conecte-se conosco



Nacional

“A gente gritava, mas continuaram”, diz testemunha do assassinato no Carrefour

Publicado

em


source
João Alberto Silveira Freitas
Divulgação

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro assassinado por segurança e PM em unidade do Carrefour em Porto Alegre

O vizinho de João Alberto Silveira Freiras , de 40 anos, morto após ser espancado dentro do supermercado Carrefour de Porto Alegre , testemunhou o caso. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (19) e Paulão Paquetá contou detalhes do que aconteceu ao jornal Estadão.

“Estava chegando no local na hora das agressões. Eu estava a uns 10 metros quando começou. Tentamos intervir, mas não conseguimos”, explica. A esposa de João Alberto , homem negro, também presenciou o espancamento e foi impedida de interferir.

Paulão é presidente da Associação de Moradores e Amigos do Obirici, e contou ainda que cerca de oito seguranças estavam no local tentando impedir a aproximação de pessoas que pediam para que a agressão parasse. As agressões contra João Alberto teriam durado sete minutos, segundo o relato.

“Não pararam. A gente gritava ‘tão matando o cara’, mas continuaram até ele parar de respirar, fizeram a imobilização com o joelho no pescoço do Beto , tipo como foi com o americano [ George Floyd , morto por policiais neste ano nos Estados Unidos].”

Os motoboys que registraram a violência que aconteceu às vésperas do Dia da Consciência Negra tiveram os celulares tomados.

“Quando viram que ele parou de respirar, eles se apavoraram. Chamaram a Brigada [Militar], que isolou ali e o Samu tentou reanimar”.

Paulão também disse que essa não é a primeira ocorrência do tipo. “É a primeira de óbito. Todo mundo sabe que são agressores [seguranças do Carrefour] mesmo”.

João Alberto foi morto por dois homens brancos no estacionamento do Carrefour Passo D’Areia, localizado na zona norte de Porto ALegre.

Protestos

Após o assassinato de de João Alberto, o movimento negro passou a convocar protestos no Carrefour de Porto Alegre. Nas redes sociais, internautas se mobilizam para realizar atos em outras unidades da rede de supermercado pelo Brasil.

“Hoje às 18h haverá um protesto em frente ao Carrefour Passo D’areia. Posso contar com vocês? 20 de novembro. Consciência Negra é  Ação”, escreveu no Twitter a vereadora mais votada de Porto Alegre pelo PSOL , Karen Santos .

“Vidas negras importam? Boicote ao supermercado Carrefour . Sim, o mesmo Carrefour que em Recife tapou com guarda sois o corpo de Moisés Santos, funcionário da rede que morreu de parada cardíaca, e de forma macabra seguiram o atendimento”, complementou Karen Santos.

Elza Soares também se manifestou sobre o caso. “Chega, gente. Chega”. A cantora Teresa Cristina questinou após o assassinato: “Quantos mais terão que morrer, Carrefour?”.

Comente Abaixo
Nacional4 horas atrás

TSE garante que sistema eleitoral está seguro e preparado para o segundo turno

Antonio Augusto/Ascom/TSE Urna eletrônica e leitor biométrico O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) garantiu nesta quinta-feira (26) que o sistema...

Entretenimento4 horas atrás

Vídeo mostra mãe de Neymar viajando com o ex-namorado Tiago Ramos

Reprodução/Instagram Nadine e Tiago Ramos Nadine Gonçalves foi vista junto com Tiago Ramos em um voo. Vale lembrar que a...

Saúde4 horas atrás

Covid-19: Brasil tem 171 mil mortes e 6,2 milhões de casos acumulados

O número de casos acumulados de covid-19 passou de 6.166.606 para 6.204.220 entre ontem e hoje (26) . Nas últimas...

Saúde4 horas atrás

Covid-19: Saúde anuncia recursos para leitos e programa de imunização

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou hoje (26) que recursos remanescentes para o enfrentamento da pandemia de covid-19 serão...

Saúde4 horas atrás

DF oferecerá teste genético a mulheres com risco de câncer de mama

O governador Ibaneis Rocha sancionou hoje (26) lei que obriga os hospitais públicos do Distrito Federal (DF) a realizarem teste...

Nacional4 horas atrás

Bolsonaro diz que nunca chamou Covid-19 de gripezinha; vídeo prova o contrário

Facebook/Reprodução Bolsonaro mentiu dizendo que nunca chamou Covid-19 de gripezinha O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje (26), durante...

Estadual4 horas atrás

TJES promove curso online sobre o Sistema Eletrônico de Execução Unificado

Juízes e servidores foram convocados para participar da capacitação por meio do Diário da Justiça. Usuárias e usuários internos do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!