conecte-se conosco


Direto de Brasília

A Astronomia em 2019: passado e futuro

Publicado

em


Imagem de eclipse solar total: astronomia em 2019 e 1919
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Imagem de eclipse solar total: astronomia em 2019 e 1919

Passado o ano novo, é importante começar a pensar nos meses pela frente. O que acontecerá no mundo da astronomia em 2019
?

Sem dúvida, podemos esperar grandes descobertas. Os astrônomos estão loucos para ver, finalmente, a foto do buraco negro obtida com o Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT), um projeto que teve início em 2017. Mas isso é assunto pra outra coluna.

Astrônomos amadores, por outro lado, esperam ansiosamente os grandes eventos de 2019. O destaque será, sem dúvida, o eclipse solar total de junho, observável do Chile. Brasileiros poderão acompanhar um eclipse parcial. Por outro lado, teremos (mais) uma superlua de sangue em janeiro, na madrugada do dia 21. Mas isso tudo eu também deixo pra depois, mesmo porque há outro eclipse importante para celebrarmos este ano.


Leia mais: Feliz ano novo!


Centenários astronômicos

Hoje gostaria de falar sobre as comemorações históricas. A União Astronômica Internacional, a maior sociedade internacional na área de astronomia, está completando 100 anos. Para celebrar, está organizando diversos eventos no mundo todo, e o Brasil não poderia ficar de fora.

Mesmo porque um outro centenário importante, com protagonismo brasileiro, acontece este ano: em 1919, astrônomos se reuniram em Sobral, no Ceará, e na ilha de Príncipe, na costa da África, para observar o eclipse solar total de 29 de maio — este, há cem anos. O objetivo? Confirmar a Relatividade Geral de Einstein.


Modelos e previsões

Esta é, na minha opinião, uma das mais belas histórias da astronomia. Com sua teoria da Relatividade Geral, Einstein previu que o espaço-tempo se curvaria na presença de um campo gravitacional. Uma ideia revolucionária, e certamente inesperada.

Leia mais:  Elefante preso na lama é resgatado após ‘aviso’ de cachorro; assista ao vídeo

Mas a matemática da Relatividade Geral era precisa. Ao realizar seus cálculos, Einstein previa que uma estrela atrás do Sol teria sua posição no céu alterada, devido à curvatura do espaço gerada pelo astro-rei, como se este fosse uma gigantesca lente cósmica. O problema é que o próprio Sol é muito brilhante, ofuscando as estrelas ao seu redor. Afinal, quem já ouviu falar de observar as estrelas durante o dia?

A solução foi realizar as observações durante um eclipse total, quando a Lua tapa o Sol e escurece o céu durante alguns minutos. As imagens (sobretudo aquelas obtidas no Ceará, com o céu menos encoberto no dia) confirmaram as previsões de maneira inequívoca. Einstein estava certo.

Leia mais sobre o método científico

Celebrando a história

Ao comemorar o centenário do eclipse de 1919, assim como o seu próprio, a União Astronômica Internacional pretende demonstrar ao público a importância de 100 anos de história de descobertas científicas.

Os centenários e comemorações históricas são uma grande oportunidade de deixar claro como a ciência evoluiu, através de experiências e modelos cuidadosamente testados. Para podermos avançar, é fundamental refletir sobre o que foi alcançado. Afinal, como já dizia Isaac Newton, se conseguimos enxergar mais longe, é por nos apoiarmos nos ombros de gigantes.


Leia mais: o que faz um grande cientista?

Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Forte terremoto atinge fronteira do Panamá com a Costa Rica

Publicado

em

Terremoto Costa Rica e Panamá
Reprodução/USGS
Epicentro do terremoto foi próximo da cidade de David, no Panamá

Um terremoto, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi registrado na fronteira entre o Panamá e a Costa Rica no início da madrugada desta quarta-feira (26). Segundo informações do Serviço Geológico dos EUA (USGS), não há relatos de mortos e feridos até o momento.

Leia também: Piloto dorme durante voo e acorda 78 km depois do ponto de pouso, na Austrália

O epicentro do terremoto foi a 44 km da cidada de David, no Panamá, a uma profundidade estimada de 14 km. Os tremores foram tão intensos que acabaram sendo sentidos em diversas cidades da região.

A Rede Nacional de Sismologia da Costa Rica  informou que diversos moradores da região sul do país tiveram que deixar suas casas pelo temor de novas movimentações.

Nas redes sociais, o presidente costarriquenho, Carlos Alvarado , afirmou que diversos pontos do país estão enfrentando problemas com a falta de energia, mas ressaltou que não existe qualquer risco de possíveis tsunamis na região após o terremoto .

Leia também: Menina fica presa em máquina de brinquedos ao tentar “capturar” Pikachu

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Denarium e Anchieta disputarão segundo turno da eleição para governo de Roraima
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional54 minutos atrás

Bolsonaro pede “punição severa” a militar preso com cocaína em voo

Alan Santos/PR Militar que foi preso com 39 kg de cocaína em bagagem estava na comitiva oficial de Bolsonaro ao...

Nacional54 minutos atrás

Lava Jato pede ao TRF-4 aumento da pena de Lula no caso do sítio de Atibaia

Reprodução/Google Maps Sítio de Atibaia atribuído pela Lava Jato a Lula pertence oficialmente a Fernando Bittar, amigo da família do...

Nacional54 minutos atrás

TSE autoriza inquérito de caixa dois contra senador Jaques Wagner

Cynthia Vanzella/Brazil Forum TSE autoriza inquérito de caixa dois contra senador Jaques Wagner O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)...

Nacional54 minutos atrás

Prisão de militar flagrado com cocaína na comitiva de Bolsonaro inspira memes

Internet “Bolsonarcos” um dos memes mais compartilhados nas redes faz alusão à série sobre Pablo Escobar, da Netflix Um sargento...

Nacional54 minutos atrás

Celso de Mello cutuca o governo e cita caso de sargento preso com drogas

Rosinei Coutinho/SCO/STF – 11.4.19 Celso de Mello alfinetou o governo Bolsonaro Em julgamento no Supremo Tribunal Federal ( STF ) que discute...

Nacional54 minutos atrás

Freixo defende Bolsonaro em caso de militar preso com cocaína

Divulgação Deputado da oposição, Marcelo Freixo defendeu Bolsonaro de acusações levianas O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que integra a oposição...

Esportes54 minutos atrás

E o tornozelo? Neymar vai às festas de Anitta e Vinicius Junior mesmo lesionado

Reprodução / Instagram Neymar apareceu em festa de Anitta Há três semanas, Neymar foi cortado da seleção brasileira e da Copa América porque lesionou o tornozelo direito...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana