conecte-se conosco



Carros e Motos

Aceleramos a nova linha Audi RS e R8 até o limite e a exaustão

Publicado

em


source
Audi
Guilherme Menezes/iG

Novos Audi RS e R8 são o que fanáticos por velocidade podem querer, seja para andar na cidade, ou nas pistas

A tecnologia já está em patamares tão surreais, que nunca antes alguém tão apaixonado por desempenho (como eu), poderia imaginar que chegaria o dia de relativizar o que até então se entendia como o óbvio para uma receita de bom desempenho.

Para os entusiastas, a linha 2021 dos RS Q3 (R$ 435.990), RS Q3 Sportback (R$ 465.990), RS Q8 (R$ 902.990), RS 6 Avant (R$ 793.990), RS 7 Sportback (R$ 839.990) e R8 (R$ 1.260.990), desafia toda a noção de desempenho, emoção e condicionamento físico, mas sempre com muita facilidade na pilotagem. E, para os engenheiros de plantão, um mar de complexidade que só os bons conseguem entender, e os melhores desenvolver.

O mais interessante é que todas essas máquinas se adequam ao perfil do condutor, para formar a união homem-máquina perfeita. E, ainda, os Audi RS arrasam no uso cotidiano, com conforto, acabamento com materiais de ponta, conectividade intuitiva e som de alta fidelidade.

É uma pena que Colin Chapman — autor da frase “simplifique e adicione leveza”, que sempre ditou o modo de pensar dos projetistas — não esteja mais entre nós para testemunhar carros entre 1,6 e 2,3 toneladas, cravando tempos de volta que se equiparam com carros de corrida puros.

E tal como carros de corrida, que são customizados de maneira totalmente distinta entre si, os novos topo de linha da Audi estreiam as inúmeras possibilidades de personalização, que na linha RS é de quase 1 milhão de combinações, e para o R8, 1,6 milhão de alternativas.

Com opções diferentes de cores, acabamentos, materiais dos componentes mecânicos e aerodinâmicos, entre outros, todos da linha RS vêm com o cluster digital com pareamento com a central multimídia de 10,1 polegadas (que tem conectividade Apple CarPlay e Android Auto), ar condicionado totalmente digital em uma tela de 8,6 polegadas.

Já o furioso Audi R8  chega com um total de 1,6 milhão de combinações possíveis — entre elas, 29 opções de cores, 5 acabamentos, 3 saias laterais, spoiler dianteiro, traseiro e molduras do difusor traseiro, 4 para os retrovisores, 18 opções de assentos e 6 opções de rodas de 20 polegadas. Entre os equipamentos de série, traz faróis de laser, seletor de modos de condução, controle do ronco saído do escape, quadro de instrumentos digital, central multimídia e sistema de som Bang&Olufsen.

Alemães berrantes e super apimentados

Audi
Divulgação

Hora do shakedown! Como se comportam os ícones em esportividade da Audi?

Acelerar para valer a linha de superesportivos da marca alemã, em uma boa pista fechada, é um convite para levar socos na nuca durante as trocas de marcha, “patadas” no peito na desaceleração e ter dó das costelas quando o carro decide “morder” as curvas. Mas, para quem tem gasolina nas veias, isso tudo não é nenhuma tortura, mas uma deliciosa experiência para animar o dia.

De baixo para cima, começamos pelo novo Audi RS Q3 Sportback que, na cor Azul Turbo — que traz o tom inclusive aos acabamentos de couro alcântara no interior — e o ronco musical do motor de cinco cilindros em linha, parece que estamos dentro do icônico RS2 Avant. E não só por isso e pelos seus 400 cv e 48,9 kgfm — que aliados ao câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, acelera até 100 km/h em 4,5 segundos — mas por conta de seu sistema de tração integral ativo, que o faz contornar curvas como uma perua de respeito.

Em seguida, a migração é grande, uma vez que já pulamos para o Audi RS 6 Avant. Se o RS Q3 já demonstrou equilíbrio de sobra, essa perua tira o fôlego toda a vez que você chega com algum desaforo nos pedais ou ao volante.

E seu grip é tão impressionante que você pode dar pé à vontade que, mesmo com seu motor motor 4.0 TFSI de 600 cv e 81,6 kgfm em força total, o carro não sairá da tangência. Nesse meio tempo, você estará lutando por fôlego, mas com um sorriso de orelha a orelha. No RS 7, a história se repete em relação à RS 6, com apenas um pouco mais de agilidade nas curvas, e os mesmos 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e máxima que supera os 300 km/h quando equipados com os freios de cerâmica.

No grandalhão Audi RS Q8 , a história é bastante curiosa. Mesmo sabendo do que se trata o carro, é difícil não chegar com menos arrojo nas curvas do que com os outros, porque você sente o tamanho do carro e pensa “cara, não dá para contornar com tanta rapidez”. E o resultado é um susto ainda maior do que se você tivesse optado por carregar velocidade na curva, uma vez que o eixo direcional na traseira coloca o carro no trilho de um jeito que você é realmente sugado, de uma vez, para o centro da curva, apesar de seus 2313 kg.

E o ronco é exalado pelas duas largas saídas traseiras à imagem e semelhança do que ele é capaz de fazer. Seus 4 litros, dois turbos e oito cilindros são capazes de levá-lo até 100 km/h em 3,8 segundos e atingir os 250 km/h limitados eletronicamente.

Por último, o pai de todos: o R8. Lembro que quando criança eu ficava horas nos video games, alucinado pelo protótipo de cockpit aberto, que originou o modelo nas 24 horas de Le Mans, com vitórias em 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005 na categoria LMP. E o mais gratificante é poder pilotar seu “sucessor urbano” (por assim dizer), que conta inclusive com a mesma potência do corredor nato.

São 610 cv e 51,1 kgfm, que com muita música vindo do elástico motor V10 central-traseiro, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chegar aos 330 km/h. E na transmissão, além da tração integral, destaca-se também o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades, que dá aqueles trancos instigantes nas trocas de marcha.

Seu centro de gravidade colado ao solo gera forças G laterais e longitudinais impressionantes. Mas, ao mesmo tempo, exige mais delicadeza que os seus irmãos mais urbanos. Se você é muito abrupto na tocada, a traseira tende a jogar, mesmo sendo um 4×4 integral. Ou, se você bobear na hora de apontá-lo nas curvas, pode sentir a dianteira querendo arrastar um pouco, por conta de ter pouco peso na dianteira.

Os controles de tração e estabilidade dos Audi RS e R8 (que estavam sempre ativos) são “babás eletrônicas” que mantém o carro sempre na trajetória ideal, mesmo que você tente golpear a direção, frear, acelerar, até espernear. Tudo bem que a “responsa” é grande quando se guia um carro assim, de mais de R$ 1 milhão, e a segurança vem sempre em primeiro lugar, mas bem que a Audi poderia ter deixado desligar (ou pelo menos suavizar) esses controles só um pouquinho… Enfim, são máquinas assim que fazem nós, entusiastas, suspirarmos apaixonados.

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook

Carros e Motos

Toyota SW4 renovado tem registro no Brasil. E chegará até fim do ano

Publicado

em


source
Toyota SW4 2021
Divulgação

Toyota SW4 2021: SUV fabricado na Argentina receberá retoques no visual entre as novidades para ganhar apelo diante dos rivais

A Toyota registra a versão renovada do utilitário esportivo SW4 da linha 2021 no Brasil, modelo que chegará junto com a picape Hilux. Ambos passam a ter retoques no desenho, o que inclui frente com novos faróis com filetes de LED, largas entradas de ar no para-choque com luzes diurnas e nova grade frontal. Espera-se que o lançamento seja no fim do ano.

Além das novidades estéticas, os utilitários da Toyota receberão sistema multimídia atualizado e som de alta-fidelidade da JBL entre os ditens disponíveis, entre os quais também deverá está incluído sistema de frenagem automática e nova calibragem dos controles eletrônicos de estabilidade e tração.

No conjunto mecânico do Toyota SW4 da linha 2021, as mudanças ficarão por conta do motor 2.8 turbodiesel mais potente, agora com 204 cv e nada desprezíveis 51 kgfm de toque que poderá funcionar com câmbio automático ou manual, ambos de seis marchas. Porém, ainda falta saber mais detalhes sobre a permanência das versões equipadas com motor flex.

Fabricados na argentina, os utilitários Toyota SW4 e Hilux ainda não tem preços definidos. Hoje em dia, os preços de tabela do SUV começam em R$ 194.850 e vão até R$ 309.090. Mais informações serão divulgadas numa data mais próxima do lançamento.

Fonte: IG CARROS

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento4 minutos atrás

Pabllo Vittar é única drag queen indicada ao Grammy duas vezes

Reprodução/Instagram/pabllovittar Pabllo Vittar Pabllo Vittar novamente foi longe demais. Na última terça-feira (29), ela se tornou a primeira drag queen...

Política19 minutos atrás

Matéria define cobrança de ex-servidores em débito

Projeto de Resolução (PR) 34/2019, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales), regulamenta os procedimentos de cobrança administrativa...

Política19 minutos atrás

Bolsonaro diz na ONU que ONGs comandam crimes ambientais no Brasil e no exterior

Reprodução: iG Minas Gerais Sem apresentar provas, Bolsonaro diz em cúpula da ONU que ONGs comandam crimes ambientais no Brasil...

Mulher19 minutos atrás

Kamilla Salgado recebe massagem nos seios de Eliéser e relata dor ao amamentar

O primeiro filho do casal de ex-participantes do “BBB” Kamilla Salgado e Eliéser Ambrósio nasceu na última sexta-feira (25). O...

Regional27 minutos atrás

Produtores rurais de quatro municípios do ES vão receber assistência técnica coletiva

Atendimento será realizado pelo Incaper/Fundagres Inovar Linhares, Baixo Guandu, Colatina e Marilândia por três anos Produtores rurais de quatro municípios...

Entretenimento34 minutos atrás

Luísa Mell elogia Bolsonaro por nova lei e é cancelada na web

Reprodução/Instagram Jair Bolsonaro e Luísa Mell A ativista do direito dos animais Luisa Mell fez uma postagem, nesta quarta-feira (30), agradecendo...

Economia34 minutos atrás

Déficit nas contas públicas bate R$ 87,6 bi em agosto, pior resultado em 19 anos

Raphael Ribeiro/BCB O déficit primário desconsidera o pagamento dos juros da dívida pública; é o pior resultado de agosto da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!