Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Nacional

‘Dispenso os votos de quem pratica violência contra a oposição’, diz Bolsonaro

Publicado

em


Jair Bolsonaro tem campanha centrada na internet e teve que engrossar seu discurso sobre a violência política
Reprodução/Youtube

Jair Bolsonaro tem campanha centrada na internet e teve que engrossar seu discurso sobre a violência política

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, afirmou, na noite desta quarta-feira (10), que é contra qualquer ato de violência política contra pessoas que não pretendem votar nele no segundo turno das eleições 2018 . Segundo o presidenciável, quem adota tais atitudes pelas ruas pode deixar de dedicar seus votos a ele, pois a campanha do PSL ‘dispensa estes votos’.

“Dispensamos voto e qualquer aproximação de quem pratica violência contra eleitores que não votam em mim”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais, frente aos episódios de violência política . “A esse tipo de gente, peço que vote nulo ou na oposição por coerência, e que as autoridades tomem as medidas cabíveis, assim como contra caluniadores que tentam nos prejudicar”, completou.

A declaração de Bolsonaro vem depois de uma sequência de relatos de violência atribuídos, principalmente, a seus apoiadores. No último domingo (7), um mestre de capoeira foi morto, na Bahia, por um apoiador de Bolsonaro , após uma discussão política. 

Na última terça-feira (9), perguntado sobre o episódio, o candidato havia dito que lamentava o fato, mas afirmou que não tinha responsabilidade pelos atos dos seus seguidores. “Quem tomou a facada fui eu, pô! O cara lá que tem uma camisa minha, comete lá um excesso. O que eu tenho a ver com isso? Eu lamento” disse o candidato. “Peço ao pessoal que não pratique isso, mas eu não tenho controle sobre milhões e milhões de pessoas que me apoiam”, disse.

Leia mais:  Poder Judiciário é o único a descumprir regra do teto de gastos

Cerca de 50 episódios de violência política 


Violência política em Porto Alegre: jovem é agredida por apoiadores de Bolsonaro,  que gravaram o símbolo do nazismo na pele da vítima
Reprodução

Violência política em Porto Alegre: jovem é agredida por apoiadores de Bolsonaro, que gravaram o símbolo do nazismo na pele da vítima

Na noite desta segunda-feira (8), uma jovem de 19 anos registrou um boletim de ocorrência em Porto Alegre . Ela, que usava uma camiseta com a estampa “#Elenão”, em repúdio ao presidenciável, afirmou ter sido agredida por três homens que se indentificavam como  apoiadores de Bolsonaro .

Eles a agrediram e, com um estilete, gravaram uma suástica – o símbolo do nazismo – em sua pele. A polícia a acompanhou em um exame de lesão corporal, e a jovem passa bem.

Frente à continuação destes episódios, o discurso de Bolsonaro teve que endurecer. De acordo com a Agência Pública, apoiadores do presidenciável realizaram pelo menos 50 ataques em todo o País desde as eleições.

O primeito turno foi realizado no domingo (7), com 13 candidatos. Bolsonaro venceu com 46,03% dos votos válidos. Haddad terminou com 29,28%. Ambos vão disputar a corrida presidencial no segundo turno.

Leia também: Bolsonaro ainda não pode ir a debate ou fazer campanha, dizem médicos

Apesar da recomendação médica de evitar um ritmo mais acelerado de atividades, Bolsonaro convocou um ato político no Rio nesta quinta-feira (11). Por meio de interlocutores, o candidato convocou os eleitos pelo PSL e partidos coligados para o evento, às 14h, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. A expectativa, segundo apoiadores, é reunir 380 pessoas.

No evento, será transmitido um discurso do candidato destacando a importância do engajamento no segundo turno. Espera-se que ele fale também a respeito da escalada de violência política após o primeiro turno e que critique aqueles que estão agredindo a oposição na rua.

Leia mais:  Mega-Sena e Lotofácil podem pagar prêmios milionários neste sábado

* Com informações da Agência Brasil.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Para eleitor, Bolsonaro é representante da elite; Haddad, dos pobres, diz Ibope

Publicado

em


Haddad é visto como o defensor dos pobres e das mulheres; Bolsonaro é o candidato dos ricos e dos jovens
iG Arte

Haddad é visto como o defensor dos pobres e das mulheres; Bolsonaro é o candidato dos ricos e dos jovens

A maioria do eleitorado do País considera que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, seja um representante dos interesses dos ricos, dos bancos, dos agricultores e dos empresários no segundo turno das eleições 2018. O candidato do PT, Fernando Haddad, por sua vez, é visto como o defensor dos pobres, das mulheres, dos aposentados e dos trabalhadores. 

Os dados são da pesqusia Ibope , divulgada na noite desta segunda-feira (15). O levantamento abordou os entrevistados com perguntas como “quem representa melhor os interesses” de uma série de setores. Dadas as respostas, o instituto contabilizou a percentagem de eleitores que consideram Haddad e Bolsonaro representante dos setores – como o defensor dos pobres e o candidato da elite. 

Ao todo, 65% consideram que Bolsonaro seja o candidato dos ricos , enquanto 22% pensam o mesmo sobre Haddad. Em meio a isso, entre os eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos, o presidenciável do PSL é visto como representante da elite por 70%. 

Em contraposição, Fernando Haddad é visto, por 48% dos eleitores, como aquele presidenciável que vai defender os interesses dos eleitores de menor poder aquisitivo. Outros 27% acham o mesmo de Bolsonaro. Entre os eleitores que ganham até um salário mínimo, 62% acham que Haddad é o representante dos mais pobres. 

Leia também: Bolsonaro ataca o PT e exalta sua própria campanha na TV, mas esquece propostas

A pesquisa Ibope ouviu 2.506 eleitores, em questionários que foram feitos nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01112/2018.

Leia mais:  TSE convoca campanhas de Haddad e Bolsonaro para falar de fake news

Além da questão financeira, outros setores foram investigados pelo Ibope. Segundo a pesquisa, 42% acham que Jair Bolsonaro é o candidato de olho na agricultura (ante 40% de Haddad); 40% consideram o candidato do PSL como o defesor do meio ambiente (ante 39% de Haddad); e 46% caracterizam Bolsonaro como o candidato dos mais jovens (frente a 39% que acham o mesmo de Haddad).

De acordo com o Ibope, Bolsonaro é considerado também um defensor dos interesses do empresariado (65%) e dos bancos (54%).

Leia também: TSE convoca campanhas de Haddad e Bolsonaro para falar de fake news

Em compensação, 44% consideram Haddad o candidato que vai tocar projetos a favor dos aposentados (39% para Bolsonaro) e 47% acham que o petista vai governar para os trabalhadores (42% acham o mesmo de Bolsonaro). Além de ser o defensor dos pobres , Haddad também é visto como o candidato das mulheres por 48% (frente a 37% de Bolsonaro). 

Continue lendo
Agricultura45 minutos atrás

Amazônia produz robustas finos e cafés especiais com aromas diferenciados

A produção total de cafés no estado de Rondônia na safra 2018 foi calculada em 1,98 milhão de sacas de...

Economia48 minutos atrás

Maioria das privatizações previstas por Temer não sairá do papel neste ano

Anderson Riedel / PR Muitas privatizações previstas por Temer não sairão do papel em 2018 Somente 21 dos 88 projetos...

Economia48 minutos atrás

Setor de serviços cresce 1,2% em agosto e tem menor queda anual desde 2015

shutterstock Setor de serviços cresceu 1,2% em agosto, diz IBGE O setor de serviços do Brasil cresceu 1,2% na comparação...

Mulher58 minutos atrás

Mulher traindo o marido é descoberta por conta do Google Street View

O Google Street View serviu para ajudar muitas pessoas pelo mundo todo, fazendo com que elas pudessem abolir os pesados...

Carros e Motos1 hora atrás

Salão do Automóvel fará a estreia do novo Audi A7 Sportback no Brasil

Divulgação Audi A7 Sportback: nova geração chegará no Salão do Automóvel. Inclui sistema semi-autônomo e outras novidades O novo Audi...

Internacional1 hora atrás

Governo Temer é ruim ou péssimo para 74%; só 5% aprovam presidente, aponta Ibope

Anderson Riedel / PR No levantamento feito em junho, houve apenas 4% de aprovação do governo Temer A gestão do presidente...

Entretenimento1 hora atrás

Netinho conta que pensou em se matar após problemas de saúde

Netinho participou do ” Programa do Porchat ” na noite da última segunda-feira (15), na Record TV, e falou sobre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana