Connect with us

Variedades

Dia de São Francisco de Assis | Veja curiosidades sobre o padroeiro dos animais

Published

on

Foto: Reprodução/Franciscanos

Neste 4 de outubro é celebrado o santo conhecido por seu voto de pobreza e simplicidade para a vida com Deus

Conhecida por seus santos, arcanjos e tradições que celebram a religiosidade e a fé, a Igreja Católica tem entre seus incontáveis nomes importantes, São Francisco de Assis.

O dia do padroeiro dos animais e guardião da natureza é celebrado em 4 de outubro. O santo criou a Ordem dos Franciscanos, que tem como um dos princípios o voto de pobreza para a vida com Deus, e possui várias curiosidades interessantes.

Ligação com os animais e com a natureza

Uma delas é a conexão com os animais e com as matas. De acordo com o vigário do Convento da Penha, Frei Paulo Ferreira, São Francisco era um homem da natureza, ele se refugiava sozinho nos bosques e nas montanhas para refletir.

Por esse contato, São Francisco se aproximava de toda a natureza e de todos os animais. Após a criação de um hino, Cântico das Criaturas, ele passa a ser conhecido como patrono dos animais. Na música, ele louva a Deus através das criaturas, chamando-as de irmãos.

Ele entendeu que Deus se faz presente em todas as coisas e através dessas coisas quer ser amado e obedecido. Então o homem é aliado e colaborador de Deus a cuidar de tudo. São Francisco é um exemplo porque se irmanou a todas as criaturas”, Frei Paulo Ferreira, vigário do Convento da Penha

Criação da Ordem dos Franciscanos

Frei Paulo também destacou que São Francisco não pretendia criar a Ordem dos Franciscanos. A ordem busca viver o Evangelho na simplicidade, pobreza e fraternidade.

Na época em que o santo viveu, entre 1182 a 1226, outros movimentos contrários surgiram na igreja. Por isso, quando seus amigos mostraram desejo em seguir a mesma vida simples de Francisco, o patrono foi a Roma pedir autorização para pregar o Evangelho.

“Assim, ele revolucionou a igreja. Recentemente vimos que um dos papas, Jorge Mario Bergoglio, tomou o nome de Francisco, justamente com esse espírito de São Francisco de Assis, de trazer a igreja de volta para a simplicidade, a pobreza e o serviço que ela deve testemunhar diante dos pobres. São Francisco inspira a toda igreja no modo mais autêntico de seguir a Cristo.”

Amizade com Santa Clara de Assis

O santo tinha muitos amigos, entre eles, Santa Clara de Assis, que observava a vida que ele levava. Ela foi a primeira mulher que se aproximou dos ensinamentos de São Francisco.

Segundo o vigário, a jovem era muito vigiada em casa, então para conseguir viver de fato a vida que queria, ela fugiu até uma das capelas que o padroeiro morava com seus amigos de ordem.

Depois de um tempo, o santo a levou para um mosteiro temporariamente. Santa Clara cria, com orientação e inspiração de São Francisco, a segunda ordem franciscana – Ordem Santa Clara – de mulheres enclausuradas, dedicadas à oração e à contemplação.

Criação do presépio

Além dos muitos feitos, o santo foi o criador do presépio. “Ele tinha vontade de ver como havia sido o nascimento de Jesus. Então, ele encena o primeiro presépio, em Greccio, na Itália”.

De acordo com o VaticanNews, o presépio foi encenado em 1223, na noite de Natal. O santo organizou a apresentação com pessoas comuns e nobres da cidade. O teatro tinha uma manjedoura, um boi e um burro.

“Paz e bem”

Nas pregações, o padroeiro não era de falar muito, sempre era muito objetivo, porém, segundo frei Paulo, fazia um apelo a conversão e a paz.

São Francisco sempre saudava as pessoas com “paz e bem”. A frase virou uma saudação da ordem franciscana e é usada até hoje pela igreja católica e por seguidores.

Oração de São Francisco

“Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram

Comente Abaixo
Polícia Federal4 minutos ago

PF participa da segurança da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Brasília/DF. A Polícia Federal participa, em todo o território nacional, da operação de segurança da segunda edição do Concurso Público...

Nacional40 minutos ago

VÍDEO | Mulher é arrastada pelos cabelos por namorado em hotel

Caso ocorreu em um hotel de Palmas, no Tocantins, nessa sexta-feira (3/10). Homem foi liberado neste sábado após audiência de...

Nacional56 minutos ago

Suruba no ônibus | Caso revela risco psicológico devastador em menores

Após viralizar as cenas gravadas em Cascavel (PR), menores passaram a demonstrar, nas redes sociais, interesses no conteúdo criminoso Após...

Regional1 hora ago

Duas mortes | Homem é assassinado dentro de bar e motociclista morre em acidente na BR-101 no Norte do ES

Um motociclista de 52 anos, identificado apenas como Demivaldo, morreu na tarde de sábado (4) após ser atingido por uma...

Estadual1 hora ago

Mãe encontra filha morta e com pescoço quebrado dentro de casa no ES

Júlia de Paula, de 20 anos, foi achada pela própria mãe com lesões na cabeça e no maxilar. Uma jovem...

Entretenimento3 horas ago

Val Marchiori se emociona ao reencontrar irmão após 15 anos: ‘Um pedaço de si’

Val Marchiori, de 50 anos, promoveu neste sábado (4), um reencontro familiar após quase 15 anos sem ver um dos...

Política4 horas ago

Concurso da Ales: candidatos poderão disputar vagas em cotas

O concurso público da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prevê reserva de vagas para candidatos que se enquadram no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana