conecte-se conosco



São Mateus

80% dos aposentados demitidos em São Mateus estão doentes

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Pelo menos 80% dos 331 servidores efetivos do município mateense, por terem aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS), no dia 24 de outubro de 2018 estão doentes, a maioria com depressão. O motivo é um só: contraíram empréstimos bancários consignado e não tem hoje condições de arcar com o pagamento. O dinheiro que recebem mal da para comprar medicamentos para doenças que tem enfrentado como consequência da depressão, pressão arterial alta e outras comuns para a idade da maioria.

E a situação é ainda mais grave quando há denúncias de que já houve casos de três aposentados que morreram em decorrência de doenças que apareceram depois que começaram enfrentar problemas com agentes financeiros por não terem como quitar os empréstimos que contraíram.

Mas existe uma luz no fundo do poço. Uma comissão formada por servidores aposentados, têm se reunido e buscando sensibilizar a classe política de forma a reverter a situação já que a cada dia que passa a grande maioria está perdendo as esperanças, enquanto aguarda da Justiça Estadual uma reversão do processo ajuizado pelo Município que permitiu a aposentadoria.

PENÚRIA

A professora Gelva Maciel Fernandes, moradora de Guriri conta que fez três empréstimos, sendo dois na Caixa Econômica Federal e um no Banco do Brasil e agora não consegue pagar com o que ganha com a aposentadoria. “Eu contava, como a maioria, que iria continuar trabalhando, mas não foi isso que aconteceu. Com as dívidas vieram os problemas de saúde como depressão e insônia”, conta ela, adiantando que uma filha é quem pagar sua passagem para consulta médica de dois em dois meses com um psiquiatra no Rio de Janeiro.

Cleonice Oliveira Santos Nascimento já até perdeu as contas de quantos remédios toma diariamente para controle da pressão arterial e outras doenças. Ela, que mora no Bairro Aroeira, devido ao problema decorrente da demissão na Prefeitura esteve à beira da morte. “Só Deus na causa, senti a morte de perto durante cinco dias internada na UTI de um Hospital de Linhares e outros 14 dias no Roberto Silvares. “O dinheiro que recebo mal dá para comprar remédios”, conta, lembrando que pegou o dinheiro do pagamento do Tíquete atrasado para amortecer algumas prestações do empréstimo que fez para ajudar um filho que precisava construir.

Quem também aceitou falar da situação em que se encontra, principalmente da saúde que pirou depois de sua demissão é Elizabeth Fuzaro, 66, moradora do Centro de São Mateus. “Vivendo à base de vários medicamentos, Bete, como é chamada, disse que tem noites que nem consegue dormir, preocupada com o pagamento do empréstimo que contraiu na esperança que continuaria trabalhando depois da aposentadoria. “É desumano o que nos sujeitaram. Pior é que fui dispensada do trabalho na Farmácia Popular no dia 30 de outubro, data em que há 12 anos minha mãe morreu”, recorda, lembrando que, além da depressão e pressão arterial alta, ainda tem pequenos avcs o que provoca dificuldade na fala.

Comentários do Facebook

São Mateus

COVID-19 | São Mateus tem 235 casos e mais uma morte confirmada

Publicado

em

 

A Vigilância Epidemiológica Municipal confirmou o terceiro óbito por Coronavírus em São Mateus nesta segunda-feira (01). Trata-se de uma paciente de 72 anos, moradora do Bairro Universitário.

Ela era portadora de doença crônica degenerativa e estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Meridional. Foi confirmada para Covid-19 por RT PCR no dia 07 de maio.

Já são 235 os casos de pacientes positivados com Coronavírus em São Mateus. Os curados aumentaram de 114 para 120. O Município tem 1.184 casos notificados, 355 descartados, 407 são suspeitos em investigação e há 3 óbitos.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia9 minutos atrás

Caixa deu R$ 6,3 bilhões em crédito para microempresas na pandemia

Palácio do Planalto/Flickr Presidente da Caixa, Pedro Guimarães divulgou dado sobre crédito nesta segunda-feira (1) O volume de crédito concedido...

Economia9 minutos atrás

Dória pede abertura de investigação contra ativista Sara Winter

Agência Pública Sara Winter constantemente ataca Dória nas redes sociais O governador de São Paulo, João Dória, apresentou à justiça,...

Entretenimento9 minutos atrás

Irmão de Luciano Huck posa com noivo e critica Bolsonaro

O cineasta Fernando Grostein Andrade , irmão do apresentador Luciano Huck, postou um clique junto com seu noivo, Fernando Siqueira,...

Esportes19 minutos atrás

Dois brasileiros estão no top 5 de estrangeiros da Champions masculina

. O levantador Bruninho e o líbero Serginho estão entre os cinco melhores estrangeiros que atuaram na Champions League masculina...

Saúde27 minutos atrás

COVID-19 | Pacientes recuperados ainda podem transmitir doença por até 8 dias

  Estudo divulgado aponta que infectados podem ser transmissores da doença mesmo quando já não apresentam sintomas Um estudo publicado...

Internacional39 minutos atrás

OMS diz que América do Sul ainda não atingiu pico da epidemia

. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (1º) que a América do Sul ainda não chegou ao...

Economia44 minutos atrás

Banco Central multa Bradesco em R$ 92,2 milhões

Reprodução Bradesco Bradesco terá de aprimorar medidas contra lavagem de dinheiro Na última sexta-feira (29), o Banco Central multou o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!