conecte-se conosco


São Mateus

80% dos aposentados demitidos em São Mateus estão doentes

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Pelo menos 80% dos 331 servidores efetivos do município mateense, por terem aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS), no dia 24 de outubro de 2018 estão doentes, a maioria com depressão. O motivo é um só: contraíram empréstimos bancários consignado e não tem hoje condições de arcar com o pagamento. O dinheiro que recebem mal da para comprar medicamentos para doenças que tem enfrentado como consequência da depressão, pressão arterial alta e outras comuns para a idade da maioria.

E a situação é ainda mais grave quando há denúncias de que já houve casos de três aposentados que morreram em decorrência de doenças que apareceram depois que começaram enfrentar problemas com agentes financeiros por não terem como quitar os empréstimos que contraíram.

Mas existe uma luz no fundo do poço. Uma comissão formada por servidores aposentados, têm se reunido e buscando sensibilizar a classe política de forma a reverter a situação já que a cada dia que passa a grande maioria está perdendo as esperanças, enquanto aguarda da Justiça Estadual uma reversão do processo ajuizado pelo Município que permitiu a aposentadoria.

PENÚRIA

A professora Gelva Maciel Fernandes, moradora de Guriri conta que fez três empréstimos, sendo dois na Caixa Econômica Federal e um no Banco do Brasil e agora não consegue pagar com o que ganha com a aposentadoria. “Eu contava, como a maioria, que iria continuar trabalhando, mas não foi isso que aconteceu. Com as dívidas vieram os problemas de saúde como depressão e insônia”, conta ela, adiantando que uma filha é quem pagar sua passagem para consulta médica de dois em dois meses com um psiquiatra no Rio de Janeiro.

Cleonice Oliveira Santos Nascimento já até perdeu as contas de quantos remédios toma diariamente para controle da pressão arterial e outras doenças. Ela, que mora no Bairro Aroeira, devido ao problema decorrente da demissão na Prefeitura esteve à beira da morte. “Só Deus na causa, senti a morte de perto durante cinco dias internada na UTI de um Hospital de Linhares e outros 14 dias no Roberto Silvares. “O dinheiro que recebo mal dá para comprar remédios”, conta, lembrando que pegou o dinheiro do pagamento do Tíquete atrasado para amortecer algumas prestações do empréstimo que fez para ajudar um filho que precisava construir.

Quem também aceitou falar da situação em que se encontra, principalmente da saúde que pirou depois de sua demissão é Elizabeth Fuzaro, 66, moradora do Centro de São Mateus. “Vivendo à base de vários medicamentos, Bete, como é chamada, disse que tem noites que nem consegue dormir, preocupada com o pagamento do empréstimo que contraiu na esperança que continuaria trabalhando depois da aposentadoria. “É desumano o que nos sujeitaram. Pior é que fui dispensada do trabalho na Farmácia Popular no dia 30 de outubro, data em que há 12 anos minha mãe morreu”, recorda, lembrando que, além da depressão e pressão arterial alta, ainda tem pequenos avcs o que provoca dificuldade na fala.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Flagrado com menor em motel, deputado Luiz Durão é preso por estupro
publicidade

São Mateus

Soma Urbanismo promove campanha com condições exclusivas para produtores rurais

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A campanha Pague na Safra, da loteadora Soma Urbanismo, é direcionada aos produtores rurais, principalmente cafeicultores, que possuem uma renda maior em um determinado período do ano em função da colheita de seus produtos.Sua vigência será durante o mês de maio, para todos os empreendimentos, e até o mês de setembro, exclusivamente para o Residencial Riviera II, em Jaguaré, no Norte capixaba.

As condições envolvem o pagamento de sinal + 5 parcelas anuais. Apesar de voltadas aos produtores rurais, as vendas dos lotes da campanha não se restringem apenas a este público.

Os residenciais

A Soma Urbanismo conta com um total de 13 loteamentos em Jaguaré, São Mateus, Guriri, Colatina e Linhares. Dez deles já estão prontos para financiar e construir e três em obras – Jacuí II, em São Mateus, e Soma Altavista e Vista do Sol, em Colatina.

Por estarem a menos de dez minutos do centro de Jaguaré, a capital do café, os Residenciais Riviera I e II também são destaque da campanha. Apresentam topografias planas, excelente localização e ótima vizinhança para morar, estando 100% prontos para construir e aptos para financiamento bancário.

Todos os residenciais com a marca Soma contam com infraestrutura completa, com pavimentação, drenagem, rede elétrica e redes de água e esgoto em pleno funcionamento, interligadas à rede municipal.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, diz estudo da Unicef
Continue lendo
Esportes2 horas atrás

Consórcio Rio Motorsports construirá autódromo do Rio de Janeiro

Divulgação Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro O Rio Motorsports foi o vencedor do edital de...

Nacional1 hora atrás

Tremor de terra é sentido em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo

Reprodução De acordo com a UnB, o tremor começou às 16h46 e pode ser sentido em um raio de 100...

Regional42 minutos atrás

Trabalhador é assassinado com tiro no rosto durante forró no Norte do ES

Iago Oliveira dos Santos, de 26 anos, é da cidade de Canavieiras, na Bahia, e estava na região para a...

Mundo25 minutos atrás

Cantora de 74 anos vira ‘virgem de novo’ antes de se casar, mas acaba abandonada

A cantora peruana Juana Judith Bustos, de 74 anos, estava se preparando para se casar com o namorado, Elmer Molocho, de...

Entretenimento20 minutos atrás

Após polêmica com Loreto, Marina Ruy Barbosa é “ameaçada” por Juliana Paes

Nesta segunda-feira (20) Juliana Paes brincou com Marina Ruy Barbosa por meio de um comentário postado em seu perfil nas redes...

Esportes19 minutos atrás

Torcida do Flamengo se mobiliza e marca protesto no Ninho do Urubu

Alexandre Vidal / Flamengo Torcida do Flamengo marcou protestos contra Abel Braga para o Ninho do urubu Na noite desta...

Nacional19 minutos atrás

Heleno diz que derrubar MP dos ministérios seria “criminoso contra o país”

Antonio Cruz/Agência Brasil – 6.11.18 General Augusto Heleno admitiu nesta segunda-feira que o governo corre o risco de ver caducar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana