conecte-se conosco


Direto de Brasília

A Astronomia em 2019: passado e futuro

Publicado

em


Imagem de eclipse solar total: astronomia em 2019 e 1919
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Imagem de eclipse solar total: astronomia em 2019 e 1919

Passado o ano novo, é importante começar a pensar nos meses pela frente. O que acontecerá no mundo da astronomia em 2019 ?

Sem dúvida, podemos esperar grandes descobertas. Os astrônomos estão loucos para ver, finalmente, a foto do buraco negro obtida com o Telescópio do Horizonte de Eventos (EHT), um projeto que teve início em 2017. Mas isso é assunto pra outra coluna.

Astrônomos amadores, por outro lado, esperam ansiosamente os grandes eventos de 2019. O destaque será, sem dúvida, o eclipse solar total de junho, observável do Chile. Brasileiros poderão acompanhar um eclipse parcial. Por outro lado, teremos (mais) uma superlua de sangue em janeiro, na madrugada do dia 21. Mas isso tudo eu também deixo pra depois, mesmo porque há outro eclipse importante para celebrarmos este ano.


Leia mais: Feliz ano novo!


Centenários astronômicos

Hoje gostaria de falar sobre as comemorações históricas. A União Astronômica Internacional, a maior sociedade internacional na área de astronomia, está completando 100 anos. Para celebrar, está organizando diversos eventos no mundo todo, e o Brasil não poderia ficar de fora.

Mesmo porque um outro centenário importante, com protagonismo brasileiro, acontece este ano: em 1919, astrônomos se reuniram em Sobral, no Ceará, e na ilha de Príncipe, na costa da África, para observar o eclipse solar total de 29 de maio — este, há cem anos. O objetivo? Confirmar a Relatividade Geral de Einstein.


Modelos e previsões

Esta é, na minha opinião, uma das mais belas histórias da astronomia. Com sua teoria da Relatividade Geral, Einstein previu que o espaço-tempo se curvaria na presença de um campo gravitacional. Uma ideia revolucionária, e certamente inesperada.

Leia mais:  Bolsonaro deve escolher Mozart Neves como ministro da Educação; Instituto nega

Mas a matemática da Relatividade Geral era precisa. Ao realizar seus cálculos, Einstein previa que uma estrela atrás do Sol teria sua posição no céu alterada, devido à curvatura do espaço gerada pelo astro-rei, como se este fosse uma gigantesca lente cósmica. O problema é que o próprio Sol é muito brilhante, ofuscando as estrelas ao seu redor. Afinal, quem já ouviu falar de observar as estrelas durante o dia?

A solução foi realizar as observações durante um eclipse total, quando a Lua tapa o Sol e escurece o céu durante alguns minutos. As imagens (sobretudo aquelas obtidas no Ceará, com o céu menos encoberto no dia) confirmaram as previsões de maneira inequívoca. Einstein estava certo.

Leia mais sobre o método científico

Celebrando a história

Ao comemorar o centenário do eclipse de 1919, assim como o seu próprio, a União Astronômica Internacional pretende demonstrar ao público a importância de 100 anos de história de descobertas científicas.

Os centenários e comemorações históricas são uma grande oportunidade de deixar claro como a ciência evoluiu, através de experiências e modelos cuidadosamente testados. Para podermos avançar, é fundamental refletir sobre o que foi alcançado. Afinal, como já dizia Isaac Newton, se conseguimos enxergar mais longe, é por nos apoiarmos nos ombros de gigantes.


Leia mais: o que faz um grande cientista?

Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Moro fez “copia e cola em projeto e é funcionário de Bolsonaro”, dispara Maia

Publicado

em


Rodrigo Maia e Sérgio Moro estão se desentendendo quanto às questões relativas ao pacote anticrime no Congresso
Divulgação/Ministério da Justiça

Rodrigo Maia e Sérgio Moro estão se desentendendo quanto às questões relativas ao pacote anticrime no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta quarta-feira (20), de desrespeitar um acordo feito com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que previa priorizar a tramitação da reforma da Previdência sobre qualquer outra, assim como sobre o pacote anticrime. 

“Moro está desrespeitando acordo meu com o governo. Nosso acordo é priorizar a reforma da Previdência. Espero que ele entenda que hoje ele é ministro de Estado. Ele está abaixo do presidente. Eu já disse a ele que esse projeto vai ser posterior à Previdência”, reagiu Maia, que disse ainda que Sérgio Moro é “um funcionário de Bolsonaro”, e não um homem eleito pelo povo.

Em sua declaração, o presidente da Câmara ainda disse que não falou pessoalmente com Moro a respeito do assunto e acusou o ministro de fazer “copia e cola” de outro projeto que já tramita na Casa. Para Rodrigo Maia , não há nada de novo no texto apresentado pelo ministro da Justiça, que vem cobrando publicamente por uma tramitação da matéria no Congresso.

“Funcionário do presidente Bolsonaro ?”, reagiu Maia ao ser questionado se havia conversado com Moro. “Converso com o presidente Bolsonaro e se o presidente Bolsonaro quiser, conversa comigo. Eu fiz aquilo que acho correto”, disse.

“O projeto é importante. Aliás, ele está copiando projeto do ministro Alexandre de Morais, copia e cola. Então têm poucas novidades no projeto dele”, completou Maia.

Por fim, questionado se estava irritado com a pressão de Sérgio Moro sobre a matéria, Maia afirmou que não e ponderou que o ministro conhece “pouco a política”. “Não estou irritado, mas acho que ele conhece pouco a política”, afirmou. “Ele está confundido as bolas. Ele não é presidente da República. Não foi eleito para isso. Tá ficando uma situação ruim para ele”, finalizou Maia. 

Leia mais:  Terremoto deixa ao menos nove mortos, 360 feridos e 30 desaparecidos no Japão

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus19 minutos atrás

Estação de Tratamento de Esgoto do balneário de Guriri continua sem funcionar

SÃO MATEUS (ES) – Construída há 19 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mariricu, que atenderia toda a...

Sem categoria2 horas atrás

Petrocity: Faculdade vai capacitar mão de obra para o porto

SÃO MATEUS (ES) – A Petrocity e a Faculdade Vale do Cricaré celebraram convênio para que a instituição de ensino...

Mulher2 horas atrás

Pizza sem glúten é opção que cabe na dieta; veja como preparar

Pizza combina com final de semana, encontro entre amigos ou aquele momento bate uma vontade de comer algo diferente e...

Mulher2 horas atrás

Sonha em ter cabelo volumoso? Veja 5 truques básicos que são infalíveis

Ter um cabelo volumoso e hidratado todos os dias é um sonho de consumo para a maior parte das pessoas,...

Mulher2 horas atrás

Foto de parto cesárea mostra bebê com “pose de super-herói”

Muitas crianças sonham em ser um super-herói quando crescer, mas um garotinho parece ter conseguido atingir esse sonho logo que...

Mulher2 horas atrás

Mulheres inspiradoras: corredora muda vida de mulheres da comunidade há 20 anos

“O que você está fazendo para mudar o mundo?”. Assim, de cara, a pergunta soa dura e pede uma reflexão....

Entretenimento5 horas atrás

Paolla Oliveira posa de biquíni e conscientiza seguidores: “Água é vida”

Paolla Oliveira, de 36 anos, compartilhou um registro fotográfico em sua conta do Instagram na tarde desta sexta-feira (22). De...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana