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5 dicas para fugir das ciladas na hora de comprar um seminovo

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Compra de seminovo exige uma série de cuidados para não ter dores de cabeça depois de feita a tão sonhada compra
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Compra de seminovo exige uma série de cuidados para não ter dores de cabeça depois de feita a tão sonhada compra

Está pensando em comprar um carro usado? Apesar de algumas esperanças para o reaquecimento da economia, ela ainda não está boa. Com isso, a população está — ou deveria estar — dosando os gastos e pensando ao máximo no melhor custo-benefício, para não sair perdendo dinheiro à toa. Por exemplo: qual a razão para comprar um hatch compacto básico, novo, que irá depreciar rapidamente, se você pode pegar até um SUV completo e semionovo, pelo mesmo preço, e com valor estabilizado no mercado? Veja a seguir os cuidados na compra de seminovo.

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Segundo a Fenabrave, foram vendidos 9.277.254 seminovos em 2018, ante 2.101.842 carros novos. Logo, nota-se que o “cheirinho de novo” já não conquista tantas pessoas tanto quanto antes de 2015, ano que houve a queda generalizada no mercado automotivo e o rápido crescimento no segmento dos usados. Entretanto, diferente de quando compramos roupas e acessórios, a compra de seminovo exige mais atenção e calma na hora de finalmente “assinar o cheque”. Existem várias providências e cuidados que precisam ser tomados para que o tão sonhado “carro da família” traga só felicidades. As dicas da compra de seminovo
são do superintendente do Auto Shopping Internacional, Carlos Eduardo Barros, e do empresário Leonardo Macedo.

1- Entender o processo

“É preciso estar atento aos detalhes, entender cada passo de todo o processo e estudar bastante a compra e o local”. Isso é o que afirma Carlos Eduardo Barros, defendendo que o consumidor deve ir por partes e saber do âmbito geral, antes de mergulhar nos detalhes. Logo, é essencial saber que o processo se resume em: ver o carro – agendar/checar a vistoria do carro – ir ao cartório (ou desistir da compra) – efetuar o pagamento somente após o reconhecimento da firma – fazer a transferência no Detran.

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2- Saber avaliar um anúncio

O primeira ponto  que  deve ser observado é quanto estão pedindo todos os anunciantes de um mesmo modelo, em uma mesma região. Mas de modo geral, se o carro tem menor quilometragem, for de um ano/modelo mais recente, estiver em um ótimo estado de conservação (à primeira vista), manutenção em dia, entre outros fatores, o valor pedido poderá ser alto em relação aos outros. Agora, se estiver devendo nesses quesitos, ou até estiver com pendências na documentação, histórico de roubo, furto, sinistro, leilão entre outros, o valor deverá ser mais baixo que o cobrado pelos demais. Vale lembrar que esses vícios — potencialmente ocultados quando um vendedor de má fé apresenta o  carro seminovo 
— são todos revelados com o laudo cautelar.


Vale var uma olhada no preço para saber se vale a pena da compra de seminovo
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Vale var uma olhada no preço para saber se vale a pena da compra de seminovo

Outra questão polêmica entre compradores e vendedores é a tabela Fipe. Segundo Leonardo Macedo, a Fipe sempre foi uma referência média sobre a qual os carros são anunciados. Se o carro for melhor que a média, era anunciado por um valor acima dela, caso contrário, venderia abaixo. Entretanto, pontua que com o esfriamento do mercado há alguns anos, desde então é difícil alguém conseguir vender qualquer carro pelo valor da Fipe ou superior.

“Carro vale o quanto o consumidor acha que vale, principalmente em tempos de crise. Na conjuntura atual, não se vê quase ninguém cobrindo o valor da tabela — com raras exceções, em que a maioria dos anunciantes de um mesmo modelo estejam pedindo o valor da Fipe. Com isso, na maioria dos casos, mesmo que o vendedor tenha um carro que valha mais que outros similares, se ele pede acima da Fipe, está pedindo caro”, afirma o empresário.

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3- Saber avaliar um carro

Este tópico vai girar em torno de um parênteses feito no item acima, que foi o “estado de conservação (à primeira vista)”. Até então o que se aprendeu foi quando vale a pena tomar um tempo para ir visitar um carro ou não, uma vez que a descrição no anúncio de carros já pode ter esclarecido/apresentado um pouco do carro, as fotos podem ter agradado (ou não) à primeira vista, o vendedor pareceu ser solícito ao telefone (algo importantíssimo para quando, por exemplo, ambos forem realizar a vistoria cautelar caso o carro não tenha uma).

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O estado geral do carro é outro ponto a ser considerado na compra de seminovo
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O estado geral do carro é outro ponto a ser considerado na compra de seminovo

O empresário Leonardo Macedo brinca que anúncio de carro
é como o Tinder: às vezes é lindo na foto, mas ao vivo… já viu. Logo, há alguns pontos a se olhar, mas com um que é chave em primeiro lugar: a coerência geral do carro. Ele está bom demais para ser verdade? Como ver isso? Aqui vai um exemplo: não é possível um carro de 10.000, 20.000 km apresentar desgastes nos acabamentos, no volante, pedais, banco do motorista e nos pneus, além de ruídos e odores suspeitos; bem como um carro não batido que tem diferentes tonalidades entre as peças, desalinhamento no capô, para-choques, portas e dobradiças; ou até mesmo este carro de 10.000 km custar o mesmo que outros com 40.000, 50.000, 100.000 km rodados, sem que o vendedor tenha dito nada sobre.

Vendedores de má fé voltam a quilometragem no painel, limpam o motor para esconder vazamentos, fazem consertos provisórios que sempre deixam rastros (muitas vezes sutis, logo analise o carro com os sentidos aguçados), não comentarem sobre pendências e históricos negativos, e até mesmo, vendem o carro abaixo do preço para mexer com o psicológico do comprador. A dica é simples: veja se o que você está vendo faz sentido. E independentemente disso, sempre vale a pena fazer um laudo cautelar
, pois os vícios ocultos pegam até os mais experientes de surpresa depois.

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4- Aquisição

Antes de cantar vitória porque conseguiu o carro que tanto queria, vá com calma. Ambos os especialistas falam sobre a compra de carros em lojas físicas. Quanto ao empresário Leonardo, nos relatou que em seus 25 anos de experiência no mercado automotivo já vivenciou diversos casos de lojas que venderam carros consignados e sumiram tanto com com o dinheiro, quanto com o carro. Diante disso, se pretende comprar um carro, seja ele consignado, de loja ou não, você deve pagar só quando tiver o carro e o documento de transferência com firma reconhecida em mãos.

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Outro exemplo que pode acontecer é de comprar algum  carro usado 
de locadora que o vende ainda alienado. Existem chances disso ocorrer porque elas compram lotes das fabricantes por um valor abaixo da tabela e financiado, em algumas vezes. Portanto, é preciso dar uma olhada no Gravame (desalienação), que consta no sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Para dar baixa, apenas com a quitação do financiamento.

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5- “Batismo”

Já está com as chaves em mãos e em dia com o cartório? Agora é hora da última missão, antes de poder chamar o “novo integrante da família” de seu: que é transferir o nome no Detran. Não só porque você toma uma multa, se, em 30 dias após a aquisição, o carro não for transferido, como também o comprador se arriscará a perdê-lo e ter que se defender na justiça. Como? Se o antigo dono sofrer algum tipo de demanda judicial que inclua o veículo como um bem a ser penhorado, e o comprador ainda não fez a transferência no Detran, se prepara para a dor de cabeça.

Para realizar a transferência, é necessário fazer a vistoria de identificação veicular (transferência), com uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) e ir para uma unidade do Detran ou do Poupatempo com cópia da habilitação, comprovante de endereço (conta de luz, ou água ou condomínio) e dut de transferência com firma reconhecida por ambos. Lá serão pagas as taxas de transferência, e se for em outra cidade, haverá o pagamento e a instalação das placas. Caso haja licenciamento pendente, eis outro item a se regularizar na hora da  compra de seminovo
.

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Chevrolet Onix Plus enfrenta o rival Honda City. Qual dos sedãs vence?

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Chevrolet Onix Plus tem detalhes modernos como as luzes diurnas de LED embutidas nos para-choques

Foi assim com a décima geração do Honda Civic, quando chegou ao Brasil, em 2017. Ou com a Fiat Toro, no ano anterior. E com outros modelos que logo se tornaram referência do segmento. Agora, com chegada do Chevrolet Onix Plus ao País, no terreno dos sedãs compactos, todos têm um novo líder a seguir. Até mesmo o bem sucedido VW Virtus precisa se cuidar.

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Aliás, a reportagem de iG Carros chegou a entrar em contato com a Volkswagen para pedir um Virtus, que seria incluído no comparativo, mas a marca nos disse que não tinha o modelo disponível, nem na versão 1.0 TSI, ou na 1.6 MSI. Então, nos restou continuar a matéria apenas com o Honda City, que está prestes a mudar de geração no Japão e deverá chegar ao Brasil em 2021. 

Logo de cara já dá para dizer que o modelo da GM ficou com a vitória com facilidade. Entre outros quesitos, mesmo sendo a versão topo de linha e com uma longa lista de equipamentos, o Onix Plus Premier (a partir de R$ 73.940) ainda consegue ficar mais em conta que o Honda City EX (R$ 80.300), bem menos equipado e com um conjunto mecânico que já pede novidades há um tempo.

Sim, a diferença de custo-benefício entre os dois é grande. Mas apenas para ficar claro, ambos são exatamente da mesma categoria, com entre-eixos de 2,60 m e apenas um centímetro a mais de comprimento a favor do GM (4,47 m ante 4,46 m do Honda). Só para citar os principais itens do Onix Plus Premier, o carro vem com seis airbags e controle de estabilidade (ESP), monitoramento de pressão dos pneus, partida por botão e a melhor central multimídia atualmente, com tela de 7 polegadas, de alta-resolução e que pode ter acesso à internet a bordo, via 4G, como opcional.

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No City, a Honda consegue oferecer um pacote bem mais modesto que inclui ar-condicionado digital, câmera de ré,  volante multifuncional revestido de couro, controlador de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”), computador de bordo que informa autonomia e uma central multimídia que pede mudanças o mais breve possível (apenas para se ter uma ideia, existe um botão “dia/noite” para você conseguir visualizar as informações na tela durante o dia).

O único quesito em que o City supera o Onix Plus é no tamanho do porta-malas, de 536 litros ante 469 litros do GM. De resto, o modelo da Chevrolet fica na frente do Honda, que conta com motor 1.5, aspirado, de quatro cilindros, o mesmo que começou a ser usado no Fit, há 11 anos. Rende os mesmos 116 cv de potência que o 1.0 turbo, de três cilindros, da GM, que tem 50% a menos de cilindrada.

 Acelerando o Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus azul arrow-options
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Sedã da GM consegue rodar até 690 quilômetros na estrada com um tanque de gasolina, conforme o Inmetro

Não é à toa que a potência específica do 1.0 da GM é de 116,1 cv e do Honda, 77,5 cv. Na prática, a maior eficiência do motor turbo, de três cilindros, de origem Opel, é a resposta mais ágil ao comando do acelerador. Afinal, são 16,8 kgfm de torque a meros 2.000 rpm, ante 15,3 kgfm a altos 4.800 rpm. Somado ao pacato câmbio CVT, no Honda,  o melhor é aceitar a falta de fôlego e ir devagar com o andor, sem acelerar demais, já que o nível de ruído aumenta bastante, junto com o consumo.

No Onix Plus, a situação é o contrário. Pode acelerar que o bom isolamento acústico vai impedir que o excesso de ruído invada o interior do carro. Além disso, o desempenho é melhor no GM. Conforme os dados das fabricantes, para acelerar de 0 a 100 km/h o Onix precisa de 10,9 segundos, ante 11,3 s do Honda, cuja máxima fica em 175 km/h, contra 185 km/h do Chevrolet.

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Ambos são carros estáveis nas curvas, mas o GM tem controle eletrônico de estabilidade, item que o Honda não tem nem como opcional. Os dois também vêm com rodas de aro 16, mas no Onix os pneus são um pouco mais largos (195/55R 16, ante 185/55R 16), o que também ajuda a transmitir mais segurança. Porém, é bom lembrar que nem um nem outro tem freios a disco nas quatro rodas, com tambores no eixo traseiro, o que aumenta o risco de fadiga quando mais exigidos, como em descidas de serra. 

O consumo menor do Onix Plus Premier 1.0 turbo é outra vantagem. Conforme o Inmetro, o GM faz até 15,7 km/l de gasolina na estrada, ante 14,5 km/k do Honda. Na cidade, com etanol, ambos de equivalem. Com 8,6 km/l do Onix e 8,5 km/l do Honda, que tem menor autonomia na estrada, com gasolina, de 667 km, contra 690 km do Chevrolet.

Conclusão

 O Chevrolet Onix Plus acaba de chegar às lojas e já superou até as vendas do principal rival, o VW Virtus, na primeira quizena de outubro, conforme balanço da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Já se tornou referência no segmento de sedãs compactos.

LEIA MAIS: Onix Plus aparece à frente do VW Virtus nas vendas parciais de outubro

 Quanto ao Honda City, resta apenas esperar pela chegada da nova geração, que vai ser mostrada em 2020 e deverá chegar ao Brasil, no ano seguinte, enfim, com conjunto mais moderno e eficiente que deverá incluir um novo motor 1.0, turbo.

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Ficha técnica

Chevrolet Onix Plus

Motor: 1.0, três cilindros, turbo, flex

Potência : 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 (G) a  2.000 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira e traseira) 

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 195/55 R16 

Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)

Tanque : 44 litros

Porta-malas: 469 litros 

 Consumo: 12 km/l (cidade) /15,7 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 10,9 segundos 

Vel. Max: 185 km/h 

Honda City EX

Motor: 1.5, quatro cilindros, flex

Potência : 116 cv (E)/115 cv (G) a 6.000 rpm

Torque: 15,3 kgfm (E) / 15,2 (G) a  4.800 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira e traseira) 

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus: 185/55 R16 

Dimensões: 4,46 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)

Tanque : 46 litros

Porta-malas: 536 litros 

 Consumo: 12,3 km/l (cidade) /14,5 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 11,3 segundos 

Vel. Max: 175 km/h

Fonte: IG Carros
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