Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Meio Ambiente

Descoberto desmatamento em zona rural de Mantenópolis

Publicado

em

MANTENÓPOLIS (ES) – Na tarde desta quarta-feira (10), policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) constataram o desmatamento em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Córrego do Capim, zona rural do município de Mantenópolis.

No local os militares encontraram diversas irregularidades como a escavação de um poço na margem do Córrego do Capim, danificando uma área de aproximadamente 0,18 hectares.

Também foi flagrado o corte de árvores nativas isoladas em meio à vegetação em APP, danificando uma área aproximada de 0,19 hectares. Outra árvore nativa, o angico, estava cortada em forma de pranchas, totalizando um volume aproximado de 2,35 m³ de madeira.

Na beira da estrada os militares encontraram madeira nativa processada em forma de caibros com 0,24 m³ e pranchas com 1,2 m³. Por toda a propriedade os policiais constataram restos de madeira queimada.

O responsável pela área informou não possui autorização do órgão ambiental competente para exercer atividades de processamento de madeira. Por conta disso, foram tipificados crimes nos artigos 46 paragrafo único, artigo 48 e artigo 60 da lei 9605/98. O homem denunciado assinou um Termo Circunstanciado comprometendo-se a apresentar à autoridade competente quando solicitado.

Leia mais:  Prefeitura de Conceição da Barra abre concurso com 131 vagas para todos os níveis
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agricultura

Fibria usa tecnologia inédita no país para monitorar e ter visão tridimensional da floresta

Publicado

em

 Novos instrumentos trazem mais agilidade, precisão e segurança na medição de áreas, relevo e árvores, contribuindo com a gestão estratégica das atividades florestais

ARACRUZ (ES) – A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, está intensificando o investimento em tecnologia na área florestal. Por meio do Projeto Floresta Inteligente, uma série de ações estão em andamento em todas as unidades da empresa. Uma delas é o uso da tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging; em português Detecção de Luz e Alcance), iniciativa inédita no país para medição de áreas, relevo e árvores para inventário, que trouxe economia de 12% no custo de monitoramento e atualização de áreas, além de viabilizar inúmeros projetos de modernização que resultou no aumento de 1,2% da base florestal da empresa.

Na prática, o LIDAR permite uma visão tridimensional da floresta a partir da captura de dados por meio de instrumentos a  laser, embarcados em aviões de pequeno porte tripulados, que sobrevoam grandes áreas em intervalos de tempo mais curtos. Com auxílio de unidades de GPS, instaladas no avião e no solo, além de um sensor inercial acoplado à unidade laser, os dados são coletados e enviados para análise em software especializado.

 A tecnologia LIDAR começou a ser implantada na Fibria em 2011, no interior do Estado de São Paulo. Por meio dela, foram realizados testes que trouxeram informações topográficas detalhadas sobre o relevo, que ajudaram as áreas de Geoprocessamento e Planejamento e Controle de Produção (PCP) na gestão das operações de plantio e colheita. Desde então, a empresa vem aprimorando o uso da ferramenta.

“Essa tecnologia torna o monitoramento mais ágil e preciso, além de aumentar a segurança das equipes que vão a campo para medições, pois elas passam a percorrer distâncias bem menores. Os dados coletados são fundamentais para a gestão das florestas. Eles apontam a qualidade da base e possíveis focos de degradação, auxiliando na tomada de decisões e em planos para conservação”, afirma Luiz Eduardo Sabbado, gerente de Desenvolvimento Operacional Florestal da Fibria.

Resultados

 No caso do microplanejamento da colheita, por exemplo, o tempo de trabalho foi reduzido em cerca de cinco vezes, pois 90% da etapa de campo, feita anteriormente de forma manual, foi substituída pelo novo sistema. O equipamento foi indispensável na implantação da colheita mecanizada, em áreas com inclinação até 33º localizadas no interior de São Paulo, com dados de relevo por meio de mapas digitalizados, proporcionando maior segurança para a operação de colheita.

Após o avanço na colheita mecanizada, o LIDAR possibilitou um novo passo para o inventário florestal. Em 2015, foi feito o primeiro teste em São Mateus (ES) e, na sequência, em Capão Bonito (SP). Um próximo passo está sendo dado agora. “Estamos nos estruturando para sobrevoar, neste mês, 320 mil hectares, de uma área total de mais de 460 mil hectares da base florestal em Mato Grosso do Sul, a maior da empresa”, diz Sabbado. A expectativa é sobrevoar todas as áreas da Fibria a partir de 2020 para realizar 100% do inventário utilizando essa tecnologia.

A análise dos dados coletados pelo LIDAR se traduz em informações importantes para manter a excelência no manejo florestal e suas certificações.

 Floresta Inteligente

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização da floresta no Projeto Floresta Inteligente. Liderado pela área Florestal, foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente. São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implantados. Além do LIDAR, a Fibria investiu na aquisição de caminhões com telemetria, entre outras iniciativas.

Leia mais:  Produtores rurais de Nova Venécia recebem outorga para captar água
Continue lendo
Entretenimento19 minutos atrás

Sexy Hot amplia presença multiplataforma e libera sinal da TV em novo site

O canal adulto Sexy Hot anunciou recentemente que vai liberar seu sinal de televisão também em um site exclusivo para...

Política19 minutos atrás

Haddad adota proposta de Alckmin e inclui controle de fronteiras em seu programa

Marcelo Camargo/Agência Brasil – 11.10.18 Para o segundo turno, Fernando Haddad tem buscado alianças e alterado programa para superar Bolsonaro...

Economia19 minutos atrás

Oito em cada dez brasileiros procuram vagas de emprego na internet, diz pesquisa

shutterstock 77% dos brasileiros buscam emprego na internet, aponta pesquisa Oito em cada dez brasileiros já procuraram emprego na internet,...

Entretenimento49 minutos atrás

Maria Beltrão posta foto antiga com Christiane Pelajo e ganha elogios web

Maria Beltrão compartilhou uma sequência de fotos em seu Instagram para celebrar o aniversário de 22 anos do canal pago...

Esportes52 minutos atrás

De saída da McLaren, Vandoorne se juntará a Felipe Massa na Fórmula E em 2019

Divulgação McLaren anunciou a saída do belga Stoffel Vandoorne da atual temporada da F1. O piloto irá para Fórmula E...

Esportes52 minutos atrás

Temporada 2018-19 da NBA terá mais de 100 estrangeiros pelo quinto ano seguido

A temporada 2018-19 da NBA vai começar nesta terça-feira. E antes da bola voltar a subir, a liga anunciou que...

Agricultura2 horas atrás

Amazônia produz robustas finos e cafés especiais com aromas diferenciados

A produção total de cafés no estado de Rondônia na safra 2018 foi calculada em 1,98 milhão de sacas de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana