conecte-se conosco



Esportes

Adaptadas a Portugal, equipes de ginástica projetam Jogos

Publicado

em


.

Os 22 atletas da ginástica artística e ginástica rítmica que compõem a primeira turma da Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda estão na primeira semana de treinamentos no Centro de Treinamento de Sangalhos, localizado a pouco mais de 230 km de Lisboa. E a felicidade por retomar os trabalhos depois de mais de quatro meses de afastamento do ginásio é comum a todos.

Marcos Goto, coordenador da seleção de ginástica artística masculina, resumiu bem o sentimento da equipe verde e amarela: “A máscara esconde os sorrisos, mas nada foi capaz de esconder o brilho dos olhos”. Enquanto isso, Juliana Fajardo, chefe de Missão da Ginástica e responsável pelo cumprimento do rígido protocolo sanitário que está sendo seguido para a viabilização da Missão Europa, falou sobre o desafio de comandar a delegação nacional em Portugal: “Sem dúvida, essa é a missão mais desafiadora por todos os pontos de atenção, mas tem sido a mais recompensadora. É impossível mensurar a alegria e satisfação em ver nossos atletas e treinadores de volta ao ginásio”.

Além do alívio por poder retornar aos treinos, Rebeca Andrade, que esteve nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, comemorou também o maior espaço de tempo maior que terá para tentar a vaga nos Jogos de Tóquio: “Vou confessar que para mim foi muito bom. Tive oito meses parada, passei por uma cirurgia complicada e tive mais tempo para me recuperar e cuidar do meu joelho. Pude descansar bastante”. A principal chance da brasileira é através do campeonato continental, previsto para maio. Como a ginasta Flávia Saraiva já está garantida na competição individual, o Brasil teria apenas mais uma vaga. E Rebeca deve brigar por ela com americanas e canadenses.

Na ginástica artística, um fato interessante está marcando o retorno aos treinamentos. Três das dez brasileiras que integram o conjunto brasileiro são nordestinas: Victoria Kamilly, Victoria Borges e Bárbara Vitória. Esta foi uma realidade muito rara enquanto o centro de treinamento da seleção permaneceu em Curitiba (PR). Desde que a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se mudou para Aracaju (SE), essa realidade mudou bastante. E, atualmente, durante boa parte do ano, o trio, ao lado da gaúcha Vitória Guerra, que também está em Portugal, fica concentrado em Aracaju.

Acostumadas a treinarem e conviverem juntas diariamente, as ginastas passaram 17 semanas distantes por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Por isso, a Missão Europa marca também o reencontro das atletas: “Esta é uma oportunidade incrível para nós. Foi um susto quando a pandemia começou e precisamos voltar para nossas casas. Imaginávamos que seria um mês, no máximo, e foi muito mais do que isso. Elas estão eufóricas, tenho que as controlar um pouco, pois elas estão muito felizes por estarem de novo no ginásio”, diz a treinadora da equipe, Camila Ferezin.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

Santos e Flamengo fazem clássico na Vila Belmiro

Publicado

em


.

Sem jogos no meio da semana, Santos e Flamengo tiveram tempo para trabalhar com os treinadores Cuca e Domenéc Torrent. Eles medem forças, neste domingo (30), às 16h, na Vila Belmiro (SP). O jogo vai ter transmissão da Rádio Nacional e pode ser acompanhado pela internet.

Os donos da casa querem se recuperar da derrota para o Palmeiras na última rodada. A boa notícia para o Peixe é que Marinho deve estar à disposição do técnico Cuca. O atacante já marcou três vezes no Brasileirão e treinou à parte dos companheiros nos últimos dias para se recuperar de uma lesão.

Pelo lado rubro-negro, o espanhol Domenéc vai poder contar com o zagueiro Rodrigo Caio e o centroavante Gabriel Barbosa. Eles chegaram a ser dúvida, mas foram liberados pelo Departamento Médico. Na lateral direita, a expectativa é pela estreia do chileno Maurício Isla, recém-contratado pelos cariocas para ocupar o lugar de Rafinha, negociado para a Grécia.

O juiz da partida de hoje (30) é o goiano Wilton Pereira Sampaio. Já o arbitro de vídeo (VAR) está sob a responsabilidade do conterrâneo André Luiz de Freitas.

Edição: Fernando Fraga

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde9 minutos atrás

Rio de Janeiro registra 16.027 mortes por coronavírus

. O estado do Rio de Janeiro registrou até este domingo (30) 16.027 mortes provocadas pelo novo coronavírus (covid-19), entre...

Nacional24 minutos atrás

Covid-19: Brasil tem 3,8 milhões de casos e mais de 120 mil mortes

Divulgação Número de casos e óbitos cresceu Desde o início da pandemia, o Brasil já confirmou 3.846.153 diagnósticos positivos de Covid-19 . ...

Nacional1 hora atrás

São Paulo registra 29,9 mil óbitos e 803,4 mil casos de Covid-19

FreePick/Divulgação Entre as pessoas que já tiveram confirmação para o novo coronavírus estão 374.339 homens e 422.987 mulheres O estado...

Economia2 horas atrás

Trump reduz importação de aço do Brasil; veja conversa entre os países

Alan Santos/PR Presidente dos EUA reduziu importação de produto brasileiro O governo dos Estados Unidos anunciou que vai reduzir a...

Nacional2 horas atrás

Hélice eólica esmaga carro e deixa dois mortos no Ceará

Arquivo pessoal Os corpos das vítimas foram resgatados e identificados como Omar Falcão Soares (76 anos) e Alexandre Barbosa Soares...

Nacional2 horas atrás

Mulher mata ‘amiga’ grávida e arranca bebê com estilete

O plano da criminosa era fingir que o bebê da amiga era o seu, perdido em aborto no mês de...

Internacional2 horas atrás

Manifestantes fazem novo protesto em Minsk

. Dezenas de milhares de bielorrussos gritando “Feliz aniversário, seu rato” e levando bandeiras vermelhas e brancas da oposição se...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!