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A verdade por trás de 5 mitos sobre alimentação e corrida

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O café desidrata? Os corredores precisam comer mais carboidratos do que proteínas? Você precisa de géis e bebidas energéticas depois de cada corrida? Quando se trata de alimentação e corrida , pode ser difícil separar os fatos da ficção.

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Alimentação e corrida: veja o que de fato pode te ajudar ou prejudicar


Leia também: Qual o café da manhã ideal antes da corrida?

Para ajudar a desmistificar alguns mitos, recorremos ao nutricionista Kim Pearson.

Mitos da alimentação e corrida

Mito #1. Géis e bebidas energéticas são ótimos para repor nutrientes depois da corrida

É fácil acreditar que géis de carboidrato e as bebidas com ingredientes sofisticados são essenciais para os corredores. No entanto, se você planeja cuidadosamente suas refeições, provavelmente já tem energia suficiente e não precisa de complementação ao longo do caminho.

Géis e bebidas podem ser úteis para os longões (normalmente, se durarem mais de 45 minutos). Mas certifique-se de testá-los antes do dia da corrida, para garantir que seu estômago irá aceitá-los. Ou então você pode optar por preparos caseiros (há muitas receitas na internet) e coisas mais naturais. 

Mito #2: Dietas com baixo teor de gordura são melhores para corredores

Esse mito persiste, apesar de já ter sido desmascarado por muitas pesquisas. As gorduras são uma parte essencial da nossa dieta. Principalmente para corredores , porque são fonte de energia. Além de serem fundamentais para a produção de hormônios, função do sistema nervoso e recuperação muscular. Mas os tipos de gorduras que você inclui em sua dieta também fazem a diferença. Evite as gorduras de alimentos processados ​​e fritos e opte por aquelas encontradas em peixes oleosos, azeite de oliva, nozes e abacates.

Leia mais:  Crise no casamento? Nadja e D’Black revelam segredospara superar o problema

Mito #3: O café desidrata

Mais um mito envolvendo alimentação e corrida. Beber café antes da sua corrida vai te deixar desidratado? Não! Estudos mostram que até 400 mg de cafeína (aproximadamente quatro xícaras de café) não têm impacto sobre o potencial de hidratação. Suas propriedades diuréticas só aumentam acima desse nível.

Na verdade, os benefícios potenciais da cafeína incluem maior resistência e desempenho devido à redução da percepção de esforço e aumento da queima de gordura. Por isso, se você gosta de uma xícara de café antes de sua corrida, vá em frente.

Leia também: Consumir até 25 xícaras de café por dia não faz mal; diz estudo

Mito #4: Você vai perder peso se correr

Embora a corrida ajude na perda de peso , a prática regular também pode fazer você sentir mais fome , levando ao consumo extra de calorias. Voltar suado da sua corrida pode fazer com que você pense ter gasto mais colorias do que realmente gastou. Por isso, acompanhe seu gasto calórico e planeje refeições saudáveis. Certifique-se de que as fontes dessas calorias sejam principalmente alimentos integrais, naturais e minimamente processados, que também proporcionarão uma variedade de nutrientes. 

Mito #5: Carboidratos + proteína são a refeição perfeita para todo corredor

Com toda a conversa sobre carboidratos e recuperação muscular , pode ser fácil convencer-se de que tudo o que você precisa são carboidratos e proteínas. Mas deixar de incluir vegetais e frutas suficientes em sua dieta pode deixar você com baixos níveis de nutrientes importantes.

Os corredores também precisam garantir uma boa ingestão de antioxidantes para combater os danos dos radicais livres. Esses radicais são moléculas instáveis ​​que têm o potencial de causar danos às células.

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Como subproduto do metabolismo energético, a produção deles aumenta com o gasto energético durante a corrida. Você evita os seus efeitos com nutrientes antioxidantes de frutas e vegetais de cores vivas, como frutas silvestres, folhas verde-escuras e vegetais laranjas, como abóbora e batata-doce laranja.

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10 minutinhos! Aprenda rotina de beleza express para cuidar da pele

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Cuidar da pele do rosto exige muita dedicação: demaquilante, sabonete de limpeza, esfoliante, tônico, sérum, creme anti-idade, creme para área dos olhos, anti-idade, fotoprotetor… Ufa! Mas será que tudo isso é necessário ou dá para economizar tempo (e dinheiro) com os produtos? 

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É possível, sim, diminuir o tempo que você dedica para cuidar da pele, sem, necessariamente, deixar de lado nenhum cuidado

A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diz que, na realidade, dá sim para cuidar da pele em poucos minutos por dia – e não, não é preciso seguir dez passos de cuidados, como a rotina de beleza das coreanas

Segundo ela, é importante ter uma ideia do que é primordial para a saúde e beleza da sua pele, lembrando da pirâmide de tratamento, cuja base é a limpeza, hidratação e a fotoproteção. Os cosméticos multifuncionais também podem facilitar muito a rotina skincare. 

Que tal ligar o cronômetro e aprender como cuidar da pele de manhã e à noite, mas em menos tempo do que você imagina? Confira as dicas.

Leia também: 5 exageros nos cuidados com a pele que podem arruinar a sua beleza

Pela Manhã

mulher lavando o rosto arrow-options
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A rotina de cuidados com a pele pela manhã pode levar cerca de dez minutos se você focar nos quatro pontos importantes

“A ordem é limpar, tonificar, hidratar e fotoproteger. Usar produtos multifuncionais e aqueles com secagem rápida podem colaborar para que essa rotina seja eficiente e feita em menos de 10 minutos”, diz o dermatologista Jardis Volpe, também membro da SBD. São cinco passos: 

1. Limpar (1 minuto e meio)

Claudia indica aplicar o sabonete, gel ou loção de limpeza na pele do rosto e fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando todas as áreas, principalmente a zona T, que é a região mais oleosa. “Cuidado com o sabão na região da linha dos cílios para evitar qualquer problema. Deixar esse produtos por cerca de um minuto e depois retirá-lo com água”, explica.

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Também escolha um produto adequado para o seu tipo de pele. No geral, é indicada a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e, no caso das oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado.

2. Tonificar (2 minutos)

“O tônico devem ser aplicado com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Ele equilibra o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz Jardis. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa.

3. Hidratação (3 minutos)

Três minutos pode até parecer muito tempo para aplicar uma pequena quatidade de creme na pele, mas é o tempo certo para combinar uma hidratação com um efeito anti-idade a partir de séruns com ativos concentrados. “É importante reforçar o sistema antioxidante com o uso de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico”, explica a profissional. 

No caso do hidratante, aplicado depois que a pele secar, é importante ficar de olho na textura: “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto peles mais oleosas devem investir em gel e loções ‘oil-free'”, completa Jardis. 

4. Área dos olhos (1 minuto)

A área dos olhos merece tratamento especial por ter a pele mais fina e sensível, o que prevene a formação de linhas e sulcos. “As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele”, afirma o dermatologista.

5. Fotoproteção (2 minutos)

Assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de proteger. “Essa é uma das etapas mais importantes. Esse filtro deve ser passado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta e as recomendações é passar o filtro solar até que essa camada cubra toda a área e eu sinta que existe uma cobertura homogênea”, diz a médica.

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Depois dessa etapa, está liberado aplicar maquiagem, se você costuma usá-la. 

Leia também: 3 cuidados com a pele que são essenciais para quem usa muita maquiagem

À noite

mulher limpando o rosto arrow-options
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Os cuidados antes de dormir também são importantes para que a sua pele fique bem limpa e relaxada depois de um dia ativo

Ao fim do dia, você pode cuidar da pele , repetindo a rotina de limpeza que fez de manhã, no banho. Jardis recomenda usar também, duas vezes por semana, um esfoliante que vai adicionar mais dois minutos nos seus cuidados diários, mas garante uma textura mais suave e também facilita a absorção dos ativos de tratamento que vem a seguir.

Após sair do chuveiro e secar a pele na toalha, aproveite os primeiros minutos, em que os poros estão mais abertos, para hidratar todo o corpo com loções cremosas e ricas em óleos vegetais. Você deve gastar cerca de cinco minutos entre tonificação e hidratação, e ainda pode usar um creme noturno recomendado pelo seu demarmatologista. Pronto! Fácil, né? 

Fonte: IG Mulher

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