conecte-se conosco



Estadual

Adesão à vacinação contra influenza aumenta, mas cobertura ainda é baixa no Espírito Santo

Publicado

em


O empenho da população capixaba para a imunização contra a Influenza já é observado na 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Espírito Santo, com aumento de 54% em doses aplicadas na última semana, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

O Estado apresentava uma média semanal de 39.000 aplicações da vacina Influenza desde o início da Campanha, em 12 de abril. Na última semana, entretanto, já contabilizou quase 60 mil doses aplicadas na população-alvo da primeira e segunda fase em sete dias, somando 260.824 doses aplicadas total. 

“Apesar de ainda termos uma baixa procura pelas doses da Influenza e a cobertura vacinal estar abaixo do ideal, não podemos deixar de comemorar o aumento de doses aplicadas nesta última semana. É um esforço estadual, municipal, e da ajuda que temos recebido da mídia na divulgação. Além da compreensão da população-alvo sobre a importância de se imunizar”, celebrou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo. 

De acordo com a coordenadora, esse aumento se dá também devido à abrangência da Campanha à população idosa. “A adesão do público idoso à vacinação contra a Influenza é extraordinária. Com início da segunda fase, na última terça-feira (11), na qual estão incluídos idosos e professores, temos essa tendência também de ampliar a vacinação. Mas não podemos esquecer que toda população da primeira fase ainda pode buscar informações em suas cidades para terem acesso à vacinação”, orientou. 

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril em todo território brasileiro e acontecerá até o próximo dia 09 de julho. Atualmente, podem se vacinar a população prioritária da primeira e segunda fase da Campanha, que são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos acima dos 60 anos e professores.

Cobertura vacinal ainda é baixa

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, disponíveis no LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, o Espírito Santo apresenta uma cobertura vacinal de 16,8%, um aumento de 33% em relação à última semana, quando o índice estava em 12,6%. 

Apesar do aumento, o Estado encontra-se, nesta terça-feira (18), na décima primeira posição entre os estados com a melhor cobertura do país. O Brasil apresenta cobertura de 14,5%.

“É uma realidade preocupante em todo País, que vem apresentando baixas coberturas vacinais contra a Influenza. O ideal é que tivéssemos com uma cobertura de, ao menos, 30%”, informou a coordenadora Danielle Grillo.

Até esta terça-feira (18), a cobertura vacinal é de 52,1% para crianças; 47% gestantes; 56,2% puérperas; 78,4% indígenas; 28% trabalhadores da saúde; 6,3% idosos; e 5,1% para professores.

Chegada de doses ao Estado

Nesta terça-feira (18), o Espírito Santo recebeu uma nova remessa com 302.400 doses de vacina Influenza para serem distribuídas aos municípios, totalizando 960.000 doses no Estado para atender a uma população 1.119.926 de pessoas (total do público da primeira e segunda fase). 

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o Ministério da Saúde tem feito entregas escalonadas e semanais.

“Já recebemos 100% das doses referentes ao público da primeira fase e com a remessa dessa semana, chegamos a 75% de doses para o público da segunda fase. Entretanto, como sabemos da procura do público idoso à vacina da influenza é muito boa, temos orientado os municípios de utilizar as doses do grupo da primeira fase que ainda não foram se vacinar nesta população, e com a chegada de novas doses, repor”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Internacional3 minutos atrás

Homem morre de Covid após participar de festa para se infectar propositalmente

Long Truong / Unsplash Homem morreu ao tentar se infectar de propósito Um austríaco de 55 anos morreu de Covid-19...

Política8 minutos atrás

Prévias do PSDB têm votação encerrada; resultado deve sair às 18h

Twitter/ PSDB Eduardo Leite e João Doria nas Prévias do PSDB, no último final de semana As prévias do Partido da...

Nacional33 minutos atrás

São Paulo confirma 440 blocos de rua para o Carnaval; veja a programação

Edson Lopes Jr/ Secom Bloco Minhoqueens, no Carnaval de rua, em São Paulo A Prefeitura de São Paulo divulgou neste...

Polícia Federal33 minutos atrás

PF apura possível desvio de cota parlamentar no Amapá

Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (26/11) a Operação En Passant*, para cumprimento de 15 mandados...

Entretenimento33 minutos atrás

Anitta conta conselho que recebeu de Madonna após criticar música

Reprodução/Instagram Anitta e Madonna gravaram “Faz Gostoso” para o álbum “Madame X” Em uma entrevista exclusiva para o portal espanhol...

Política1 hora atrás

Carnaval: Bolsonaro dispara contra governadores e prefeitos por festa em 2022

Reprodução Bolsonaro participou de cerimônia oficial na Academia Militar das Agulhas Negras O presidente Jair Bolsonaro voltou a alfinetar governadores...

Estadual1 hora atrás

Ação Integrada pela Cidadania oferece atividades de lazer e serviços gratuitos no bairro Nova Palestina, em Vitória

Crianças, jovens e adultos participaram, neste sábado (27), da Ação Integrada pela Cidadania realizada no bairro Nova Palestina, em Vitória....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!