Connect with us

Economia

20,4 milhões estão em ocupações que podem ser realizadas remotamente

Published

on

source
20,4 milhões estão em ocupações que podem ser realizadas remotamente
Agência Brasil

20,4 milhões estão em ocupações que podem ser realizadas remotamente

Cerca de 20,4 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que podem ser realizadas de forma remota, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta sexta-feira (27). O número representa 24,1% do total de pessoas no mercado de trabalho atualmente.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

O estudo mostrou que são predominantes em ocupações que podem ser realizadas remotamente mulheres (58,3%), pessoas brancas (60%), com nível superior completo (62,6%) e na faixa etária entre 20 e 49 anos (71,8%).

O contigente de ocupações de teletrabalho potencial, isto é, que poderiam ser realizadas de forma remota, é maior na zona urbana (26,6%), revelou o Ipea. Ainda assim, há cerca de 650 mil pessoas em teletrabalho potencial no campo, o que corresponde a 6,4% do total de ocupados na zona rural.

Mais da metade dos brasileiros ocupados potencialmente em home office estão na região Sudeste (27,7%), seguida pelas regiões Sul (25,7%) e Centro-Oeste (23,5%). Nordeste e Norte têm os menores percentuais: 18,5% e 17,4%, respectivamente.

Mulheres são maioria em todos os estados

Em todas as unidades federativas, as mulheres são maioria no teletrabalho potencial. Esse resultado é mais acentuado em Roraima, Maranhão e Piauí, nos quais a participação feminina oscila entre 64% e 66%. Em contrapartida, Amapá, Santa Catarina e Ceará são os estados cujos resultados são mais equilibrados, com a participação feminina variando de 52% a 54%.

Pretos e pardos predominam no Norte e no Nordeste

Em muitas unidades federativas do Norte e Nordeste, o percentual de pretos e pardos no teletrabalho potencial passa de 70%. O destaque vai para o Amapá, com 80,5%.

Na região Sul, entretanto, em nenhum estado o total de pretos e pardos nessa situação é superior a 25%. O índice é pior em Santa Catarina (10,1%). 

Já no Centro Oeste e em alguns estados do Sudeste, a situação é intermediária: 60% e 46%, respectivamente, no Mato Grosso e em Minas Gerais, por exemplo.

Rendimento

Apesar de os brasileiros em ocupações passíveis de serem realizadas de forma remota representem 24,1% da força de trabalho, esses trabalhadores são responsáveis por 40,4% da massa de rendimentos total.

A maior parte desse montante vem do Sudeste, puxado principalmente pelo estado de São Paulo, que tem 47,6% do total de rendimentos efetivos gerados por pessoas em teletrabalho potencial.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher24 minutos ago

Essa receita de biscoito montanha-russa é melhor de todas

Foto: Reprodução Essa receita de biscoito montanha-russa é melhor de todas O biscoito montanha-russa pode não ser muito conhecido, mas...

Internacional24 minutos ago

Casal joga fora fortuna de R$ 154 milhões para viver como monge

Reprodução: Redes Sociais Casal indiano cede todos os bens para virar monge Um casal indiano jogou fora uma fortuna de...

Policial24 minutos ago

Polícia Civil recupera aparelho celular que havia sido roubado em Jardim Camburi

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 5ª Delegacia de Vitória, localizada em Jardim Camburi, recuperou nessa...

Policial24 minutos ago

Polícia de Guaçuí prende ladrões e recupera notebooks furtados de Secretaria municipal  

Policiais civis e militares do município de Guaçuí, numa ação rápida e articulada, prenderam dois homens, de 21 e 38...

Policial24 minutos ago

Polícia Civil procura suspeitos de roubos que agiram em João Neiva e em Ibiraçu  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia Civil (DP) de João Neiva, está à...

Política57 minutos ago

Audiência aponta desafios da violência de gênero

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) discutiu nesta quinta-feira (18) a dificuldade estrutural das instituições em fazer...

Policial57 minutos ago

Polícia Civil prende dois suspeitos de estupro em Linhares

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Norte, deflagrou uma operação policial nessa quinta-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana