conecte-se conosco


Saúde

Ação anima usuários e colaboradores do Hospital de Urgência e Emergência

Publicado

em

A assistente social Paula Campos tem o hábito de entregar bilhetes com textos motivacionais e versículos bíblicos durante os atendimentos realizados com pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, na quinta-feira (06). A iniciativa da profissional, iniciada em setembro do ano passado, conquistou também os colegas de trabalho.

“O ambiente hospitalar é um local que devemos acolher as pessoas, pois elas estão fragilizadas devido ao estado de saúde. E no final, o ganho é mútuo, pois também somos recompensados com o carinho dos usuários e profissionais do hospital”, comentou a assistente social.

A iniciativa ganhou reforço com a participação de colaboradores de vários setores do hospital. De forma descontraída, com perucas e instrumentos musicais, eles visitaram os leitos das enfermarias e emocionaram as pessoas. Uma delas foi a diarista Luciane Mendes, que há 12 dias acompanha a mãe no hospital. “Essa é a primeira vez que vejo uma ação dessa dentro de um ambiente hospitalar. Fiquei muito feliz com a alegria do pessoal. A equipe está de parabéns”, disse.

A paciente Nilza Vieira, mãe da Luciene, acrescentou que, com a presença dos colaboradores na enfermaria, ela até esqueceu que estava dentro de um hospital. “O dia ficou mais alegre com a presença deles aqui. Isso faz bem para nós que estamos aqui internados, cheios de saudades de casa”, contou a paciente.

 Acolhimento no hospital

A visitação nos leitos, promovida por voluntários do Serviço de Capelania, acontece semanalmente no Hospital Estadual de Urgência e Emergência. Canções levam emoção para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores. Além disso, todas as quartas-feiras, no horário do almoço, acontece um momento de reflexão com o Grupo de Oração, composto por profissionais do HEUE. A assistência ao acompanhante também é realizada na unidade. Nas sextas-feiras é realizada a Reunião de Acolhimento, que tem o objetivo de orientar os usuários quanto à rotina do hospital.

O HEUE é um hospital público, referência capixaba no atendimento ao trauma, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

Leia mais:  Autoteste de HIV estará em farmácias do Brasil até o fim de julho

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Número de pessoas obesas supera o de famintos pela primeira vez, aponta ONU

Publicado

em

IstoÉ

Está acontecendo uma mudança radical do mapa da fome no mundo. O problema agora não é tanto a falta de comida, mas o alimento de má qualidade. Na ultima segunda 10, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou prévias de seu relatório que apontam para elevação do número de pessoas com sobrepeso em relação à quantidade de famintos. Segundo o diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, “pela primeira vez teremos mais pessoas obesas do que com fome”. As declarações foram feitas durante a abertura do Simpósio Internacional dos Alimentos, em Roma. O documento final sobre segurança alimentar, elaborado por várias agências da ONU, sairá em julho.

Hoje, mais de dois bilhões de adultos com dezoito anos ou mais estão acima do peso e mais de 670 milhões são considerados obesos. Além disso, o aumento da prevalência de obesidade entre 2000 e 2016 foi mais rápido do que o sobrepeso em todas as idades. Quanto ao número de famintos, a FAO estima em 821 milhões de pessoas.

Leia também: Anvisa recolhe remédios para pressão alta com princípio da ‘sartanas’

Níveis de gordura

Os vilões da obesidade, que envolve deficiências de micronutrientes, são os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e o macarrão instantâneo, entre outros alimentos ultraprocessados. Esses alimentos são produzidos com ingredientes artificiais, contêm altos níveis de gorduras saturadas, açúcares refinados, sal e aditivos químicos e, em alguns casos, podem conter resíduos químicos de petróleo e carvão. “Agora a obesidade está em toda parte sem distinção entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos”, diz Graziano, que atribui esse fenômeno a mudanças de hábitos de consumo ligadas à urbanização e a dietas baseadas em fast-food.

Leia mais:  Uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050, aponta ONU

Leia também: Cientistas transformam sangue do tipo A em doador universal

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia19 minutos atrás

União pagou em maio R$ 401 milhões em dívidas atrasadas de estados

Rodrigues Pozzebom/AgÊncia Brasil Mansueto Almeida, Secretário do Tesouro Nacional, órgão responsável por cobrir os calotes O Tesouro Nacional pagou, em...

Economia19 minutos atrás

Preço médio do aluguel de imóveis no país supera inflação em maio e sobe 0,56%

Reprodução Belo Horizonte foi a única capital brasileira que teve queda no preço do aluguel no período O preço do...

Direto de Brasília20 minutos atrás

Dono de software revela que foi contratado para disparar mensagens pró-Bolsonaro

Isac Nóbrega/PR Mensagens a favor da eleição de Jair Bolsonaro teriam sido enviadas após contrato assinado por empresas brasileiras Uma...

Direto de Brasília20 minutos atrás

MP pede investigação sobre aumento de gastos com diárias de senadores

Agência Senado Desde que Davi Alcolumbre assumiu o comando da casa, os gastos dos senadores aumentaram 154% O Ministério Público...

Esportes20 minutos atrás

Cadê o vídeo? Justiça emite mandado de busca e apreensão do celular de Najila

TV Record/Reprodução Najila Trindade em entrevista à TV Record A Justiça emitiu um mandado de busca e apreensão do celular...

Esportes20 minutos atrás

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini é preso por suspeita de corrupção

REPRODUÇÃO/UEFA Francês é investigado por possível manipulação na escolha da sede do mundial de 2022 O ex-presidente da Uefa (2007-2015)...

Entretenimento20 minutos atrás

Juliana Paes quer cena “épica” entre Maria da Paz e Jô em “A Dona do Pedaço”

Quem acompanha Juliana Paes no Twitter sabe que a atriz sempre comenta sobre ” A Dona do Pedaço ” em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana