma.

População brasileira com acesso à internet aumenta e vai para 70%, diz

O preço das tecnologias de reconhecimento biométrico ainda não é acessível para todos, mas segundo Miralha, está caindo. “Nos últimos dez anos, o preço dos equipamentos de biometria caiu cerca de 60%”, calcula.

Smartphones foram a porta de entrada

A biometria já foi utilizada pelo menos uma vez por 94% dos brasileiros , segundo o levantamento da Idemia. A maioria deles (89%) por meio do desbloqueio biométrico do telefone celular.

Os números são bem superiores à média global . Nos 11 países pesquisados, 78% já tinham tido acesso à tecnologia e 63% com o desbloqueio do celular. “Com certeza o celular ajudou a popular a biometria e o brasileiro tem facilidade de absorver e utilizar novas tecnologias”, avaia Miralha.

Tendências

totem de biometria arrow-options
Divulgação

Totem de biometria utilizado em um condomínio da capital paulista

Segundo o especialista, existem outras tecnologias de reconhecimento biométrico além do reconhecimento da digital com ou sem contato.

Ele cita o reconhecimento de voz, do rosto, a leitura vascular, e a de íris. Para Miralha, porém, algumas tem aceitação melhor do que outras. “As pessoas têm um certo incômodo com a leitura de íris , por exemplo, porque é necessário passar uma luz nos olhos”, explica.

Entre as tendências, ele cita a leitura vascular . “Um método em crescimento. Inclusive ele consegue detectar, por exemplo, de um dedo está vivo ou morto”, afirma.

Isso significa que no caso da leitura da capilaridade das veias , não é apenas a impressão digital que conta, o que deixa o método mais seguro, já que cópias de silicone ou mesmo um dedo separado do corpo, não são lidos pela máquina.

“Novas tecnologias estão sendo criadas a todo momento”, afirma. Ele relata que existem métodos de reconhecimento pelo DNA da pessoa e pesquisas em desenvolvimento para reconhecimento biométrico pelo formato da orelha e pelo cheiro de cada ser humano.   

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Nacional1 minuto ago

Professor negro preso injustamente por sequestro é solto em SP

Paulo Pinto/Agência Brasil – 18/04/2024 Após passar dois dias preso, o professor de educação física Clayton Ferreira Gomes dos Santos...

Estadual31 minutos ago

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo vai receber a primeira Usina de Biometano, transformando resíduos sólidos...

Mulher31 minutos ago

Maquiagem à prova de choro: veja dicas para não borrar a maquiagem ao chorar

Foto: Reprodução Maquiagem à prova de choro: veja dicas para não borrar a maquiagem ao chorar Quem nunca passou pela...

Política31 minutos ago

Audiência aponta desafios para enfrentar a violência de gênero

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) discutiu nesta quinta-feira (18) a dificuldade estrutural das instituições em fazer...

Política1 hora ago

Audiência aponta desafios no combate à violência contra a mulher

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) discutiu nesta quinta-feira (18) a dificuldade estrutural das instituições em fazer...

Internacional1 hora ago

Reconhecimento do Estado Palestino é vetado pelos EUA na ONU

CHARLY TRIBALLEAU Visão geral do Conselho de Segurança da ONU na sede da organização em Nova York Nesta quinta-feira (18),...

Nacional1 hora ago

Homem cria banco falso na Bahia e é acusado de roubar milhões

A empresa prometia empréstimos vantajosos a produtores rurais, mas não tinha autorização do Banco Central para atuar na área Um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana