conecte-se conosco



Mulher

6 exageros para evitar nos cuidados da pele e do cabelo

Publicado

em

source

Women's Health

Você já deve ter ouvido que “tudo em excesso faz mal” e realmente existem muitos momentos na vida em que “um é bom e dois é demais”. Nos cuidados com a pele e o cabelo isso também se torna uma regra.

Leia também: 4 erros na rotina de cuidados que podem deixar a sua pele oleosa

mulher se olhando no espelho arrow-options
shutterstock

Alguns cuidados devem ser revistos para não causar complicações à pele e ao cabelo

Às vezes exageramos na dose dos produtos de beleza e acabamos prejudicando ao invés de ajudar. Já viu aquela amiga que por ter a pele muito oleosa acaba passando sabonete facial várias vezes por dia? Ou quando você acaba fazendo máscara capilar todos os dias porque quer deixar o cabelo mais macio.

Pois é, exagerar no autocuidado pode ser um erro dos grandes! Para não sobrecarregar a pele e os cabelos, fique atento aos 6 exageros nos cuidados da pele e cabelos, que fazem mais mal do que bem à beleza:

1. Aplicar muita máscara capilar nos fios

mulher aplicando máscara capilar arrow-options
shutterstock

A máscara capilar em excesso pode deixar o cabelo pesado e sem brilho

Embora esse produto faça parte da rotina de cuidados com o cabelo para mantê-lo saudável, é preciso tomar cuidado na hora de usar, pois, em exagero, o resultado pode não ser o esperado. “O uso frequente e em excesso de máscaras capilares, por exemplo, pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho”, explica o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo o especialista, isso acontece por que as máscaras capilares são soluções concentradas para que possam atuar profunda e rapidamente. Por isso que, se utilizadas com muita frequência, o produto pode acabar se acumulando nos fios, que se tornam rígidos, opacos e quebradiços”.

  • Qual deve ser a frequência e como aplicar

“Cabelos mais grossos, por exemplo, devem receber o tratamento com máscara capilar apenas uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto a cada duas semanas”, explica. As máscaras capilares devem ser aplicadas apenas da metade dos fios até as pontas, pois é a região mais seca do cabelo, sempre evitando as raízes. O excesso do produto na raiz pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo, levando a problemas como a dermatite seborreica.

Leia também: Ruivo é tendência do verão; inspire-se nas famosas e veja dicas para adotar

2. Lavar em excesso – famoso overwashing

lavar o rosto arrow-options
shutterstock

Lavar demais o rosto pode alterar a barreira de proteção da pele

Muitas pessoas, principalmente com pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso, segundo a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

  • O que acontece se lavar demais?

O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerar tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade. Além de poder causar uma dermatite de contato, explica a profissional.

  • Aumenta a oleosidade?

Sim. “O excesso de lavagem altera a produção natural de oleosidade da pele, tornando a barreira de proteção alterada e deixando a pele mais suscetível ao ressecamento. Uma pele suscetível ao ressecamento vai, em contrapartida, ter uma produção maior de oleosidade, como uma reação do organismo para compensar – que é entendido como uma agressão. Se essa oleosidade passar do ponto, a pele sai de ressecada para extremamente oleosa”, completa a médica.

3. Esfoliar demais

mulher esfoliando o rosto arrow-options
shutterstock

A frequência da esfoliação depende das necessidades da pele

A frequência com que se deve esfoliar o rosto é um fator que depende de cada tipo de pele, da estação do ano e dos procedimentos e tratamentos que estão sendo utilizados naquele momento. “E os intervalos precisam ser respeitados para que não irrite a pele, nem cause o efeito rebote, ou seja, o efeito contrário do esperado, estimulando a oleosidade, levando a abertura de poros”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Em peles secas, o tecido pode ficar avermelhado ou sensível, se houver o uso excessivo do esfoliante, pois ocorre a retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido”, complementa.

  • Como devem ser aplicados

A médica explica ainda que os esfoliantes faciais devem ser aplicados com massagens suaves na pele preferencialmente à noite, após a limpeza. De modo geral, não devem conter substâncias abrasivas em excesso, que arranhem a pele e que estejam em alta concentração. Estas substâncias podem provocar microfissuras, ou feridas que desequilibrem a integridade da barreira cutânea e facilitem a proliferação de micro-organismos. Isso tudo pode levar a perda da homeostase, levando a processos de dermatites e eczemas.

  • Para não ter mais erro

Peles mais secas, sempre com orientação do dermatologista, devem ser esfoliadas de uma a duas vezes por semana. Preferência para formulações com grânulos finos, de origem natural, associados a substâncias calmantes e hidratantes.

Peles levemente acneicas e oleosas podem ser esfoliadas até três vezes por semana. Logo após a esfoliação, é importante utilizar uma loção tônica adstringente com efeito anti-inflamatório e complementar com hidratantes aquosos e serosos.

4. Usar muitos produtos em sequência

mulher passando creme no rosto arrow-options
shutterstock

Passar muitos produtos ao mesmo tempo pode resultar na perda de eficiência dos componentes de cada um

Usar um creme em cima do outro não vai fazer milagres na sua pele. “Com relação aos cremes de tratamento, o anti-idade, o hidratante e o fotoprotetor estão entre os produtos realmente necessários para sua pele facial. Rotinas de beleza que incluem muitos produtos podem causar grandes problemas, como a dificuldade de penetração de um ingrediente e o fechamento dos poros”, explica o Dr. Jardis.

Além disso, ao usar muitos produtos de maneira aleatória, há uma grande chance de cair em um erro de incompatibilidade química. Isso pode trazer problemas de pele como dermatite e ressecamento e também anular ou reduzir o efeito do cosmético.

“Quando você faz um tratamento orientado por dermatologista, a ação anti-idade pode ser adicionada ao hidratante no mesmo produto, e o médico ficará atento aos ativos”, afirma Lucas afirma o farmacêutico Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma.

5. Ingerir demais alimentos considerados saudáveis

ovo arrow-options
shutterstock

Presente no ovo, a vitamina A em excesso pode causar queda de cabelo, por exemplo

Muitos nutrientes exercem papel fundamental na saúde e beleza da pele. No entanto, quando passamos do limite de uma alimentação balanceada e abusamos da quantidade até mesmo dos “superfoods”, podemos fazer um mal danado à pele. “A ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal para citar um exemplo. Fígado, ovos, agrião, cenoura, mamão, tomate e abóbora estão entre os alimentos com maior quantidade de vitamina A, que também está presente em muitos polivitamínicos (então tome cuidado ao comprar).

Alimentos ricos em fibras são essenciais para a boa saúde da pele, no entanto especialmente quando consumidos em excesso também podem trazer problemas. Já que podem levar à prisão de ventre e desidratação. O próprio suplemento do soro do leite whey protein, o queridinho dos amantes da musculação, pode fazer mal, principalmente para pacientes com tendência à acne, por estimular a produção de oleosidade.

Leia também: Famosas usam acessórios na praia; veja 5 ideias que são tendências

6. Lixar os pés

lixando os pés arrow-options
shutterstock

A lixa é muito agressiva para a pele dos pés

A esfoliação dos pés deve ser feita, mas sempre deve ser evitado o uso da lixa. “Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o efeito rebote produzido pela pele. Num primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteção, tirando o estrato córneo, não só o excessivo, mas o natural que protege os pés”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal. 

Ao fazermos isso, abrimos a porta de entrada para fungos e bactérias. Além disso, podemos aumentar a sensibilidade dessa pele, no desenvolvimento de dermatite irritativa ou de contato, por andar descalços ou pelo uso de sapatos que nem sempre são feitos de materiais naturais.

  • Como esfoliar

Deve-se usar esfoliantes à base de cremes ou esfoliantes com microesfera em óleos. “Podemos usar sal grosso, numa emulsão com óleos naturais, ou mistura de açúcar com mel para fazer a esfoliação”, diz a profissional.

A esfoliação deve ser realizada em movimentos circulares e na região do dorso e planta dos pés. Logo depois deve ser feito o uso de um bom creme hidratante à base de lanolina, vaselina, nutriomega 3, 6, 7 e 9, manteiga de karité, Vitamina E, Pro Vitamina B5 e a ureia, segundo a especialista.

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 17 de fevereiro de 2020

Publicado

em

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia te ajuda a saber como agir em frente as situações da vida


ÁRIES

Com uma postura mais madura e comedida, procure ouvir mais e utilizar a palavra sempre com fins construtivos. Tem início um período de revisões e aprendizados importantes na comunicação. Mercúrio inicia sua famosa retrogradação, que vai até 10/03. É importante certificar-se de que foi bem compreendido. Procure evitar discussões desnecessárias e redobre a atenção no trânsito. A pressa pode gerar erros e prejuízos desnecessários. Ainda bem que Marte segue em Capricórnio, aproveite para planejar melhor suas iniciativas.

TOURO

Bom período para promover revisões gerais, repensar projetos e questionar valores. Reflexões sobre a arte de se comunicar entram em pauta a partir de hoje, com o início de Mercúrio retrógrado em seu signo. Até 10/03 terá muitas ocasiões para perceber até que ponto você é claro e competente ao trocar informações. A Lua segue minguante, pedindo mais receptividade. Tranquilidade e equilíbrio emocional o ajudam a evitar mal entendidos. Procure pesquisar e refletir melhor antes de fechar acordos.

GÊMEOS

Cuidado com a comunicação. Atenção para evitar equívocos e mal-entendidos que atrapalham qualquer boa negociação. Mercúrio começa a retrogradar em Peixes, até 10/03. Você pode ficar mais distraídos e dispersivo. Seja cauteloso ao expressar opiniões pessoais, pois pode ser mal compreendido. Evite fofocas, não seja portador de notícias negativas. Atrasos, falhas, enganos e mal entendidos servem para ensinar algo e evidenciar o que está precário. Com cuidado, atenção e empenho você pode corrigir erros e esclarecer dúvidas.

CÂNCER

Vale dar asas à imaginação, sonhar e alimentar a alma com tudo o que possa trazer inspiração. Mas fique atento para evitar mal entendidos, cuidado com expectativas exagerada. Mercúrio fica retrógrado a partir de hoje, pedindo mais atenção e cuidado na hora de se comunicar e de negociar. Há possibilidade de enganos, atrasos e confusões. Bom momento para fazer back-up de arquivos, rever conceitos e valores, revisar o carro e equipamentos de comunicação. Procure sair com tempo de sobra pros compromissos.

LEÃO

É tempo de repensar assuntos, revisar, rever, analisar, refletir… e mudar de opinião se for preciso. Mercúrio segue retrógrado em Peixes a partir de hoje. Procure cultivar o pensamento positivo, a integridade, a competência e a verdade na comunicação. Utilize a palavra para fins construtivos, desta forma transmuta negatividades. Melhor adiar a assinatura de contratos, pois cresce a tendência de pensar diferente depois. Você pode repensar projetos, esclarecer erros e aspectos que deseja mudar em sua vida.

VIRGEM

Cheque informações, evite críticas e maledicências, não dê ouvidos às fofocas e aos falatórios. Com Mercúrio retrógrado a partir de hoje, é importante esclarecer dúvidas com clareza e generosidade. Procure relaxar também. Exercícios de respiração, meditação e afirmações positivas ajudam a diminuir a inquietação mental e servem como antídoto para preocupações. É importante evitar a correria pra não haja erros, repensar e aprimorar o que for possível. O fator tempo é importante para que possa ganhar clareza.

LIBRA

É tempo de repensar, revisar e exercitar a responsabilidade na comunicação. Com o início de Mercúrio retrógrado, erros na comunicação, distrações e esquecimentos estão em pauta. Vale refletir sobre questões ligadas ao seu merecimento. Em tempos de revisões, análises e correções, não tenha receio de mudar de ideia, não se apegue e nem tente prolongar o que estiver sendo eliminado. Livrar-se do excesso de bagagem pode trazer mais leveza, alívio e paz. Continue a investir em sua autoestima.

ESCORPIÃO

Redobre a atenção ao lidar com assuntos importantes, para que nada passe despercebido. Mercúrio inicia sua retrogradação: é bom evitar tarefas que requeiram atenção aos detalhes. Até 10/03, será preciso cuidado com as palavras ditas impensadamente. Erros de interpretação estão em pauta, o que pode levar a confusões desnecessárias. Esteja aberto para ouvir o que os outros têm a dizer e mudar de opinião se for preciso. Com a Lua minguante, é tempo de finalizações, recolhimento e introspecção.

SAGITÁRIO

Cuidado com expectativas exageradas, não espere que os outros façam exatamente o que você quer. Fazer compras ou realizar despesas contando com o dinheiro que virá no futuro pode falhar e abrir um rombo no orçamento. Aproveite para promover reestruturações e um bom planejamento financeiro. Mercúrio segue retrógrado a partir de hoje, a má comunicação pode atrapalhar o andamento das coisas. Ao combinar algo importante, procure também formalizar o que foi estabelecido.

CAPRICÓRNIO

As informações mais importantes devem ser revisadas e revistas. Mercúrio fica retrógrado a partir de hoje. Até 10/03, se for possível, evite assinar contratos. Evite também falar sobre assuntos que não domina, ganhe tempo para concluir acordos e negociações. Nem tente discutir e impor seus pontos de vista, o clima não está propício para isso. O excesso de responsabilidades pode exaurir suas energias. Aproveite para permitir-se descanso e atividades de lazer, de preferência em contato com a natureza.

AQUÁRIO

Tudo o que não está a contento salta à vista para ser corrigido. A partir de hoje Mercúrio fica retrógrado em Peixes: evite tentar resolver muitas coisas ao mesmo tempo ou ter conversas sérias e desgastantes. Assim evita confusões e mal-entendidos desnecessários. Bom período para revisar o carro, fazer back-up de arquivos, revisar textos, repensar e corrigir projetos. Ao trocar informações, é bom checar se foi bem compreendido. Vale desacelerar, cultivar mais liberdade e independência.

PEIXES

Consulte diversas opiniões, esteja aberto para ouvir e aprender. Com o início da retrogradação de Mercúrio em seu signo, é importante ganhar tempo para avaliar questões importantes de forma realista. Até o dia 10/03, esteja preparado para mudanças de opinião, imprevistos, informações contraditórias e decisões de última hora. Cuidado com erros, enganos, esquecimentos, confusões e distrações. Quanto mais claro e amoroso for ao se comunicar, melhor. Previra agradecer pelo que já conquistou, enquanto reflete sobre o que pode ser aprimorado.

Para além do horóscopo do dia :

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional4 minutos atrás

Coronavírus transforma papel higiênico em item valioso e alvo de ladrões

arrow-options Reprodução/Twitter Papel higiênico virou item valioso após início da epidemia do coronavírus Rolos de papel higiênico se tornaram itens...

Internacional4 minutos atrás

Em 3 meses cerca de 800 mil pessoas foram desalojadas na Síria

arrow-options Secretaria de Educação do Governo Federal ONU diz que já somam 800 mil pessoas desalojadas na Síria A Organização...

Internacional4 minutos atrás

Fernández adia encontro com Bolsonaro após cancelar ida à posse no Uruguai

arrow-options Reprodução/Twitter/alferdez Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina A reunião entre o presidente da Argentina, Alberto Fernández ,...

Internacional4 minutos atrás

Aviões retiram norte-americanos de navio com casos de coronavírus

Dois aviões fretados pelos Estados Unidos (EUA) partiram do Japão nesta segunda-feira (17), transportando 328 americanos que estavam no Diamond...

Internacional5 minutos atrás

Golpe: Homem espalhava ratos e fezes em hotéis para receber estadia de graça

arrow-options KUTV Ryan State soltava ratos em hotéis e reclamava da sujeira Um homem foi preso em Salt Lake City,...

Internacional5 minutos atrás

Candidato de Evo Morales à Presidência da Bolívia lidera pesquisa eleitoral

arrow-options Reprodução/Twitter Evo Morales Luis Arce (esq), ex-ministro da Economia de Evo Morales, é o candidato do MAS à presidência...

Internacional5 minutos atrás

Dia de herói: homem desfere socos em puma de 72kg e salva menina de ataque

arrow-options Pixabay Animal só largou menina ao ser atingido por soco nas costelas Um homem viveu dia de herói no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana