conecte-se conosco



Nacional

11 fatos marcantes na tragédia de 11 de Setembro nos EUA

Publicado

em

Planeta

atentado de 11 de setembro arrow-options
Creative Commons

Ataque às torres gêmeas foi um dos maiores atentados terroristas da história

Um dos marcos indiscutíveis do início da história do século 21, os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos causaram impacto mundial, pelo país onde ocorreram e pelas mortes de cidadãos de várias nacionalidades nos ataques. Confira a seguir alguns dos fatos envolvidos nessa tragédia.

Leia também: Estados Unidos recordam 18 anos dos atentados de 11 de setembro

1) Na manhã de 11 de setembro de 2001, 19 homens ligados à organização Al Qaeda, comandada pelo saudita Osama Bin Laden, sequestraram quatro aviões (dois da American Airlines e dois da United) que partiam da costa leste dos Estados Unidos rumo à costa oeste do país. Dois deles se chocaram contra as torres do World Trade Center (WTC), em Nova York. Outro colidiu contra o Pentágono, em Washington, e o quarto caiu na área rural de Shanksville, na Pensilvânia.

2) Houve 2.753 mortes na colisão dos aviões contra as torres do WTC. Entre essas vítimas fatais estão 343 bombeiros da cidade de Nova York, 23 policiais da cidade de Nova York e 37 oficiais da Port Authority. Até julho deste ano, 1.644 dessas vítimas foram identificadas positivamente, de acordo com autoridades de saúde.

No atentado contra o Pentágono, 184 pessoas morreram.

A queda do avião na Pensilvânia matou 40 pessoas, além dos quatro sequestradores. Considera-se que o destino dessa aeronave também seria Washington. A reação dos passageiros e da equipe de bordo para retomar a cabine de comando teria levado os sequestradores a fazer o aparelho cair longe do alvo – reduzindo, assim, o número total de vítimas.

Cidadãos de 78 diferentes países morreram nos ataques de 11 de setembro.

    3) Dezoito pessoas foram encontradas vivas em meio aos escombros na área do WTC.

    4) O WTC já fora alvo de outro atentado terrorista . Realizado em fevereiro de 1993, ele causou a morte de seis pessoas.

    5) Em 13 de dezembro de 2001, mais de três meses após os ataques, o governo americano divulgou uma fita na qual Osama bin Laden assumia a responsabilidade pelas ações.

    6) Houve diversos vídeos sobre os ataques ao WTC divulgados quase que simultaneamente. Mas os vídeos sobre o atentado ao Pentágono só foram divulgados em 2006.

    Leia também: Homem é pego tentando se passar por idoso em aeroporto na Índia

    7) Os principais custos relacionados aos ataques de 11 de setembro:

    US$ 500 mil – Gastos estimados para o planejamento e a execução das ações.

    US $ 123 bilhões – Perda econômica estimada durante as primeiras duas a quatro semanas após o colapso do World Trade Center em Nova York, que inclui a queda nas viagens aéreas nos anos seguintes.

    US $ 60 bilhões – Custo estimado dos danos no local do WTC, incluindo danos a edifícios vizinhos, infraestrutura e instalações do metrô.

    US $ 40 bilhões – Valor do pacote anti-terrorismo de emergência aprovado pelo Congresso dos EUA em 14 de setembro de 2001.

    US $ 15 bilhões – Valor do pacote de ajuda aprovado pelo Congresso para resgatar as companhias aéreas.

    US $ 9,3 bilhões – Pedidos de seguro decorrentes dos ataques.

    8) A limpeza do Marco Zero, onde ficava o WTC, foi concluída apenas em 30 de maio de 2002. Limpar 1,8 milhão de toneladas de detritos exigiu 3,1 milhões de horas de trabalho. O custo total foi de US$ 750 milhões.

    9) Criado em 2002 como resposta aos ataques, o Departamento de Segurança Interna dos EUA fundiu 22 agências governamentais em uma. Entre essas agências estavam o Serviço de Alfândega, o Serviço de Imigração e Naturalização, a Guarda Costeira dos EUA e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências. Atualmente, por meio da Iniciativa de Segurança de Contêineres, mais de 80% da carga marítima importada em contêiner é pré-filtrada antes de entrar nos EUA.

    10) Em 18 de dezembro de 2001, o Congresso aprovou o dia 11 de setembro como “Dia do Patriota” em homenagem ao aniversário dos ataques daquele ano. Em 2009, o Congresso nomeou o 11 de setembro como Dia Nacional de Serviço e Lembrança.

    Leia também: Número de mortos por furacão Dorian chega a 50 nas Bahamas

    11) Um projeto de lei aprovado este ano pelo Senado dos EUA garante que um fundo para compensar as vítimas dos ataques de 11 de setembro nunca ficará sem dinheiro. Garante também os socorristas não precisarão retornar ao Congresso para pedir mais financiamento.

    Comentários do Facebook

    Nacional

    Bolsonaro contraria especialistas e pede ‘volta à normalidade’

    Publicado

    em

    Consultado, o Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento do presidente.

    Contrariando tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, o presidente Jair Bolsonaro criticou, em pronunciamento na noite desta terça-feira (24) em rede nacional de televisão, o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa.

    Bolsonaro culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de “pavor”. E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma “gripezinha”.

    Consultado, o Ministério da Saúde informou que não vai se posicionar sobre o pronunciamento do presidente.

    “O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Por que fechar escolas?”, declarou.

    Segundo o presidente, “raros são os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine. Devemos sim é ter extrema preocupação em não transmitir o vírus para os outros, em especial aos nosso queridos pais e avós, respeitando as orientações do Ministério da Saúde”.

    “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como disse aquele famoso médico daquela famosa televisão. Enquanto estou falando, o mundo busca um tratamento para a doença.”

    No pronunciamento, Bolsonaro disse que os meios de comunicação espalharam “pavor” e provocaram “histeria” no país.

    “Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro chefe o anúncio do grande número de vítimas na Itália. Um país com grande numero de idosos e com o clima totalmente diferente do nosso. O cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalhasse pelo nosso país”, afirmou.

    De acordo com o presidente, “percebe-se que, de ontem para hoje, parte da imprensa mudou seu editorial, pedem calma e tranquilidade. Isso é muito bom. Parabéns, imprensa brasileira. É essencial que o bom senso e o equilíbrio prevaleçam entre nós”.

    Comentários do Facebook
    Continue lendo
    Entretenimento1 hora atrás

    Em casa, Cris Vianna posta selfie: “Bem quietinha”

    Com sorriso no rosto, a atriz está em isolamento em casa Não, Cris não testou positivo para a COVID-19, nem...

    São Mateus1 hora atrás

    COVID-19: Período de isolamento é suficiente, mas requer cuidados

    Médicos ensinam a evitar risco de contaminar outras pessoas em casa O isolamento por 14 dias é, em geral, suficiente...

    Economia1 hora atrás

    Empresários defendem ação do governo para ajudar com o pagamento dos salários

    Durante teleconferência na noite desta terça-feira, líderes do varejo deixaram claro que angústia é quitar folha salarial que vence no...

    Estadual2 horas atrás

    Espírito Santo fará barreiras sanitárias nas divisas com Rio, Minas e Bahia

    Barreiras serão feitas nas divisas do Espírito Santo com Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Policiais militares, bombeiros e...

    Entretenimento2 horas atrás

    MC Mirella choca a internet em vídeo sexy com o mozão

    “Passada”, comentou uma fã Alguém abana aqui porque a temperatura subiu na internet, e muito! MC Mirella, que atualmente promove...

    Saúde2 horas atrás

    Cientista prevê que pandemia deve acabar mais cedo do que se espera: “Vamos ficar bem”

    Ganhador do Prêmio Nobel, Michael Levitt diz que apesar da gravidade, há sinais de recuperação e isso deve estar em...

    Variedades2 horas atrás

    Confira 5 dicas para melhorar o sexo e apimentar ainda mais a relação

    Sentir-se bem consigo mesmo é arrebatador. Traz uma energia vital que reacende desejos Confira abaixo 5 dicas de como apimentar...

    São Mateus

    Regional

    Estadual

    Nacional

    Policial

    ENTRETENIMENTO

    POLÍTICA

    Esportes

    Mais Lidas da Semana