conecte-se conosco



Mulher

5 sinais que mostram uma pele envelhecida antes do tempo e como evitá-los

Publicado

em

Existem dois jeitos de perceber que você está envelhecendo: pelas experiências de vida ou pela sua aparência. Sulcos da testa, pés de galinha e bolsas abaixo dos olhos, por exemplo, são processos naturais da idade, mas para algumas pessoas esses e outros sinais de pele envelhecida aparecem bem antes do que deveriam, por razões diversas.

Leia também: Luz do computador e do celular podem causar envelhecimento precoce da pele


Para algumas pessoas, a pele envelhecida pode ser um problema antes do comum, mas tratamentos preventivos ajudam
shutterstock
Para algumas pessoas, a pele envelhecida pode ser um problema antes do comum, mas tratamentos preventivos ajudam


Segundo especialistas, os sinais de pele envelhecida
 precocemente aparecem de forma bastante sutis e, apesar de não serem um problema além da questão estética, podem ser algo para ficar de olho. “Assim, podemos indicar tratamentos preventivos que evitam o aparecimento de rugas, flacidez e outras alterações causadas pelo fotoenvelhecimento”, explica Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe, em São Paulo. 

Segundo o profissional, quanto antes você notar qualquer questão ligada ao envelhecimento precoce
, será mais fácil buscar ajuda do médico especialista. Por isso, ele e outros profissionais indicam cinco presságios que podem acender o sinal de alerta:

Sinal de pele envelhecida #1: manchas de sol no rosto aos 20/30 anos


As manchas de sol mostram uma pele envelhecida, principalmente depois que o corpo diminui o próprio metabolismo
shutterstock
As manchas de sol mostram uma pele envelhecida, principalmente depois que o corpo diminui o próprio metabolismo

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas e sardas que começam a aparecer no rosto
têm relação direta com o quanto você ficou exposta ao sol até, mais ou menos, os 20 anos de idade. “A partir dessa idade, já existe um declínio na capacidade de reparo e proliferação celular, já que é após os 25 anos que temos a primeira perda no metabolismo de regeneração”, explica.

Esse processo faz com que tenhamos certa deficiência em produzir espontaneamente os antirradicais livres e antiglicantes que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo, facilitando o aparecimento de manchas.

“Indícios como as hiperpigmentações solares são um importante sinal de alerta dos danos cumulativos do sol”, completa Jardis. Se você perceber isso em seu rosto, ele indica procurar um dermatologista que prescrever cremes com ativos que ajudam a diminuir as manchas ou até mesmo um tratamento focado na estética , além de recomendações de cuidados diários.

Sinal de pele envelhecida #2: rugas ao longo das bochechas


As rugas que deixam a pele envelhecida podem aparecer por causa da exposição solar, mas há cosméticos que ajudam
shutterstock
As rugas que deixam a pele envelhecida podem aparecer por causa da exposição solar, mas há cosméticos que ajudam

“As pessoas desenvolvem rugas com o movimento e expressões, de modo que não é realmente um mau sinal de envelhecimento. Mas se as linhas finas e rugas aparecem no meio das bochechas, entre os 20 ou 30 anos de idade, é hora de se preocupar”, explica o dermatologista da Clínica Volpe. De novo, o sol aparece como o “vilão” que pode deixar a pele envelhecida.

Para rejuvenescer a região, são indicados tratamentos que estimulam a produção de colágeno, além de produtos que tenham alguns ativos específicos, como  ácido hialurônico
. “Com o avanço da idade, a produção natural de ácido hialurônico diminui, reduzindo também a hidratação e elasticidade da pele. Então, quando existe falta de ácido hialurônico, há desidratação da pele, tendência à flacidez, formam-se rugas, sulcos e há perda de luminosidade”, explica Claudia.

Sinal de pele envelhecida #3: pescoço irritável e flácido


Por ser muito fino, o pescoço é uma das partes do corpo que podem ficar facilmente irritadas e com a pele envelhecida
shutterstock
Por ser muito fino, o pescoço é uma das partes do corpo que podem ficar facilmente irritadas e com a pele envelhecida

“O pescoço é uma região cuja pele é muito fina, praticamente sem glândulas sebáceas, com espessura próxima a dois milímetros, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural pela própria dinâmica da região”, explica a dermatologista. Assim, não é difícil para essa área do corpo ficar com a pele envelhecida, flácida ou com marcas de irritação. 

Além de ser muito importante aplicar protetor solar no pescoço para evitar ter a pele envelhecida pelo sol, a dica é manter a hidratação profunda e usar cosméticos à base de colágeno para ajudar na suavização das marcas e melhora das rugas e flacidez na área. Também existem tratamentos de estética específicos, mas é importante consultar um médico antes. 

Sinal de pele envelhecida #4: sua pele está mais sensível que o habitual


A sua rotina diária ou problemas com alimentação podem refletir na sua beleza e deixar a pele envelhecida precocemente
shutterstock
A sua rotina diária ou problemas com alimentação podem refletir na sua beleza e deixar a pele envelhecida precocemente

De acordo com Claudia, a pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio, então, se o paciente não está se alimentando direito ou fazendo uso de certos medicamentos, é uma tendência que ela fique mais sensível e seca — e isso reflete no rosto. 

“Essa sensibilidade também é um presságio importante de que alguma coisa em sua rotina de beleza não está em ordem”, comenta Jardis. “Por isso, é necessário fazer uso de vitaminas orais, ter alimentação balanceada e aplicar produtos tópicos com ação calmante e altamente hidratante para manter a saúde da pele em dia e evitar o envelhecimento precoce.” 

Leia também: 10 alimentos essenciais para manter um bom funcionamento da pele

Sinal de pele envelhecida #5: seu olhar já não é mais o mesmo


O olhar também pode dizer muito sobre ter a pele envelhecida ou não, mas alguns tratamentos podem melhorar isso
shutterstock
O olhar também pode dizer muito sobre ter a pele envelhecida ou não, mas alguns tratamentos podem melhorar isso

“No rosto, a região dos olhos é a mais sensível, com característica e estrutura epidérmica diferenciada. A área também conta com a fragilidade das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação dessa pele que fica, em média, 6% mais fina a cada dez anos”, explica Jardis.

Esse processo natural de envelhecimento pode acabar causando olheiras, mas outros fatores, como alimentação rica em açúcar e sal ou noites mal dormidas, podem tornar a pálpebra mais inchada e deixar as manchas abaixo dos olhos mais evidente. “As olheiras mais violeta, ou mesmo as mistas com tons acastanhados e arroxeados, podem surgir também por excesso de bebida alcoólica, tabagismo, na TPM, entre outras causas”, complementa Claudia Marçal.

Apesar de não ser possível remover completamente esse problema que deixa a pele envelhecida
, existem dicas de estética para clarear as olheiras
. Tratamentos à base de ácido hialurônico ou laser, que devem ser feitos sempre por profissionais confiáveis, podem ajudar a diminuir o pigmento. Em casa, a aplicação de máscaras ou cremes também são opções que vão agir para desinchar as bolsas e acalmar os vasos sanguíneos de forma temporária.

Comentários do Facebook

Mulher

Não é mito! Álcool pode, sim, reduzir o efeito de anticoncepcionais; saiba mais

Publicado

em

source

Carnaval combina com festa, diversão, fuga do cotidiano e, muitas vezes, com exageros nas bebidas alcóolicas. Embora muitos dos riscos que a substância oferece ao corpo sejam lembrados, existe um que nem sempre é dito: a interferência do álcool na eficácia dos medicamentos anticoncepcionais . 

cartela de pílula arrow-options
shutterstock

Misturar álcool e anticoncepcionais não é boa ideia

Leia mais: “Como fui parar na UTI por causa de pílula anticoncepcional”

De acordo com Ana Lúcia Povreslo, diretora da associação nacional de Farmácias Magistrais, o problema ocorre por uma sobrecarga do fígado, responsável por metabolizar ambas as substâncias. “Todos os medicamentos devem primeiros ser metabolizados pelo fígado antes de fazer efeito. Depois, eles agem no corpo e então são eliminados”, explica ela. 

“Os anticoncepcionais são hormônios , que exigem bastante da metabolização. O álcool, então, interfere nessa atividade por fazer uma alteração no metabolismo hepático. Ele sobrecarrega o fígado, que passa a dedicar sua ‘atenção’ ao álcool e pode eliminar mais rapidamente os medicamentos “, completa a profissional de saúde. 

Outro alerta importante para quem consome álcool é o fato de que, no calor do momento e sob efeito de substâncias que atuam no nosso sistema nervoso, podemos esquecer dos contraceptivos ou da proteção na hora do sexo .  

Leia mais: Deputado do PSL quer proibir venda de métodos contraceptivos

Por isso – alerta ela – é importante ficar atenta e combinar métodos durante os dias de festa e na semana seguinte, ainda que as pílulas tenham sido ingeridas na hora certa e sem esquecimentos. “Os anticoncepcionais podem chegar a ter a sua atividade reduzida pela metade da eficiência. Por isso é importante que as mulheres entendam que não estão completamente protegidas quando há ingestão de bebidas alcoólicas e tomem outras precauções, como o uso de preservativos “, diz Ana Lúcia.

Ana Lúcia  ainda explica que existe uma relação direta entre o risco e o volume alcoólico ingerido, ou seja, quanto mais álcool, maior a chance de o fígado ficar sobrecarregado. “Em geral, bebidas destiladas são mais perigosas por oferecerem uma concentração maior de álcool, mas tudo depende da quantidade. Não adianta optar pela cerveja e beber uma quantidade enorme, pois o efeito no final sobre os anticoncepcionais será o mesmo”, explica. 

Além disso, a hidratação também protege o fígada de sobrecarga, evitando outros danos causados pelo álcool. É importante não descuidar da ingestão constante de água e outros líquidos não-alcoólicos, mesmo no meio da folia. 

Fonte: IG Mulher

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional3 minutos atrás

Criança morre após casa desabar durante chuvas na Grande São Paulo

arrow-options TV Globo Três casas desabaram em Francisco Morato Um menino de 10 anos identificado apenas como Alexandre morreu na...

Entretenimento3 minutos atrás

Repórteres da Globo e do SBT brigam ao vivo durante reportagem; assista

Um link ao vivo foi palco de uma confusão entre repórteres de afiliadas do SBT e da Globo , em...

Internacional24 minutos atrás

Mulher-bomba confessa que planejava explodir catedral em Londres

arrow-options Reprodução Safiyya Shaikh confessou planos de explodir bomba na catedral de São Paulo, em Londres Uma mulher apoiadora do...

Economia24 minutos atrás

No ano de tragédia em Brumadinho, Vale registra prejuízo de R$ 6,6 bilhões

arrow-options Agência Brasil Vale registrou prejuízo de R$ 6,6 bilhões em ano de tragédia em Brumadinho A Vale divulgou nesta...

Polícia Federal50 minutos atrás

PF coíbe o transporte ilegal de ouro retirado de garimpos ilícitos

Redenção/PA – A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira (20/2) a Operação Milhas de Ouro, que teve por objetivo coibir o transporte...

Polícia Federal50 minutos atrás

PF prende homem transportando maconha em sua bagagem

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu na quinta-feira (20/2) um brasileiro, identificado pela Receita Federal, transportando maconha compactada dentro de...

Entretenimento50 minutos atrás

Desavença de Gracyanne Barbosa e Viviane Araújo continua: “Outra questão”

Gracyanne Barbosa está focadíssima no carnaval e promete arrasar na avenida, mas ela garante que não quer aparecer mais do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana