conecte-se conosco


São Mateus

Proibida distribuição de canudos de plásticos em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Câmara de São Mateus aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº049/2018, que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, barracas de praia de vendedores ambulantes.

O PL, que é de autoria da vereadora Jaciara Teixeira (PT), determina em seu artigo 2º que no lugar dos canudos de plástico poderão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalado individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

A vereadora justificou a relevância do Projeto com a apresentação dos impactos causados pelo produto no meio ambiente. De acordo com o texto da mensagem justificativa, o canudo é um dos artefatos identificados como grande poluidor e representa 4% de todo lixo plástico produzido no mundo. Um estudo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo revela que mais de 96% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens de material plástico. “O canudo é um material de baixo custo de produção, utilizado por no máximo 20 minutos e descartado, ou seja, um produto totalmente desnecessário e altamente poluidor”, enfatizou.

No texto, a vereadora ainda destacou a iniciativa de municípios brasileiros como Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre que também estão discutindo a eliminação dos canudos de plástico em estabelecimentos comerciais. Em países, como França, Escócia, Inglaterra e Espanha a substituição por materiais biodegradáveis já está sendo feita.

Penalidades

O artigo 3º do PL aprovado na Sessão do dia 11 prevê multa de 50 Unidades Fiscais do Município de São Mateus (UFSM), na primeira advertência e de 100 UFSM para casos de reincidência.

Leia mais:  Três tentativas de golpe a pacientes do Hospital Roberto Silvares são registradas em dois meses
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São Mateus

Polícia Militar prende acusado de matar jovem na BR 101 em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Polícia Militar agiu rápido e prendeu no início da noite desta sexta-feira (21), Adilson Caetano da silva Junior, 28 anos, morador do bairro Alvorada, acusado de ser o autor dos disparos que vitimou o jovem B.F.C.de 23 anos no canteiro da BR 101, no perímetro urbano da cidade.

Durante patrulhamento nas proximidades da rodovia, próximo à entrada do bairro Santo Antônio, os policiais avistaram Adilson em atitude suspeita e o mesmo tentou fugir, mas foi alcançado pelos militares próximo a empresa Telemat.

Segundo informações da Polícia Civil, Adilson tem quatros passagens na polícia, sendo por porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

Adilson foi encaminhado para a Delegacia Regional de São Mateus. Em seu depoimento o acusado negou todas as acusações e foi transferido para o Centro de Detenção Provisória.

 


Mas informações a qualquer momento.

Leia mais:  Câmara de São Mateus aprova auxílio construção e reforma para famílias de baixa renda
Continue lendo
Economia23 minutos atrás

Mesmo sem reajuste da Petrobras, preço da gasolina sobe e chega a R$ 4,652

Agência Brasil Preço da gasolina sobe 0,52% e fecha semana em alta pela quarta vez consecutiva O preço da gasolina...

Entretenimento29 minutos atrás

“Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” traz novo conceito de fazer musical

“Dá uma estudadinha antes, por favor”, esse é o aviso que a contagiante música inicial do espetáculo dá ao público,...

Mulher30 minutos atrás

Lubrificação feminina: é normal “ficar seca” na hora do sexo? Delas responde

Diferente do homem, a mulher depende muito do próprio nível de excitação para ter prazer no sexo . Isso porque...

Região35 minutos atrás

Aeroporto de Linhares terá capacidade para receber aeronaves com mais de 130 passageiros

LINHARES (ES) –  o governador Paulo Hartung realizou uma visita ao Aeroporto de Linhares, que está em obras de ampliação...

Educação38 minutos atrás

MPES denuncia “Professor Nota 10” por uso de diplomas falsos

VITÓRIA (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de...

Polícia Federal1 hora atrás

PF combate grande grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros

Campo Grande/MS – A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22/9) a Operação Nepsis,  para desarticular organização criminosa de grande porte...

Entretenimento1 hora atrás

Pinacoteca aposta em intercâmbio de museus como forma de reinterpretar a arte

A Pinacoteca recebe, pela primeira vez, obras da coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro. São pinturas  conhecidas e uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana