Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Carros e Motos

Andamos no Mercedes-Benz C200 EQ Boost, com impulso de motor elétrico

Publicado

em


Mercedes Classe C ganha novos recursos para manter a liderança de sua categoria
Cauê Lira/iG Carros

Mercedes Classe C ganha novos recursos para manter a liderança de sua categoria

Em um oceano dominado por SUVs, o Mercedes Classe C é uma ilha de dinamismo e elegância. A marca alemã diz que o sedã – que beira 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo – corresponde a 39% de seus emplacamentos no Brasil, mostrando a importância da categoria entre os premium. Neste mercado, o carro continua absoluto, vendendo mais que os rivais BMW Série 3 e Audi A4.

LEIA MAIS: Já demos uma volta no novo Mitsubishi Eclipse Cross 2019

Talvez as poucas palavras do parágrafo acima já expressem a importância que o Classe C tem para a Mercedes-Benz do Brasil. Este é um dos motivos pelos quais a marca optou por montar o modelo na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Ao invés de transportar várias unidades do Mercedes Classe C de navio cargueiro, preferiram trazê-lo desmontado para otimizar o espaço em contêineres.

Dessa forma, também temos um dos carros nacionais (ainda que o sotaque alemão seja fortíssimo) mais caros do mercado. Os preços variam entre R$ 187.900 e R$ 259.900, considerando as versões extremas Avantgarde e Sport. Mas a linha 2019 do Classe C chega para entregar mais que simples retoques no visual.

Por conta disso, fomos para Mairiporã, na Serra da Cantareira, em São Paulo, para conhecer o novo C200 EQ Boost. O sedã premium mais vendido do Brasil está mais confortável, potente e eletrificado com um novo recurso mecânico chamado BSG.

Um passo de cada vez. Antes de nos aprofundarmos na parte mecânica da nova versão – são muitos pontos – vale dar uma olhada no que mudou no Classe C pois algumas informações podem acabar fugindo de olhos menos atentos. Na linha 2019, o sedã passa a contar com nova disposição do farol dianteiro (com luzes de neblina integradas), para-choque e lanternas traseiras com novo desenho. Ao invés de três traços em LED, o novo modelo adota uma única assinatura em formato de “C”, fazendo alusão ao próprio nome.

Leia mais:  Chevrolet Spin Activ 2019: mais racional que qualquer SUV compacto

Por dentro, o volante multifuncional também é novo, contando com partes com comandos sensíveis ao toque. A versão Exclusive ainda conta com combinações diferenciadas de revestimento, podendo alternar entre cinza, preto, creme, marrom e até mesmo madeira. Essa configuração também integra um relógio analógico ao painel, para os que não dispensam um tom mais clássico. Tudo foi pensado para agradar o público que mais compra o Classe C no Brasil: homens de classe alta entre 45 e 60 anos.

Uma das coisas que nunca me agradaram nos carros da Mercedes, e até então me fariam comprar um Audi, é a conectividade como um todo. O sistema anterior era pouco intuitivo e limitado em recursos. Não é para qualquer um descobrir como ligar a central multimídia e conectar seu smartphone ao Bluetooth. Eu, um millennial, também passei por maus bocados; mas a Mercedes-Benz finalmente colocou um fim e todos os empecilhos para apresentar um novo sistema intuitivo e moderno.

LEIA MAIS: Confira nossas impressões sobre a nova geração do VW Jetta

A central multimídia agora está no mesmo nível do rival Audi A4. Conta com uma bela tela de 10,3 polegadas com ótima resolução e design limpo. Os controles continuam sendo feitos por meio de um botão giratório no console central, deixando os comandos mais próximos do usuário. É possível replicar as funções do smartphone através de Android Auto e Apple CarPlay (para celulares com o sistema da Google ou iOS). Ou seja, aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify estão a poucos movimentos do motorista.

Falar do conforto dos carros da Mercedes-Benz é como chover no molhado. Fabricado no Brasil, o Classe C parece muito mais tropical que o rival importado Audi A4 . Não que o modelo das quatro argolas seja desconfortável, mas o sedã da Mercedes parece mais “em casa” nas ruas brasileiras, enfrentando buracos e valetas sem arrancar as obturações do motorista. A suspensão tem braços sobrepostos na dianteira e multibraços na traseira, garantindo suavidade na absorção de impactos. Enfrentamos o péssimo asfalto da região de Mairiporã sem problemas – talvez uma ou outra raspada em lombadas mais altas.

Leia mais:  Audi confirma que terá  novo Audi A6 no Salão do Automóvel, em novembro

O C200 EQ Boost também marca a primeira empreitada da Mercedes-Benz do Brasil com a eletrificação. Ele surge com o novo motor 1.5 turbo, conhecido internamente como M264. Além de toda a estrutura que funciona a combustão, a unidade também surge com um motor elétrico simultâneo que atua em ocasiões específicas. Ele pode acrescentar 14 cv e 16,3 kgfm em acelerações mais vigorosas.

O Mercedes Classe C EQ Boost é um carro híbrido?


Com recursos elétricos, o Mercedes Classe C pode causar confusões na versão EQ Boost
Divulgação

Com recursos elétricos, o Mercedes Classe C pode causar confusões na versão EQ Boost

Sim e não! De acordo com a legislação brasileira, a partir do momento em que 2% da força de um veículo é derivada de um recurso elétrico, o modelo passa a ser enquadrado como um carro híbrido. Em contraponto, a Mercedes-Benz só considera como veículo híbrido aquele que é capaz de rodar apenas com energia elétrica por alguns momentos.

Como a unidade elétrica funciona apenas como um complemento de potência, a marca optou por não enquadrar o EQ Boost como um carro híbrido. O melhor da história é que o modelo está liberado do rodízio nos municípios em que os híbridos podem rodar livremente, sem restrições.

Isso acabou prejudicando o seu valor comercial, que saltou para R$ 228.900 (já considerando as cláusulas do Rota 2030). A marca continua otimista sobre o seu desempenho em vendas, considerando que o C200 EQ Boost representará 25% do mix de vendas.

O sistema gerador elétrico é acionado antes mesmo do turbocompressor, fazendo com que o sedã atinja altas rotações em poucos segundos. O recarregamento acontece quando o motorista não está acelerando, e pode ser monitorado pelo motorista pelo do mostrador digital. Essa não é a única novidade do Classe C EQ Boost, que também traz motor com cilindro cônico, patenteado pela Mercedes-Benz. A parte inferior do cilindro é maior, diminuindo o arrasto do pistão. Dessa forma, há maior entrega de energia e redução na queima de combustível.

Leia mais:  BMW Z3 se tornou referência entre os roadsters modernos

LEIA MAIS: Audi A4 Avant faz oposição aos SUVs médios

Sem o complemento do motor elétrico, o conjunto entrega 183 cv de potência e 28,5 kgfm de torque que proporciona a boa aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. O câmbio é sempre GTronic de nove velocidades que funciona muito bem tanto na cidade quando na estrada. O torque está sempre disponível na faixa útil do motor, assegurando boa entrega de força para acelerar.

Conclusão

Com 435 litros de capacidade no porta-malas, mostra suas propriedades urbanas. Por R$ 228.900, o Mercedes Classe C na versão EQ Boost é um tanto quanto caro para a sua categoria. Por este valor, ainda compraria o Audi A4 Ambition com motor 2.0, de 252 cv e que vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Vai depender do quanto você liga para conforto e potência. 

Ficha técnica:
Preço: R$ 228.900
Motor: 1.5, turbo, gasolina
Potência: 183 cv (+ 14 cv com motor elétrico)
Torque: 28,5 kgfm (+ 16,3 kgfm)
Transmissão: automática, nove velocidades
Suspensão: multibraço (dianteira e traseira)
Porta-malas: 435 litros
Tanque: 66 litros
0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Vel, Máx: 260 km/h

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Salão do Automóvel fará a estreia do novo Audi A7 Sportback no Brasil

Publicado

em


Audi A7 Sportback: nova geração chegará no Salão do Automóvel. Inclui sistema semi-autônomo e outras novidades
Divulgação

Audi A7 Sportback: nova geração chegará no Salão do Automóvel. Inclui sistema semi-autônomo e outras novidades

O novo Audi A7 Sportback estará pela primeira vez em solo brasileiro no Salão do Automóvel, entre os dias 8 e 18 de novembro. Confirmado para chegar às lojas no início do ano que vem, o sedã de nova geração recebe uma plataforma inteiramente modernizada e uma série de novidades, o que inclui opção de versão híbrida e sistema semi-autônomo, que dispensa motorista em alguns momentos. Com o “irmão maior” A8 em mente, muitos componentes serão equipados no A7, de modo a deixá-lo mais luxuoso e refinado.

LEIA MAIS: Audi confirma que terá novo Audi A6 no Salão do Automóvel, em novembro

Grande destaque no exterior, que chega como novidade no Salão do Automóvel , fica por conta do defletor de ar que sairá da traseira em velocidades acima de 120 km/h. Já no interior do Audi A7 Sportback , uma tela sensível ao toque, de 10,1 polegadas, é a tecnologia de última geração que comandará diversas funções, como a seleção da multimídia, gerenciamento do carro e seus ajustes dinâmicos. Em outro mostrador, desta vez de 8,6 polegadas e situado logo abaixo, é possível comandar o ar condicionado, bem como a nova função de teclado, para digitar números de telefone e endereços.

Mais tecnologias de ponta no Salão do Automóvel

Seguindo com o pacote de tecnologia, também haverá um computador responsável por administrar 5 radares, 5 câmeras,12 sensores ultrassônicos e um scanner. Além disso, um sensor de tráfego será capaz de detectar carros ao redor, faixas no piso e frear automaticamente quando necessário, o que representa um grande salto no quesito segurança, já que tudo isso contribuirá para um controle otimizado do veículo. Outro sistema que estará embarcado no sedã com ares de cupê é o de estacionamento automático, que poderá até ser controlado via celular, remotamente.

Leia mais:  Toyota prepara mudanças na linha da picapeHilux no Brasil

LEIA MAIS: BMW i8 Roadster está confirmado para o Salão do Automóvel, no São Paulo Expo

Já a lanterna integrada na traseira vem para reforçar suas linhas agressivas, junto aos vincos nas portas, no capô e a cintura alta. Com mais espaço interno que a geração anterior, bem como no porta-malas, a Audi afirma que os ocupantes poderão desfrutar de mais conforto, que contará, inclusive, com opções de assentos de três ou dois lugares nos bancos traseiros.

O motor 3.0, de seis cilindros, biturbo, de 340 cv e 50 kgfm é herdado do SUV Q7, só que funcionará com auxílio de um motor elétrico de 48 volts, suficiente para levar o A7 de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos, além de uma velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. Números dignos de carros esportivos

LEIA MAIS: Veja como deverá ficar a versão esportiva GTS do sedã compacto Virtus

No sistema de transmissão do Audi A7 Sportback, estão inclusos a tradicional tração integral Quattro, sistema com variabilidade de raio de direção e opção de rodas traseiras esterçantes, que conta com diferencial com vetorização de torque, feito para ajudar na estabilidade e suavizar a entrega da potência nas curvas. Os visitantes do Salão do Automóvel poderão conhecê-lo em primeira mão, bem como estabelecer o primeiro contato do público.

Continue lendo
Entretenimento23 minutos atrás

Sexy Hot amplia presença multiplataforma e libera sinal da TV em novo site

O canal adulto Sexy Hot anunciou recentemente que vai liberar seu sinal de televisão também em um site exclusivo para...

Política23 minutos atrás

Haddad adota proposta de Alckmin e inclui controle de fronteiras em seu programa

Marcelo Camargo/Agência Brasil – 11.10.18 Para o segundo turno, Fernando Haddad tem buscado alianças e alterado programa para superar Bolsonaro...

Economia24 minutos atrás

Oito em cada dez brasileiros procuram vagas de emprego na internet, diz pesquisa

shutterstock 77% dos brasileiros buscam emprego na internet, aponta pesquisa Oito em cada dez brasileiros já procuraram emprego na internet,...

Entretenimento54 minutos atrás

Maria Beltrão posta foto antiga com Christiane Pelajo e ganha elogios web

Maria Beltrão compartilhou uma sequência de fotos em seu Instagram para celebrar o aniversário de 22 anos do canal pago...

Esportes57 minutos atrás

De saída da McLaren, Vandoorne se juntará a Felipe Massa na Fórmula E em 2019

Divulgação McLaren anunciou a saída do belga Stoffel Vandoorne da atual temporada da F1. O piloto irá para Fórmula E...

Esportes57 minutos atrás

Temporada 2018-19 da NBA terá mais de 100 estrangeiros pelo quinto ano seguido

A temporada 2018-19 da NBA vai começar nesta terça-feira. E antes da bola voltar a subir, a liga anunciou que...

Agricultura2 horas atrás

Amazônia produz robustas finos e cafés especiais com aromas diferenciados

A produção total de cafés no estado de Rondônia na safra 2018 foi calculada em 1,98 milhão de sacas de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana