Connect with us

Estadual

Ações educativas alertam para comportamentos seguros no trânsito em Nova Venécia e São Gabriel da Palha

Published

on


A equipe de educação para o trânsito do Detran|ES segue nas ruas do Estado para levar conceitos educativos aos capixabas. Dessa vez, as servidoras estão nas ruas de Nova Venécia para conscientizar os moradores sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros e contribuir para a redução de acidentes e mortes nas vias. As atividades tiveram início, nessa terça-feira (05) e vão até a próxima quinta-feira (07). Na sequência, a equipe segue para São Gabriel da Palha, onde realizará abordagens até sábado (09). 

A ação “Atenção pela vida” é realizada pelo Detran|ES em parceria com a Polícia Militar e as Prefeituras municipais, e busca sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores para as atitudes corretas no trânsito de acordo com a legislação. 

Durante as atividades, as educadoras chamam atenção dos moradores que passam pelas vias para a importância de obrigações que promovem a segurança no trânsito, como a utilização dos equipamentos, como cinto e cadeirinha nos automóveis e capacete nas motocicletas, mesmo para aqueles percursos rápidos, dentro do mesmo bairro de residência dos condutores ou nas estradas e comunidades rurais. Também abordam os cuidados necessários para os ciclistas, a utilização da faixa de pedestre nas travessias, a necessidade de obedecer à sinalização de trânsito, os riscos do uso do celular e da mistura de bebida e direção. 

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, ressalta que as ações educativas são importantes para despertar a sociedade para o grave problema que é o trânsito e seus acidentes. “É preciso a reflexão, conscientização e mudança de comportamento. A equipe de educação do Detran percorre municípios de todo o Estado com abordagens nas ruas, escolas e empresas para levar a conscientização para um trânsito seguro, focando especialmente em comportamentos que levam risco a todos, como as pessoas que dirigem ou pilotam sem CNH, que não usam capacete, que bebem e dirigem e, muitas vezes, tentam justificar essas atitudes por acharam que a distância é pequena ou que nada vai acontecer. Nosso objetivo é alertar as pessoas para os perigos e a necessidade da responsabilidade de todos para preservar vidas no trânsito”, disse. 

A motorista Ivani Falqueto Damasceno foi abordada com a família e acredita que a conscientização é necessária. “É importante esse trabalho de conscientização, porque existem motoristas educados, mas há aqueles que parecem ter esquecido de tudo o que aprenderam no curso para tirar a carteira. Por isso, vemos muitos acidentes e o próprio motorista vira uma vítima por falta de responsabilidade no trânsito. Eu acredito que nós, motoristas, temos que respeitar o ciclista, o pedestre, e que o motociclista também deve fazer a sua parte para a segurança de todos”, considerou. 

O motociclista Roberto, morador de Nova Venécia, também elogiou a ação. “Eu fui abordado pelo Detran para ser orientado sobre a condução do veículo, o transporte de criança na motocicleta e recebi um folheto com muitas orientações sobre como me comportar no trânsito”, contou. 

Detranzinho na sua cidade 

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail [email protected]. 

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencialmente na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado. 

Observatório do trânsito 

Em 2021, foram registrados 519 acidentes de trânsito em Nova Venécia, sendo 274 sem vítimas, 221 com vítimas parciais e 24 com vítimas fatais. Já no município de São Gabriel da Palha, foram 270 acidentes, sendo 178 sem vítimas, 85 com vítimas parciais e 7 com vítimas fatais. 

Esses dados estatísticos relacionados a acidentes no Estado estão disponíveis no Observatório de Trânsito do Espírito Santo. A plataforma pode ser acessada no site www.detran.es.gov.br e tem o objetivo de modernizar a divulgação e dar transparência aos dados do trânsito. 

Além das informações por município de ocorrência, o interessado tem acesso a dados como número de acidentes com e sem vítimas; evolução dos dados nos meses do ano; período, como dia da semana e faixa horária; tipos de acidente; vítimas de acordo com a gravidade, sexo, faixa etária e tipo; perfil dos condutores; tipos de veículos envolvidos; além de dados específicos sobre acidentes envolvendo motocicletas e bicicletas.  

Também são disponibilizados dados da frota de veículos, habilitação e infrações registradas no Estado, com especificações dos municípios. 

 

Informações à Imprensa 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES 
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho  
[email protected]  

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Esportes9 segundos ago

Arrascaeta e Gabigol são absolvidos no STJD e podem jogar contra o Athletico-PR

Gabigol e Arrascaeta estão liberados para atuar em Athletico-PR x Flamengo, no jogo de volta das quartas de final da Copa...

Esportes40 segundos ago

Ingressos para Athletico x Flamengo estão esgotados; quartas de final da Copa do Brasil

O Caldeirão vai ferver nas quartas de final da Copa do Brasil! Todos os lugares para a partida desta quarta-feira...

Política6 minutos ago

Lula diz que Bolsonaro mente aos evangélicos: “É um fariseu”

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Lula critica Jair Bolsonaro Nesta terça-feira (16), o ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da...

Nacional24 minutos ago

Professora diz para estudantes que ser homossexual é ‘impuro’; vídeo

A professora Maria Elizete Anjos, do Colégio Municipal Castro Alves, em Posse (GO), foi gravada na última quinta-feira (11) falando...

Nacional28 minutos ago

Idoso morre atropelado por trem enquanto procurava lugar para pescar

Um idoso de 62 anos morreu após ser atropelado por um trem de carga no distrito de Pedra Corrida, em...

Carros e Motos30 minutos ago

Peugeot 208 Style 1.0: compacto mostra economia com estilo

Carlos Guimarães/iG Peugeot 208 Style: versão 1.0 mais equipada da linha tem detalhes pintados de preto e faróis de LED...

Polícia Federal30 minutos ago

Polícia Federal deflagra Operação Canopus no Porto de Santos

Santos/SP- A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16/8, a Operação Canopus e cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana