conecte-se conosco



Entretenimento

A luta antirracista narrada em 5 livros de autores negros

Publicado

em


source

As recentes manifestações  contra o racismo, principalmente nos Estados Unidos e Brasil, nos convidam a refletir sobre essa questão e a apoiar o movimento antirracista . E algumas das principais formas de fazer isso é estudando e, sobretudo, prestigiando o trabalho de artistas negros. 

Leia também: 7 intelectuais para seguir e entender o racismo no Brasil

Por isso, o iG Gente reuniu alguns livros que abordam a questão do racismo e, o mais importante: que foram escritos por negros e contam a história de negros.

1. “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis

Livro de Marina Firmina dos Reis
Reprodução/EditoraTaverna

Livro de Marina Firmina dos Reis


O livro é considerado o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil. De 1859, é também o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira e o primeiro romance da literatura afro-brasileira. Maranhense, Maria Firmina dos Reis escreveu sobre a história de amor impossível entre Úrsula e Tancredo, denunciando injustiças sociais da época – que ainda são bastante atuais.

Leia também: 8 produções nacionais e internacionais para entender mais sobre o racismo

2. “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro

Livro de Djamila Ribeiro
Reprodução/Companhia das Letras

Livro de Djamila Ribeiro


Muito mais jovem e didático que “Úrsula”, o livro de Djamila Ribeiro reúne várias dicas para combater o racismo – elas são preciosas, sobretudo, para pessoas brancas. “No Brasil, há a ideia de que a escravidão aqui foi mais branda do que em outros lugares, o que nos impede de entender como o sistema escravocrata ainda impacta a forma como a sociedade se organiza”, diz em um dos capítulos. 

3. “Bucala: A pequena princesa do quilombo do cabula”, de Davi Nunes

Livro de Davi Nunes com ilustrações de Daniel Santana
Reprodução/UNEB

Livro de Davi Nunes com ilustrações de Daniel Santana


Para que a mensagem antirracista chegue também às crianças , várias obras infantis valorizam a cultura negra. Escrita por Davi Nunes, a obra resgata a história de um quilombo de Salvador, o Cabula, através da figura de uma princesa. Com o cabelo crespo em formato de coroa de rainha, ela possui poderes que protegem o quilombo dos escravocratas e capitães do mato.

4. “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos

Reprodução/Instagram/Acervo Literário

“Na Minha Pele” mostra a trajetória de Lázaro Ramos na arte e como lutar contra o preconceito


Já bastante conhecido por atuar em várias novelas e filmes, Lázaro já escreveu alguns livros. Um deles é “Na Minha Pele”, de 2017. Mesmo não sendo propriamente uma autobiografia, o autor narra as memórias de sua vida, propondo muitas reflexões. Ele chega a citar, inclusive, sua esposa, a atriz Taís Araújo , que também é negra e que já passou por cituações parecidas com as suas por causa do racismo.

Leia também: Convidada critica CNN, ao vivo, por ter Waack falando de racismo

5. “Quando me descobri negra”, de Bianca Santana

Bianca Santana
Reprodução/SESI-SP

Bianca Santana


A escritora e professora Bianca Santana reúne uma série de relatos sobre experiências pessoais e ouvidas de outras mulheres e homens negros. “Tenho 30 anos, mas sou negra há dez. Antes, era morena .” começa o livro, que denuncia o racismo velado e narra um processo de descoberta que pode ser doloroso, mas que também é libertador. 

Fonte: IG GENTE

Comentários do Facebook

Entretenimento

Leandro Karnal estreia hoje programa na CNN e explica por que escolheu emissora

Publicado

em


source
Leandro Karnal com Gabriela e Mari
Reprodução/Instagram

Leandro Karnal com Gabriela e Mari


Estrea nesta segunda-feira (13), na CNN Brasil , o “CNN Tonight”. Em formato de talk show, o programa, que irá ao ar de segunda a quinta às 22h30, será apresentado por Mari Palma, Gabriela Prioli, que já faziam parte da emissora, e Leandro Karnal.

Professor, escritor, historiador, palestrante e comentarista, Karnal já esteve na  Band e TV Cultura  e chegou até a ser assediado por alguns partidos políticos, mas acabou decidindo firmar um contrato com a emissora, buscando algo novo. “Senti a vontade de fazer algo novo, dinâmico e algo que eu nunca tinha feito. Senti no convite da CNN, que veio com o de outras redes, a possibilidade de algo. Gosto desse desafio. Se eu fiz a escolha certa, eu vou saber com o tempo…”, disse em entrevista ao Notícias da TV .

Cobiçado

Ele conta que já foi convidado para ser comentarista em outros programas e em outras emissoras, mas que ter um programa como apresentador fixo foi muito tentador. Karnal, inclusive, chegou até a ser convidado também por partidos políticos: “Aparentemente, eu sirvo para muitos partidos, até alguns deles surpreendentes. Os convites são feitos todos em estilo sigiloso, mas de vereador em São Paulo a Senador posso dizer que já fizeram. Nesse momento, prefiro ainda não ir por esse caminho”, disse na entrevista ao portal.

Novo programa

“Nós fizemos vários pilotos para aumentar a integração da equipe. Eu sou historiador, sou mais velho; a Gabriela é advogada, professora de Direito; a Mari é jornalista. Cada um tem um enfoque, nós não interrompemos um ao outro e não sobrepomos falas. Cada um corre por uma raia, isso é muito bom”, opina Karnal. 

O CNN Tonight terá convidados e pretende misturar jornalismo e variedades. Confira uma das chamadas do novo programa da CNN Brasil:

Ver essa foto no Instagram

@cnnbrasiltonight

Uma publicação compartilhada por Leandro Karnal (@leandro_karnal) em 11 de Jul, 2020 às 5:28 PDT


Fonte: IG GENTE

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional25 minutos atrás

Casos de Covid-19 voltam a subir no Reino Unido

Reprodução Novos contágios acontecem após a reabertura de pubs e bares no Reino Unido; máscaras ainda não são obrigatórias O...

Esportes25 minutos atrás

Coluna – Bonança após a tempestade

. A segunda-feira (13) marca o retorno de parte dos atletas da seleção brasileira paralímpica de tênis de mesa às...

Internacional25 minutos atrás

Quatro ataques do Talibã no Afeganistão deixam 36 mortos

Reprodução Ao menos 25 soldados das forças afegãs morreram nos ataques. Quatro ataques realizados nesta segunda-feira (13) pelo grupo fundamentalista...

Policial25 minutos atrás

PM apreende arma e detém jovem em Aracruz

. Nesta segunda-feira (13), as equipes de Força Tática efetuaram a prisão de um jovem de 24 anos que tentou...

Internacional25 minutos atrás

Flórida bate recorde de casos de Covid-19 na reabertura da Disney

Disney/Divulgação A Flórida atinge um novo recorde em casos diários de Covid-19, enquanto a Disney World reabre e as autoridades...

Policial26 minutos atrás

14° Companhia Independente recupera dois veículos

. Na manhã desta segunda-feira (13), militares da 14° Companhia Independente recuperaram dois veículos roubados na Serra. A primeira ação...

Policial26 minutos atrás

Prefeitura e Polícia Militar debatem a construção de nova sede do 14º Batalhão, em Ibatiba

. Durante manhã desta segunda-feira (13), na sede do 14º Batalhão, em Ibatiba, foi realiza reunião de planejamento onde foram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!