conecte-se conosco


Saúde

Ação anima usuários e colaboradores do Hospital de Urgência e Emergência

Publicado

em

A assistente social Paula Campos tem o hábito de entregar bilhetes com textos motivacionais e versículos bíblicos durante os atendimentos realizados com pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, na quinta-feira (06). A iniciativa da profissional, iniciada em setembro do ano passado, conquistou também os colegas de trabalho.

“O ambiente hospitalar é um local que devemos acolher as pessoas, pois elas estão fragilizadas devido ao estado de saúde. E no final, o ganho é mútuo, pois também somos recompensados com o carinho dos usuários e profissionais do hospital”, comentou a assistente social.

A iniciativa ganhou reforço com a participação de colaboradores de vários setores do hospital. De forma descontraída, com perucas e instrumentos musicais, eles visitaram os leitos das enfermarias e emocionaram as pessoas. Uma delas foi a diarista Luciane Mendes, que há 12 dias acompanha a mãe no hospital. “Essa é a primeira vez que vejo uma ação dessa dentro de um ambiente hospitalar. Fiquei muito feliz com a alegria do pessoal. A equipe está de parabéns”, disse.

A paciente Nilza Vieira, mãe da Luciene, acrescentou que, com a presença dos colaboradores na enfermaria, ela até esqueceu que estava dentro de um hospital. “O dia ficou mais alegre com a presença deles aqui. Isso faz bem para nós que estamos aqui internados, cheios de saudades de casa”, contou a paciente.

 Acolhimento no hospital

A visitação nos leitos, promovida por voluntários do Serviço de Capelania, acontece semanalmente no Hospital Estadual de Urgência e Emergência. Canções levam emoção para pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores. Além disso, todas as quartas-feiras, no horário do almoço, acontece um momento de reflexão com o Grupo de Oração, composto por profissionais do HEUE. A assistência ao acompanhante também é realizada na unidade. Nas sextas-feiras é realizada a Reunião de Acolhimento, que tem o objetivo de orientar os usuários quanto à rotina do hospital.

O HEUE é um hospital público, referência capixaba no atendimento ao trauma, administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

Leia mais:  Diante dos surtos de sarampo, Brasil registra 677 casos da doença

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Nova insulina ultrarrápida traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 2

Publicado

em

Um novo medicamento promete trazer mais qualidade de vida aos pacientes adultos que possuem diabetes. Trata-se da Fiasp®, insulina asparte de ação ultrarrápida, que já está aprovada pela Anvisa no Brasil e é produzida pela Novo Nordisk, empresa de saúde global. O lançamento deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2020 no país.

Leia também: Como a obesidade pode levar a diabetes do tipo 2

insulina ultrarrápida traz benefícios arrow-options
shutterstock
A nova insulina ultrarrápida pode ser aplicada logo após as refeições e traz benefícios a pessoas com diabetes tipo 2

“Após a aplicação, a absorção dela é mais rápida do que a que temos disponível hoje no mercado”, afirma Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk. Além disso, a medicação traz flexibilidade ao tratamento, uma vez que pode ser utilizada minutos antes ou após as refeições e tem efeito rápido.

E ainda possui outros benefícios. O estudo ONSET 9 indica que a  insulina  ultrarrápida foi mais eficiente, quando comparada à convencional, em reduzir a hemoglobina glicada (taxa de açúcar no sangue nos últimos 90 dias) em pacientes com diabetes tipo 2 que não alcançam um bom controle insulínico em regime basal-bolus.

Para entender, é importante destacar que o pâncreas produz insulina de duas formas: basal, que é ao longo das 24 horas, e boulos, que é a cada refeição. “O organismo é tão inteligente que ele produz a quantidade exata de insulina. Para o paciente com diabetes, a gente copia esse esquema”, destaca Priscilla.

Leia também: Problemas de coração estão mais perto do diabetes do que você pode imaginar

Os dados foram apresentados no 55th Annual Meeting of the European Association for the Study of Diabetes em Barcelona, na Espanha. Além do efeito positivo no controle geral do açúcar no sangue, as pessoas tratadas com Fiasp® ainda mostraram uma redução superior da glicemia após as refeições.

Leia mais:  Diminuir poluição do ar pode salvar 1 milhão de vidas por ano, afirma OMS

Marília Fonseca, gerente médica da Novo Nordisk e endocrinologista, explica que, conforme o diabetes tipo 2 progride, as pessoas podem precisar de insulina depois que se alimentam. “Ainda assim, certos pacientes têm dificuldade em alcançar um bom controle do açúcar no sangue mesmo após começarem o  tratamento  com insulina”, diz.

Quando os níveis estão elevados, é possível sentir fome, cansaço, enjoo, dor de cabeça, vontade de urinar, sede e outros sintomas. Pesquisas também indicam que essas taxas, quando altas, podem causar complicações em pacientes que vivem com a doença por um longo tempo.

Detalhes do estudo

O estudo analisou 1091 pacientes e avaliou a eficácia e segurança de Fiasp® em comparação à insulina asparte convencional, ambas em pessoas com  diabetes tipo 2  que já utilizavam insulina basal degludeca com ou sem metformina. “Nos primeiros 60 minutos pós-refeição, ela foi superior e melhor em diminuir o pico de glicemia”, declara Priscilla.

Os resultados mostraram que houve uma reducão de hemoglobina glicada semelhante à insulina asparte convencional. Além disso, a taxa total de hipoglicemia severa (queda acentuada do açúcar no sangue) também foi significativamente inferior para Fiasp® em comparação com insulina asparte convencional.

Leia também: Saiba como evitar a diabetes tipo 2 seguindo cinco dicas de mudança de hábitos

Em sua formulação, a Fiasp® contou com a adição de Vitamina B3 (para aumento da velocidade de absorção) e um aminoácido natural (L-Arginina) para estabilidade. Segundo a Novo Nordisk, a nova fórmula resulta na insulina ultrarrápida que mais se assemelha à produção de insulina natural de uma pessoa que não possui diabetes depois das refeições.

“Para conseguir fazer com que ela atue mais rápido, a molécula dela não foi mudada, mas apenas dois recipientes. A grande novidade da insulina ultrarrápida é que ela chega no sangue mais rápido. E a Novo Nordisk é a primeira farmacêutica que está trazendo-a”, finaliza Priscilla.

Leia mais:  Dinheiro em caixa para reforma e ampliação do Hospital Maternidade

* A repórter viajou a convite da Novo Nordisk

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura58 minutos atrás

Ministros da Agricultura do Brics se reunirão no final do mês em Bonito (MS)

Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro...

Mulher58 minutos atrás

Com dor ao usar salto alto, mulher descobre que cometeu gafe hilária

É verdade que, dependendo do modelo e altura, usar salto alto pode acabar com os pés. No caso de Ayleigh McGhee, de...

Mulher58 minutos atrás

Saiba quais os sintomas, tratamentos e impactos da depressão na gravidez

Gerar um filho pode mudar completamente a vida de uma mulher. São inúmeras alterações hormonais, novos sentimentos e situações que...

Mulher58 minutos atrás

Chapinha que não sai na água é solução para manter o efeito liso

Um dos maiores problemas para quem depende da chapinha para alisar os cabelos é a questão da água. Além de...

Entretenimento59 minutos atrás

Encontro inusitado: Daniela Mercury recebe astros de Hollywood em show nos EUA

Daniela Mercury contou com uma presença VIP no show que fez em Nova York na noite de terça-feira (17). Ela...

Entretenimento59 minutos atrás

Mais magras, Maiara e Maraisa mudam look e styllist fala de ciúmes dos namorados

Quem te viu, quem te vê! Maiara e Maraisa estão plenas após adotarem novos hábitos de alimentação e focadas nos...

Saúde59 minutos atrás

Nova insulina ultrarrápida traz benefícios para pessoas com diabetes tipo 2

Um novo medicamento promete trazer mais qualidade de vida aos pacientes adultos que possuem diabetes. Trata-se da Fiasp®, insulina asparte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana