conecte-se conosco


Cultura

Mateense Maciel de Aguiar é o novo secretário de Cultura de Vila Velha

Publicado

em

O escritor Maciel de Aguiar foi nomeado pelo prefeito Max Filho como secretário municipal de Cultura de Vila Velha.

VILA VELHA (ES) – Jornalista de formação, Maciel de Aguiar possui grande experiência em gestão pública, sobretudo na Cultura, e exerceu os cargos de secretário de Cultura de São Mateus; foi sub-secretário de Cultura de Vitória e do Departamento Estadual de Cultura. No governo do Espírito Santo foi secretário de Estado em duas gestões.

Nas duas passagens pela SECULT, Maciel de Aguiar empreendeu um grande dinamismo na gestão da Cultura – com criatividade e inovação – realizando inúmeras obras e ações que tiveram repercussão no Estado e no país.

Nessas duas passagens pela Secretaria de Estado da Cultura, de 1995 a 2001, Maciel de Aguiar realizou a ópera O Guarani – que se converteu em um dos principais programas das comemorações dos 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL -, além de inúmeros outros eventos de incentivo aos artistas capixabas e para o fortalecimento da economia criativa.

Também implementou outras ações estruturantes para o fortalecimento e a interiorização do apoio do Estado na cultura regional, como o ”Programa de Construção de 14 Teatros”, em várias cidades do interior, em homenagem a vários artistas capixabas, dentre eles o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim; Teatro Fernando Torres, em Guaçuí, e Teatro Stênio Garcia, em Mimoso do Sul.

Também foi de suas gestões na SECULT a restauração dos sítios históricos Porto de São Mateus, Santa Leopoldina, São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul e Itapemirim, além das restaurações do Palácio Anchieta e do Teatro Carlos Gomes, realizadas pela Oficina-Escola de Artes e Ofícios que qualificava estudantes e meninos de rua para a reconstrução do Patrimônio Histórico.

O projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios teve repercussão nacional e internacional, sendo implantado em várias cidades brasileiras e recebeu o Prêmio da ONU, em Nova Iorque, de ”melhor solução para a restauração das cidades históricas”.

Maciel de Aguiar, possui dois museus em São Mateus – Museu Imperial e ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Este último possui o maior acervo de arte africana da América do Sul.

Maciel de Aguiar também é um escritor pioneiro no registro da história dos negros que enfrentaram a escravidão e autor da série História dos Quilombolas – 40 livros, com base na oralidade, quando realizou dezenas de pesquisas de campo, na década de 1960, entrevistando vários ex-escravos que combateram o sistema escravocrata e foram ”esquecidos” pela História Oficial.

Maciel de Aguiar é, ainda, o escritor capixaba com o maior número de livros de liratura publicados, autor de 141 livros, dentre eles PELÉ THE KING OF FOOTBALL e NIEMEYER O GÊNIO DA ARQUITETURA, vendidos em vários países e traduzidos para oito idiomas.

Leia mais:  Tarifa branca na conta de luz começará em janeiro de 2018
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

São Mateus recebe exposição “Nossa Casa tem Fibria” durante Exposama 2018

Publicado

em

Casa interativa que mostra como a indústria florestal está presente na vida das pessoas poderá ser visitada até domingo no Parque de Exposição de São Mateus

Os moradores de São Mateus e cidades vizinhas terão a oportunidade de conhecer nesta semana um pouco mais sobre como as florestas plantadas estão presentes em nosso dia a dia. Até domingo (23), estará em cartaz na cidade uma mostra compacta da exposição “Nossa Casa tem Fibria”, durante o Exposama 2018, em celebração aos 474 anos de São Mateus.

Na mostra, gratuita, os visitantes poderão entrar em um mundo virtual para interagir com objetos reais expostos no local. Essa interação ocorrerá por meio da tecnologia da realidade aumentada, utilizando tablets disponibilizados pela exposição.

Enquanto circulam no local, os visitantes terão acesso a informações sobre como as atividades da Fibria estão presentes em suas vidas: nas revistas, fotografias, papéis sanitários, na energia elétrica ou mesmo nos produtos feitos por projetos apoiados pela companhia, como alimentos da agricultura familiar, por exemplo. Os visitantes poderão ver de perto como é aplicada a celulose que há 40 anos vem sendo produzida pela empresa no município de Aracruz.

As pessoas que visitarem a casa poderão, ainda, conhecer exemplos de outros objetos que a empresa está pesquisando e que poderão, em breve, fazer parte de suas rotinas. Um exemplo é a fibra de carbono fabricada a partir da madeira de eucalipto, que poderá ser usada em raquetes de tênis ou em painéis para carros e aviões.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

 

Serviço

Nossa Casa tem Fibria – Exposama 2018

Data: 19 a 23 de setembro

Local: Parque de Exposição de São Mateus

Endereço: Rodovia Othovarino Duarte Santos, Bairro Park Washington, São Mateus/Guriri.

Horário: De quarta (19) a sábado (22), de 16 horas a meia-noite, e domingo (23) de 10 às 21 horas.

Leia mais:  Adolescente rende clientes e funcionários de escritório de contabilidade
Continue lendo
Economia22 minutos atrás

Mesmo sem reajuste da Petrobras, preço da gasolina sobe e chega a R$ 4,652

Agência Brasil Preço da gasolina sobe 0,52% e fecha semana em alta pela quarta vez consecutiva O preço da gasolina...

Entretenimento27 minutos atrás

“Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” traz novo conceito de fazer musical

“Dá uma estudadinha antes, por favor”, esse é o aviso que a contagiante música inicial do espetáculo dá ao público,...

Mulher28 minutos atrás

Lubrificação feminina: é normal “ficar seca” na hora do sexo? Delas responde

Diferente do homem, a mulher depende muito do próprio nível de excitação para ter prazer no sexo . Isso porque...

Região34 minutos atrás

Aeroporto de Linhares terá capacidade para receber aeronaves com mais de 130 passageiros

LINHARES (ES) –  o governador Paulo Hartung realizou uma visita ao Aeroporto de Linhares, que está em obras de ampliação...

Educação37 minutos atrás

MPES denuncia “Professor Nota 10” por uso de diplomas falsos

VITÓRIA (ES) – O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de...

Polícia Federal1 hora atrás

PF combate grande grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros

Campo Grande/MS – A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22/9) a Operação Nepsis,  para desarticular organização criminosa de grande porte...

Entretenimento1 hora atrás

Pinacoteca aposta em intercâmbio de museus como forma de reinterpretar a arte

A Pinacoteca recebe, pela primeira vez, obras da coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro. São pinturas  conhecidas e uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana