Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Polícia Federal

PF impede ação de presos contra o Sistema Penitenciário Nacional

Publicado

em

Brasília/DF – A Polícia Federal, em conjunto com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), deflagrou nesta quinta-feira (11) as Operações Pé de Borracha e Morada do Sol, visando desarticular organização criminosa que atuava do interior da Penitenciária Federal de Porto Velho/RO.

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, sendo três deles em celas da Penitenciária e um em imóvel de Porto Velho/RO; além de outras medidas cautelares, como a proibição de visitas íntimas e a inclusão em regime disciplinar diferenciado.

A análise de bilhetes apreendidos pelos agentes de execução penal do DEPEN demonstrou que os principais líderes de uma facção criminosa, mesmo reclusos em unidade de segurança máxima, conseguiam burlar o esquema de monitoramento e repassar ordens criminosas durante visitas sociais. O sistema de controle do Departamento Penitenciário Nacional identificou a atividade irregular e acionou a Polícia Federal.

Os repasses de bilhetes se davam através de celas vizinhas por meio de “terezas”, pequenas cordas criadas a partir de fios retirados de roupas. Neles continham inúmeras ordens criminosas redigidos de próprio punho pelos principais líderes da facção, para serem colocadas em prática por comparsas em diversos pontos do território nacional.

A Operação Pé de Borracha identificou um plano criminoso que visava desestabilizar o Sistema Penitenciário Federal, em especial o Departamento Penitenciário Nacional, a partir de uma ameaça de uso de explosivos em uma unidade do sistema prisional, caso determinadas reivindicações não fossem atendidas.

Outro plano criminoso, que seria colocado em prática ao mesmo tempo, é objeto da Operação Morada do Sol. Consistia no sequestro, tortura e assassinato de agentes públicos, como forma de pressionar o Governo Federal e o próprio Supremo Tribunal Federal a restabelecer as chamadas visitas íntimas no âmbito das Penitenciária Federais, suspensas desde julho do ano de 2017.

As investigações identificaram que a facção criminosa já havia realizado o levantamento da rotina e atividade de diversos servidores públicos, fora do ambiente de trabalho, para serem sequestrados e/ou assassinados em seus momentos de folga.

 

Leia mais:  PF desarticula grupo que falsificava bebidas alcoólicas para comércio

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: (61) 2024-8142
imprensa@dpf.gov www.pf.gov.br

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia Federal

PF prende passageiro com 34 kg de cocaína na bagagem

Publicado

em

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu na segunda-feira (15/10), no Aeroporto Internacional de São Paulo, um passageiro tentando embarcar com cocaína para a Espanha.

Policiais federais abordaram o suspeito na fila do check-in de voo com destino a Madri, na Espanha, para entrevista. O homem, nacional do Paraguai e de 24 anos, ficou nervoso com a abordagem e não soube dar informações precisas acerca de sua viagem, sendo conduzido, logo em seguida, à delegacia da PF para revista das bagagens e busca pessoal, na presença de testemunhas. Ao invés de roupas e objetos pessoais, o suspeito levava dentro de duas malas 34 tijolos compostos por cocaína, cujo volume totalizou 34 kg da droga.

O suspeito, preso em flagrante, será encaminhado ao presídio estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça, respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Contato: (11) 2445-2212

Leia mais:  PF combate fraudes envolvendo mais de R$ 297 milhões no estado do Piauí
Continue lendo
Agricultura24 minutos atrás

Amazônia produz robustas finos e cafés especiais com aromas diferenciados

A produção total de cafés no estado de Rondônia na safra 2018 foi calculada em 1,98 milhão de sacas de...

Economia26 minutos atrás

Maioria das privatizações previstas por Temer não sairá do papel neste ano

Anderson Riedel / PR Muitas privatizações previstas por Temer não sairão do papel em 2018 Somente 21 dos 88 projetos...

Economia27 minutos atrás

Setor de serviços cresce 1,2% em agosto e tem menor queda anual desde 2015

shutterstock Setor de serviços cresceu 1,2% em agosto, diz IBGE O setor de serviços do Brasil cresceu 1,2% na comparação...

Mulher37 minutos atrás

Mulher traindo o marido é descoberta por conta do Google Street View

O Google Street View serviu para ajudar muitas pessoas pelo mundo todo, fazendo com que elas pudessem abolir os pesados...

Carros e Motos45 minutos atrás

Salão do Automóvel fará a estreia do novo Audi A7 Sportback no Brasil

Divulgação Audi A7 Sportback: nova geração chegará no Salão do Automóvel. Inclui sistema semi-autônomo e outras novidades O novo Audi...

Internacional45 minutos atrás

Governo Temer é ruim ou péssimo para 74%; só 5% aprovam presidente, aponta Ibope

Anderson Riedel / PR No levantamento feito em junho, houve apenas 4% de aprovação do governo Temer A gestão do presidente...

Entretenimento54 minutos atrás

Netinho conta que pensou em se matar após problemas de saúde

Netinho participou do ” Programa do Porchat ” na noite da última segunda-feira (15), na Record TV, e falou sobre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana