conecte-se conosco


Meio Ambiente

Operação combate o desmatamento na Mata Atlântica em quatro cidades do ES

Publicado

em

Ação acontece em outros 14 estados. No Espírito Santo, ação aconteceu em Domingos Martins, Alfredo Chaves, Sooretama e Conceição da Barra.

A operação nacional “Mata Atlântica em Pé”, que começou na segunda-feira (10), já fiscalizou quatro municípios no Espírito Santo. São eles: Domingos Martins, Alfredo Chaves, Sooretama e Conceição da Barra.
O objetivo da operação era identificar desmatamentos em áreas de Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos.
No Espírito Santo, participaram da operação o Ministério Público do Estado (MP-ES), o Batalhão de Polícia Ambiental (BMPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
A ação também acontece nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.
Segundo MP, os resultados da operação ainda serão apresentados em coletiva de imprensa.
A operação foi dividida em quatro fases:
  • Levantamento das áreas: com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, que monitora via satélite o desmatamento no Brasil, foram identificadas as áreas degradadas em 15 estados onde há presença do bioma.
  • Identificação dos proprietários: o MP, em conjunto com diversos órgãos ambientais, identificou a localização exata das propriedades desmatadas e seus proprietários, e verificou se possuem licença ambiental para o corte de vegetação.
  • Fiscalização de campo: integrantes dos MPs e de órgãos e polícias ambientais fazem a vistoria de campo para a confirmação dos focos de desmatamento.
  • Providências: a partir das informações coletadas durante a fiscalização, serão produzidos boletins de ocorrência, emitidas autuações e adotadas medidas extrajudiciais e judiciais para a reparação dos danos ambientais.

Mata Atlântica

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados e cobre (na extensão original) aproximadamente 13% do território nacional, onde vivem cerca de 140 milhões de pessoas dependentes das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica.

(*Com informações do G1.Globo.com/es)

Leia mais:  Programa ambiental das Águas e da Paisagem avança para mais municípios do Caparaó e da Região Serrana

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Polícia Ambiental de São Mateus realiza exposição

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma exposição nesta quarta-feira (12), em comemoração aos 25 anos de atividades da subunidade no norte e noroeste do Espírito Santo.

O evento aconteceu na área de eventos do Shopping São Mateus e contou com a visitação de cerca de 2.500 pessoas, dentre alunos da APAE de São Mateus e discentes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental do município.

Diversas atividades foram realizadas durante o evento. Os militares expuseram animais empalhados e viatura caracterizada, além de demonstrarem instrumentos de serviço, painel com fotos, jogo interativo e oficina de pintura para crianças, que foi coordenada pela Organização Não Governamental Meros do Brasil, apoiadora do evento.

Houve também a distribuição de mudas de vegetação nativa, chaveiros e adesivos com mensagens relativas à preservação do meio ambiente.

Segundo o capitão Fabrício Pereira Rocha, os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de conhecer a importância e abrangência do trabalho desempenhado pelo BPMA.

Leia mais:  Polícia apreende aves silvestres em uma residência
Continue lendo
Economia23 minutos atrás

Mesmo sem reajuste da Petrobras, preço da gasolina sobe e chega a R$ 4,652

Agência Brasil Preço da gasolina sobe 0,52% e fecha semana em alta pela quarta vez consecutiva O preço da gasolina...

Entretenimento28 minutos atrás

“Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” traz novo conceito de fazer musical

“Dá uma estudadinha antes, por favor”, esse é o aviso que a contagiante música inicial do espetáculo dá ao público,...

Mulher29 minutos atrás

Lubrificação feminina: é normal “ficar seca” na hora do sexo? Delas responde

Diferente do homem, a mulher depende muito do próprio nível de excitação para ter prazer no sexo . Isso porque...

Região35 minutos atrás

Aeroporto de Linhares terá capacidade para receber aeronaves com mais de 130 passageiros

LINHARES (ES) –  o governador Paulo Hartung realizou uma visita ao Aeroporto de Linhares, que está em obras de ampliação...

Educação38 minutos atrás

MPES denuncia “Professor Nota 10” por uso de diplomas falsos

VITÓRIA (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de...

Polícia Federal1 hora atrás

PF combate grande grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros

Campo Grande/MS – A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22/9) a Operação Nepsis,  para desarticular organização criminosa de grande porte...

Entretenimento1 hora atrás

Pinacoteca aposta em intercâmbio de museus como forma de reinterpretar a arte

A Pinacoteca recebe, pela primeira vez, obras da coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro. São pinturas  conhecidas e uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana