conecte-se conosco


Direto de Brasília

Ação da UE na Venezuela “só vai retardar o fim da ditadura”, diz Ernesto Araújo

Publicado

em


Ernesto Araújo acredita que Brasil terá uma boa relação com os EUA
Valter Campanato/ABr
Ernesto Araújo acredita que Brasil terá uma boa relação com os EUA

Em entrevista coletiva concedida em Washington nessa quinta-feira (7), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a iniciativa da União Europeia e de países latinos para resolver a crise na Venezuela “não é útil” e “só vai retardar” o fim da ditadura no país. 

“A exemplo do passado, essa iniciativa não deve prosperar, apenas retardar a ditadura de Maduro e criar dúvidas sobre o processo. Achamos que não é por aí. É pelo reconhecimento pleno do presidente Juan Guaidó”, afirmou Ernesto Araújo

Ontem, o Grupo Internacional de Contato sobre a Venezuela, que reúne representantes de países da União Europeia
e América Latina, anunciou que vai enviar uma “missão técnica” para o país para levar ajuda humanitária e apoiar novas eleições. 

“O caminho é reconhecer o governo de Guaidó
como a única autoridade legítima do país, e discutir as condições para a saída de Maduro, que não é mais parte legítima de nenhum diálogo. O Grupo de Contato parte das premissas erradas e não trará resultados esperados”, disse o chanceler. 

Quando questionado se temia confronto militar na Venezuela
e envio de tropas, o ministro respondeu que não há nenhuma discussão sobre o envio de militares ao país e que a transição será “diplomática e política”. 

Araújo também falou sobre a mudança da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, e afirmou que a “decisão foi tomada”, mas ainda não há data prevista. Para ele, isso é algo positivo para Israel e também para países vizinhos. “É algo que deve contribuir para nossa inserção na região de uma forma pacífica”, defendeu. 

O chanceler citou a  visita de Bolsonaro aos Estados Unidos
em março e afirmou que um acordo comercial com o Brasil está nos planos. “Será um acordo muito significativo, não necessariamente de livre comércio mas com instrumentos para facilitar o comércio”, disse. 

Leia mais:  MP-GO investiga denúncias de abuso sexual e de pedofilia contra João de Deus

“Em outros momentos, o Brasil não acreditava em si mesmo, então não podia se relacionar com os EUA, temia-se que o relacionamento com os EUA seria de subserviência e alinhamento automático, essa é a diferença da nossa política atual, não temos nada a temer”, completou. 

O ministro também se reuniu com o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o senador Marco Rúbio, influente no Congresso americano por assuntos relacionados à América Latina. 

Ele ainda se encontrou com a advogada indicada por Guaidó para representar a Venezuela no Brasil, María Tereza Belandria. Ela chega a Brasília na próxima segunda-feira. “A presença dela no Brasil será extremamente útil, ela é uma pessoa que conhece a realidade na Venezuela. Um representante do governo Maduro só nos daria a visão oficial do regime, uma coleção de mentiras e irrealidades que não tem utilidade nenhuma”, disse Ernesto Araújo

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Polícia encontra míssil em arsenal de guerra de grupos neonazistas na Itália

Publicado

em

Míssil ar-ar de 800 kg estava junto a fuzis arrow-options
Polizia di Stato/Divulgação
Míssil estava entre os armamentos encontrados pela polícia

A polícia da Itália encontrou nesta segunda-feira (15) um arsenal com armas de guerra, um míssil e fuzis automáticos de última geração pertencentes a movimentos de extrema-direita e neonazistas . Os artefatos foram encontrados em uma operação realizada no norte do país. Três pessoas foram presas.

Um dos detidos é o italiano Fabio Del Bergiolo, de 50 anos, ex-inspetor antifraude e ex-candidato ao Senado, em 2001, pelo partido nacionalista Força Nova. Na casa de Bergiolo, em Varese, na Lombardia, as autoridades encontraram um verdadeiro arsenal de guerra, com armas de proveniência austríaca, alemã e norte-americana.

Os outros dois detidos são Michele Monti e Fabio Amalio Bernardi, proprietários de um hangar em Rivanazzano Terme, onde foi encontrado um míssil ar-ar de 800 kg usado pelas Forças Armadas do Qatar e avaliado em meio milhão de euros.

Leia também: Neonazista que atropelou manifestantes nos EUA recebe nova condenação

A operação, conduzida pelo Serviço Antiterrorismo da Itália e pela Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) de Turim, teve como alvo membros de organizações de extrema-direita e começou a partir de uma investigação sobre combatentes italianos na guerra da Ucrânia.

A polícia vinha investigando dois jovens ligados às legendas Força Nova e Casa Pound, além e grupos de skinheads que promovem o nazismo. Através de seus contatos e ramificações, as autoridades italianas encontraram uma série de movimentos neofascistas e o arsenal de guerra. Eles atuam em várias cidades do norte da Itália, como Turim. 

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Enem: Portões são abertos para 2º dia, que tem matemática e ciências da natureza
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento43 minutos atrás

Inocentado em primeira instância, funkeiro passa aniversário na cadeia

Em abril deste ano o carioca DJ Rennan da Penha, um dos maiores personagens do funk atual, foi preso de...

Nacional53 minutos atrás

Motorista filma homem agredindo mulher dentro de carro de aplicativo

A vítima estava casada com o agressor há 14 anos e têm uma filha de 12 anos. Ele foi liberado...

Estadual55 minutos atrás

Nova frente fria pode trazer chuva ao ES

Temperaturas mínimas devem chegar a 14ºC Uma nova frente fria que passa pelo Espírito Santo durante a tarde de terça-feira...

Regional59 minutos atrás

Homem é esfaqueado pela companheira enquanto dormia em Linhares

Motivação para o golpe no ombro não foi esclarecido; homem foi socorrido para um hospital Uma mulher de 46 anos...

São Mateus1 hora atrás

Em 5 horas, São Mateus registra três crimes da Lei Maria da Penha

Em todos os casos, já havia queixas registradas junto à polícia contra os agressores Empurrada na piscina praticamente vazia, golpeada...

Tecnologia2 horas atrás

Olouco meu! Como usar o filtro do Faustão no Instagram

Novos filtros  e adesivos não param de pipocar no Instagram; é uma novidade atrás da outra. A ideia é  deixar...

Nacional2 horas atrás

Congressistas democratas condenam tuítes de Trump e pedem impeachment

arrow-options Flickr/The White House Donald Trump pode sofrer processo de impeachment As quatro congressistas democratas atacadas pelo presidente americano Donald...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana